O Ministério da Justiça do governo Lula informou ao STF nesta terça-feira (5/3) que deu início aos trâmites para extraditar Vincenzo Pasquino, membro da máfia calabresa ‘Ndranghetta, à Itália.
Segundo o ofício destinado ao ministro Alexandre de Moraes e assinado pelo coordenador-geral de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas, Rodrigo Antônio Gonzaga Sagastume, “já foram iniciadas as gestões para a efetivação da extradição”. Os trâmites no ministério foram autorizados pelo secretário nacional de Justiça, Jean Uema.
Como mostrou a coluna há duas semanas, Moraes havia determinado ao governo que tomasse providências para a entrega de Pasquino às autoridades italianas.
Preso no Brasil desde maio de 2021, Vincenzo Pasquino teve a extradição autorizada pela Primeira Turma do STF em dezembro de 2022, mas o processo ficou suspenso durante 2023 porque ele havia pedido refúgio no Brasil.
A solicitação foi negada por unanimidade pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério Justiça, o que reabriu caminho para a entrega de Pasquino à Itália, conforme ordenou Alexandre de Moraes.
Detido pela Polícia Federal em um hotel na Paraíba ao lado de Rocco Morabito, um dos líderes da máfia e conhecido como “Rei da cocaína de Milão”, já extraditado, Vincenzo Pasquino responderá em seu país pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…