O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou, nesta quinta-feira (5/9), do endividamento dos estados com a União e disse que os mais ricos são os que mais devem. O petista lembrou que no topo do ranking estão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, estados que tentam renegociar seus débitos.
“Os estados mais ricos da federação são os estados que devem mais”, disse Lula. “Não é prudente isso”, seguiu o presidente, em entrevista em Minas Gerais.
“Em algum momento algum governador perdeu o controle da administração pública e meteu o estado em um endividamento impagável. Nós queremos fazer um acordo, dar ao estado condições de sobrevivência com muita dignidade e dar ao governo federal de que todos os estados serão quites com a União”, afirmou Lula.
O débito do estado de Minas Gerais, por exemplo, é estimado em cerca de R$ 165 bilhões. As declarações de Lula nesta quinta-feira (5/9) ocorreram durante visita a Minas Gerais, em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG).
Na entrevista, Lula disse que sabe que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), “falava mal dele”, mas que os dois precisam trabalhar juntos.
“Eu aqui [em Minas Gerais] tenho relação com [Romeu] Zema. Eu sei que o Zema é de outro partido, eu sei que às vezes ele falava mal de mim. Eu até, um dia, falei com ele, que ele precisa parar de falar mal porque a gente tem que trabalhar junto”, disse ao tratar da relação com o Executivo local.
O presidente ainda afirmou que tem uma forma diferente de dialogar em relação ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O governo passado só conversava com quem ele gostava”, disse.
Um resumo com as principais notícias do Jornal Nacional desta quinta-feira (21). Você pode ouvir…
Uma jovem que estava com Marco Aurélio disse à polícia que o estudante a agrediu…
Segundo as investigações, a quadrilha oferecia dinheiro a funcionários e terceirizados do Banco do Brasil…
Recurso do WhatsApp já estava disponível para alguns usuários da rede social. Transcrição permite transformar…
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos deseja que o Google venda o Chrome para…
Instagram está fora do ar para alguns usuários, e buscas pelo termo "Instagram bugado" crescem…