Categories: Últimas Notícias

Meloni faz ‘cara de poucos amigos’ para cumprimentar Macron em jantar do G7; VÍDEO

Primeira-ministra italiana e presidente francês também trocaram indiretas após reunião do bloco, nesta sexta-feira (14). Relação entre os dois é marcada por divergências. Meloni faz ‘cara de poucos amigos’ para cumprimentar Macron em jantar do G7
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu o presidente da França, Emmanuel Macron, com “cara de poucos amigos” no jantar do G7. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (13). Veja o momento no vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A Itália está recebendo a edição da cúpula do G7 deste ano. O bloco é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Outros países também foram convidados para participar do encontro, como o Brasil.
Meloni e Macron estão em lados diferentes da política europeia, com episódios marcados por divergências entre os dois governos nos últimos anos. A política migratória, por exemplo, é um dos assuntos que causou estranhamento entre França e Itália recentemente.
Já nesta sexta-feira (14), ao receber os líderes mundiais para o encontro do G7, Meloni demonstrou simpatia, inclusive com o presidente Lula. A primeira-ministra também teve um momento de bom humor com o presidente argentino, Javier Milei.
Por outro lado, com Macron, a primeira-ministra trocou poucas palavras e sorriu rapidamente para uma foto ao lado do francês.
Macron e Meloni durante encontro do G7, nesta sexta-feira (14)
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
O encontro desta sexta-feira também foi marcado por uma controvérsia provocada pela tentativa de inclusão de uma menção ao direito ao aborto legal no documento final da reunião.
Enquanto Macron e outros líderes tentaram incluir a frase, Meloni exigiu que o trecho fosse eliminado. Após a reunião, o presidente francês e a primeira-ministra italiana trocaram indiretas em entrevistas.
Macron disse que na França há igualdade entre homens e mulheres, mas que essa “não é uma visão compartilhada por todos no espectro político”.
Já Meloni, sem citar o francês, afirmou que “é profundamente errado, em tempos difíceis como esses, fazer campanha [para eleições] usando um fórum importante como o G7”.
Na última semana, Macron dissolveu o parlamento francês e convocou eleições legislativas antecipadas. O movimento foi feito após o partido do presidente francês sofrer uma dura derrota nas eleições do Parlamento Europeu.
Por outro lado, Meloni saiu fortalecida na eleição europeia, se firmando como uma porta-voz da extrema direita no continente.
Meloni cumprimenta Macron em jantar do G7
Reuters
No G7, seis líderes enfraquecidos por crises internas e ameaças populistas contrastam com a vitoriosa premiê italiana, de extrema direita
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Share
Published by

Recent Posts

Interdição de rua por troca de poste causa congestionamento no Centro em Itapetininga

Serviço foi feito na Rua Aristides Lobo, na frente de comércios. Moradores foram afetados pela…

46 segundos ago

Bom Dia Amazônia desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

O telejornal é veiculado na Rede Amazônica. O telejornal é veiculado na Rede Amazônica.

48 segundos ago

Jornalista relança livro sobre sertaneja que enfrenta o sexismo, a misoginia e o racismo nos anos 70

A inspiração para história veio a partir da produção de uma reportagem produzida pelo autor…

49 segundos ago

Caminhão perde freio e invade casa em Porto da Folha; motorista ficou ferido

A prefeitura informou que arcará com os danos. Caminhão invade casa em Porto da Folha…

50 segundos ago

Multinacional Bosch é condenada em R$ 1,7 milhão por fraude em laudos e reclamações trabalhistas

Decisão é da Vara do Trabalho de Campinas (SP) e busca reparar danos morais e…

52 segundos ago

Bom Dia Amazonas desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

O telejornal é veiculado na Rede Amazônica. O telejornal é veiculado na Rede Amazônica.

53 segundos ago