Categories: Últimas Notícias

Jornal Nacional mostra como está o Aeroporto Salgado Filho um mês depois da invasão das águas

Em um mês fechado, 600 mil pessoas deixaram de passar pelo saguão; 5,4 mil voos não foram realizados. A água atingiu, principalmente, equipamentos elétricos, eletrônicos e cabos de telefonia e internet. Equipe do JN entra no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que só deve reabrir no final do ano
Uma equipe do Jornal Nacional entrou nesta segunda-feira (3) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, que só deverá reabrir no final de 2024.
Em um mês fechado, 600 mil pessoas deixaram de passar pelo saguão: 5,4 mil voos não foram realizados. A água tomou conta de tudo e atingiu, principalmente, equipamentos elétricos, eletrônicos e cabos de telefonia e internet. O Aeroporto Internacional Salgado Filho conecta Porto Alegre a 22 cidades brasileiras e a seis destinos internacionais.
“A gente está chegando agora na parte que foi realmente afetada pela enchente, que é o primeiro andar, o andar do desembarque, onde funcionam, algumas lojas também. A água já secou, sobraram algumas poças pelo caminho. Agora mesmo é o trabalho de limpeza e e de recuperar tudo isso”, conta o repórter Philipe Guedes.
“A água também cobriu a área onde é feita a entrega das bagagens, tanto que tem mato, tem lixo, pedaço de pau em cima das esteiras. Muitos equipamentos de um aeroporto são feitos sob encomenda e esse é mais um dos desafios”, conta o repórter.
Quatro mil pessoas trabalham no aeroporto. Os funcionários de algumas lojas já voltaram para fazer a limpeza.
“No pátio das aeronaves, a água já secou e tudo já foi limpo. Mas ainda há alguns pontos de alagamento nas laterais da pista. Segundo a concessionária, só depois que essa água secar totalmente é que eles vão poder fazer os testes de análise do solo e dos sistemas de navegabilidade e de iluminação”, relata o repórter Philipe Guedes.
A concessionária que administra o terminal desde 2018 diz que precisa de apoio do Governo Federal para que o aeroporto volte a operar.
“O caminho crítico é a pista. Aqui pousa uma aeronave com 10 toneladas a cada 10, 15 minutos. O pavimento tem que aguentar isso. O que a gente quer é abrir esse aeroporto o mais rápido possível, precisamos trabalhar juntos e recursos para poder correr rápido”, afirma Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
Em uma vistoria nesta segunda-feira (3) de manhã, o ministro Paulo Pimenta, que está à frente da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não descartou a possibilidade de que o governo faça um ajuste no contrato de concessão para pagar parte dos prejuízos, e explicou por que ainda vai demorar quase seis meses para o aeroporto reabrir.
“O trabalho de sondagem deve se estender por quase 45 dias. Equipamentos de sinalização, navegação, e outros equipamentos que foram comprometidos, são equipamentos com prazo de entrega que não serão de menos de quatro meses. A gente poderia imaginar que no Natal e no Ano Novo a gente pode estar com esse aeroporto funcionando novamente”, disse o ministro Paulo Pimenta.

Recent Posts

O Brás está falindo? Mudanças no comércio expõem crise no maior polo de moda popular do Brasil

Nos últimos meses, vídeos e relatos de comerciantes vêm levantando a mesma dúvida: o Brás…

3 meses ago

Terremoto no Brasil Hoje: Magnitude 5,5 Sacode São Paulo e Rio de Janeiro em 2025

Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…

10 meses ago

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

10 meses ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

10 meses ago

Com medo de facção criminosa, cantora baiana tira videoclipe da web

Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…

11 meses ago

Overclean: suspeito pediu dinheiro para “monetizar em Brasília”. Ouça

Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…

11 meses ago