Resistente a assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência no início do governo Lula, o marqueteiro Sidônio Palmeira agora toparia assumir um cargo no Palácio do Planalto, dizem aliados do publicitário.
Segundo esses aliados, Sidônio, que foi o responsável pelo marketing da campanha eleitoral de Lula em 2022, vê o governo em um cenário diferente em relação à transição do governo, quando negou o convite para a Secom.
Pessoas próximas ao marqueteiro afirmam que ele tem demonstrado preocupação com o desempenho da gestão Lula na área de comunicação. Especialmente por causa das eleições de 2026, quando o petista deve tentar reeleição.
O marqueteiro, que mora na Bahia, tem viajado a Brasília a cada 15 dias. Durante a passagem pela capital federal, ele costuma se reunir com Lula e ministros do governo, atuando como “conselheiro” informal.
Foi dele, por exemplo, a ideia do slogan da primeira fase do governo Lula: “União e Reconstrução“. O publicitário também opina em campanhas do governo e até na imagem pessoal do presidente, segundo relatos.
Nas últimas semanas, Lula passou a recorrer mais ao marqueteiro. Como a coluna mostrou, Sidônio colaborou, por exemplo, com o anúncio do pacote de corte de gastos feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Nos bastidores, fontes do Planalto afirmam que há diferentes cenários sendo avaliados para Sidônio. Uma deles seria o marqueteiro assumir o comando da Secom. Outra possibilidade seria ele virar assessor especial da pasta, sem as obrigações burocráticas.
Nesse cenário, o hoje secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, poderia assumir a chefia do ministério. Laércio foi ministro interino nos meses em que Paulo Pimenta esteve na Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Atual titular da Secom, o ministro Paulo Pimenta minimiza notícias de que Lula tem recorrido a Sidônio e nega que isso signifique um enfraquecimento dele no governo.
“Veja bem: eu não sou um publicitário, eu não sou um marqueteiro. O presidente Lula sempre teve secretários da Secom, mas o governo teve o João Santana, o Duda Mendonça, certo? Que são estratégias de comunicação, que trabalham em campanhas eleitorais. E o Sidônio é uma pessoa muito qualificada, uma pessoa em quem o presidente confia e eu também confio”, disse Pimenta em entrevista à coluna na segunda-feira (9/12).
O atual chefe da Secom também elogia o publicitário, o qual classifica como uma pessoa “qualificada”. “Quanto mais perto ele estiver de nós, mais ele nos ajuda”, afirmou.
“A ajuda do Sidônio sempre foi muito bem-vinda aqui. E tudo aquilo que o Sidônio puder colaborar com o nosso projeto e nosso governo para nós é muito importante e muito positivo”, acrescenta.
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