Apresentador conversou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para o documentário ‘Não está tudo bem’, que chegará ao Globoplay no dia 15 de setembro. Luciano Huck conta como foi gravar documentário na Ucrânia e entrevistar o presidente Zelensky sobre a guerra que já dura dois anos
O apresentador Luciano Huck contou ao Fantástico como foi visitar a Ucrânia em meio à guerra com a Rússia.
Ele entrevistou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para o documentário “Não está tudo bem”, que estreia no Globoplay no dia 15 de setembro.
“A primeira sensação que eu tive foi quando eu comecei a andar na cidade que dezenas de milhares de pessoas já morreram, crianças, jovens, mulheres. Me assustou um pouco, e eu correlacionei com a violência urbana que a gente tem no Brasil”, contou Huck.
“Toda a gente abre o jornal, tem alguma coisa, alguém morreu em alguma comunidade, aconteceu alguma coisa. E a gente normaliza isso como se fosse parte do nosso cotidiano”.
“Você vê famílias andando na rua num domingo à tarde, em Kiev. Você anda mais um pouquinho e tinham os destroços dos tanques russos. Então, é um conflito constante”.
No mesmo dia, Huck presenciou o momento em que uma sirene tocou em Kiev para alertar sobre uma sequência de ataques de mísseis contra a capital ucraniana. O aviso é usado para orientar as pessoas a se protegerem em um abrigo anti-aéreo.
Zelensky promete plano de paz
Durante a entrevista, Luciano Huck perguntou se Zelensky se sentaria à mesa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tentar achar um caminho que leve até a paz.
O presidente ucraniano disse que apresentará um plano de paz em novembro, em um encontro com outros países. “Mas os russos já avisaram que só vão apoiar o plano deles”, disse Zelensky.
Huck disse que o presidente ucraniano dedica bastante tempo a falar do Brasil.
“Se quiserem trazer a paz ou nos ajudar a pressionar o presidente Putin a parar a guerra, precisam nos procurar. E temos que ficar unidos. Eu já disse que estava pronto para ir ao Brasil. Mas não tenho certeza se o Brasil estava pronto para me ver”, disse Zelensky.
Huck também perguntou para o presidente ucraniano como é ser alvo do exército russo o tempo inteiro. “Eu quis falar da saúde mental dele”, disse o apresentador.
“Este é um preço muito alto que esta guerra e a luta pela independência cobram. Como controlar a saúde mental? Você não pode controlar. Você tem que viver. Você tem que entender isso. É difícil, não só para você, é muito perigoso para todo o país”, disse Zelensky.
Posição do Brasil na guerra
O governo brasileiro disse em nota que “tem reiterado, de forma clara e inequívoca, sua condenação à invasão russa do território ucraniano”.
“O Brasil votou a favor da resolução da Assembleia Geral da ONU sobre a integridade territorial da Ucrânia, aprovada em outubro de 2022, e de resolução sobre paz duradoura e fim dos conflitos, aprovada em fevereiro de 2023”.
A nota diz ainda que “um processo de paz efetivo precisa envolver todas as partes do conflito” e que, para isso, o Brasil “mantém canais abertos de diálogo com os governos da Ucrânia e da Rússia”.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.