Levantamento do Censo 2022 foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 144 cidades do noroeste de SP, 103 estão acima da média do estado, de 5,14%. Escola municipal de Guzolândia (SP)
Secretaria de Educação Municipal/Divulgação
Um levantamento do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que mais de 70% das 144 cidades do noroeste paulista têm a taxa de pessoas não alfabetizadas maior que a média de todo o estado.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A pesquisa leva em consideração a taxa de alfabetização de pessoas com mais de 15 anos que possuem habilidades para ler e escrever bilhetes simples, como uma lista de compras. Veja o posicionamento das prefeituras e do estado abaixo.
Conforme a pesquisa, a média estadual de pessoas não alfabetizadas, com relação aos 645 municípios, corresponde a 5,14%. Das 144 cidades do noroeste de SP, 103 estão acima da média do estado, ou seja, possuem taxas maiores de pessoas não alfabetizadas.
Ainda conforme o levantamento, cinco municípios do noroeste de SP, sendo Mesópolis, Pontalinda, Marinópolis, Lourdes e Guzolândia (SP), aparecem na lista dos 10 primeiros do estado com menor taxa de alfabetização (veja a tabela abaixo).
Cidades do noroeste de SP com a menor taxa de alfabetização do estado
Em relação às cidades que possuem a taxa abaixo da média estadual, ou seja, estão entre as melhores taxas de alfabetização, no noroeste de SP são apenas 4%, entre elas São José do Rio Preto (SP), com taxa de 2,16%, Bady Bassitt (SP), 2,44%, e Araçatuba (SP), com 2,6%.
Com relação ao Brasil, o índice mostrou que houve um aumento da taxa de alfabetização das pessoas com mais de 15 anos de 44%, em 1940, para 93%, em 2022 e, consequentemente, uma queda na taxa de analfabetismo de 56% para 7%.
Posicionamentos
Secretaria Estadual de Educação
Em nota, a pasta disse que a alfabetização é uma responsabilidade do município. A secretaria atua nos anos finais e ensino médio. Contudo, informou que está empenhada em apoiar ativamente as cidades para alcançar o patamar de 90% das crianças alfabetizadas em todo estado até 2026.
Para isso, a secretaria disse que investem em políticas públicas, como o programa “Alfabetiza Juntos” que prevê a formação de professores, distribuição de material pedagógico específico e plataformas educacionais, além da aplicação da Avaliação da Fluência Leitora para que os resultados possam ser medidos em tempo real.
O programa também conta com incentivo financeiro para as escolas que baterem as suas metas e o investimento chega até R$ 200 milhões. Para acompanhar o andamento do programa, a Seduc-SP conta com um comitê de avaliação.
Mesópolis
Em nota, a prefeitura informou que a cidade tem uma grande quantidade de população flutuante, oriunda principalmente do Maranhão e Piauí que vem para trabalhar na safra da cana de açúcar e hortas. Dessa forma, o que impacta esse índice é a faixa etária de 60 anos ou mais.
Pontalinda
Já a prefeitura de Pontalinda disse que estão se adequando ano a ano, sendo que, em 2023, obtiveram notas consideradas altas para o desempenho dos alunos, de acordo com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
Marinópolis
Marinópolis, por sua vez, destacou que o pequeno número de habitantes na cidade faz com que o percentual de pessoas não alfabetizadas aparente ser discrepante.
A Secretaria Municipal de Educação ofertou à população a possibilidade de cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), porém disse que não houve procura por interesse ou mesmo matrículas para a abertura da turmas em tal modalidade.
“Quanto às crianças em idade escolar atendidas pela rede municipal de educação da cidade, a prioridade da Secretaria Municipal é a formação dos professores a fim de que estejam alfabetizadas na idade certa”, finaliza a nota.
Guzolândia
Já Guzolândia disse que no ano passado a Secretaria Municipal de Educação recebeu um prêmio pelo compromisso com a criança e adolescente pela alfabetização. Conforme a administração municipal, em 2023, dos 645 municípios do estado de SP, 74 atingiram o nível 5 (considerado o maior), entre eles Guzolândia.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
Lourdes
A Secretaria Municipal de Educação de Lourdes disse por nota que os dados divulgados não são referentes a alfabetização do Ensino de Jovens Adultos (EJA). Que o município sempre ofereceu esse tipo de serviço e não havendo turma suficiente, encaminhava os estudantes para outras cidades, fornecendo transporte escolar. Informou ainda que os jovens que estão na faixa etária de 17 anos seguem cumprindo o cronograma de escolaridade.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…