Categories: Últimas Notícias

Haddad diz que boicote do Carrefour “não faz sentido” e espera recuo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (25/11), que o boicote do Carrefour francês à carne produzida no Mercosul “não faz sentido”.

O Carrefour anunciou no fim da semana passada que não iria comercializar na França a proteína animal produzida nos países do Mercosul. A medida foi uma resposta aos muitos protestos de agricultores locais contra a possível assinatura de um acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. Desde então, há uma crise.

“Eu não vou ficar comentando a atitude de empresa, mas enfim, houve uma reação justificável a esse tipo de declaração. Uma empresa que está instalada no Brasil… Não faz muito sentido (suspender a compra da carne)”, afirmou o ministro.

Uma das reações que houve foi a decisão de frigoríficos brasileiros de não fornecer carne para o Carrefour no Brasil, em retaliação à medida adotada pela empresa na França.

Ainda nesta segunda, Haddad afirmou que, durante o encontro do G20, realizado no Rio de Janeiro na semana passada, esteve com o presidente da França, Emmanuel Macron. Na ocasião, Haddad disse que o acordo entre Mercosul e União Europeia “devia ser firmado sem prejuízo” aos pontos levantados por Macron.

“Eu disse no jantar, foi que o governo brasileiro entendia que o acordo devia ser firmado sem prejuízo daquilo apontado pelo presidente Macron, de estabelecer nexos entre as cadeias produtivas das duas regiões”, afirmou Haddad nesta segunda.

Início da polêmica

O anúncio do Carrefour francês sobre a decisão de que não iria mais comercializar a carne produzida nos países do Mercosul foi feito na quarta-feira (20/11). Um compromisso foi feito por meio de uma carta enviada ao sindicato agrícola francês FNSEA, o CEO do grupo, Alexandre Bompard.

A decisão do Carrefour foi tomada no contexto de um grande número de protestos na França contra a assinatura do acordo de livre comércio entre UE e Mercosul. Produtores do país realizam massivas manifestações contra a medida, que consideram ser uma ameaça aos produtos deles.

Ainda na quarta, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) se manifestou, por meio de nota, contra a medida. “Entendemos não haver motivos razoáveis para restrições à carne produzida no Mercosul. Seguimos os mais rigorosos padrões sanitários e ambientais, que garantem sua qualidade em todas as operações de venda de proteína brasileira ao exterior”, escreveu no comunicado.

Frigoríficos brasileiros decidiram suspender o fornecimento de proteína animal ao Carrefour no Brasil. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se disse “feliz” com a medida.

O que diz o Carrefour

O Carrefour França afirmou ao ao Metrópoles, por meio de nota na quinta-feira (21/11). A empresa frisou que a medida se restringe à rede na França. “Em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise”, comunicou a empresa.

Share
Published by

Recent Posts

Com show de Vinicius Júnior, Real Madrid leva título intercontinental com goleada sobre Pachuca

A decisão do Intercontinental de Clubes contra o Pachuca foi o primeiro jogo do atacante…

21 minutos ago

Projeto Futebol Nacional da Globo tem 13 marcas garantidas para 2025

Na TV Globo, a maior oferta de jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil…

21 minutos ago

STM absolve 8 militares condenados pela morte do músico Evaldo Rosa, no Rio, em 2019

Militares deram mais de 200 tiros de fuzil no carro de Evaldo. STM entendeu que…

21 minutos ago

Com previsão de R$ 2,4 bilhões, LOA de Rio Branco para 2025 deve ser votado até a última sessão parlamentar

Valor que consta no projeto prevê um aumento de 9% em relação ao orçamento de…

21 minutos ago

Lotomania: resultado do concurso 2712

Sorteio ocorreu nesta quarta-feira (18). Nenhuma aposta acertou os 20 números e nenhuma aposta teve…

21 minutos ago