A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, rebateu em postagem nas redes sociais declaração do ministro interino da Fazenda, Dario Duringan, sobre a mudança na presidência do Banco Central, hoje sob comando de Roberto Campos Neto.
O número dois de Fernando Haddad, que assumiu o cargo nas férias do titular, afirmou que a transição de Campos Neto para o novo comando deve ser feita sem “arroubo político”. O mandato de Campos Neto na instituição encerra em dezembro, quatro anos após ele ter sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O próximo presidente do BC será indicado pelo chefe do Executivo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ficará no cargo por dois anos após o fim deste mandato do petista.
“Como se protege o Brasil? A gente tem que fazer as transições – seja a transição democrática, como foi feito de 2022 para 2023, seja a transição da autoridade monetária – com responsabilidade e sem arroubo político”, afirmou Durigan durante painel realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em uma publicação no X, Gleisi não citou o nome do ministro interino, mas afirmou que “não há que falar em arroubo político” na decisão do titular do Planalto. “Foi o voto popular que conferiu ao presidente Lula a prerrogativa de indicar o próximo presidente do BC. Não há que falar em arroubo político nessa decisão, muito menos fantasiar que a gestão do BC ‘independente’ foi ‘técnica’”, disparou a deputada federal pelo Paraná.
E continuou: “Foram dois anos de sabotagem do bolsonarista Campos Neto, a serviço de quem o colocou lá (e agora terá de responder a Comissão de Etica da PR por seus negócios)”, escreveu Gleisi, referindo-se a uma investigação sobre investimentos de Campos Neto fora do país.
Caso ocorreu nesta quinta-feira (21), no bairro Ernesto Kuhl. Os cães eram da mãe do…
Os agentes saíram para cumprir 11 mandados de busca e apreensão nas zonas rural e…
Cerca de 700 agentes foram mobilizados para cumprir as ordens judiciais. No estado, são 152…
Sacerdotes devem assumir novas funções até fevereiro de 2025, segundo decreto assinado pelo Arcebispo. Catedral…
Programação na região tem início nesta sexta-feira (22) com a Festa da Laranja em Sairé.…