Durante o Carnaval, muitas vezes perdemos a conta da quantidade de álcool, de sol e de horas que passamos em pé.
O corpo cobra ao fim da festa e, depois de tanta folia, é hora de cuidar para evitar o acúmulo de toxinas e radicais livres.
Segundo a médica Claudia Chang, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os excessos criam um ciclo vicioso que afeta os processos metabólicos do organismo.
“O excesso de álcool nessa época, somado à má alimentação e à redução na qualidade do sono, sobrecarrega os órgãos responsáveis por eliminar as toxinas, como o fígado e os rins, prejudicando todo o funcionamento do corpo, incluindo a digestão, a imunidade e até o desempenho cognitivo”, diz a especialista.
Pensando em ajudar no processo de desintoxicação do corpo, Claudia recomenda 6 dicas para dar um “resetar” no organismo:
Para minimizar os efeitos do álcool, é fundamental ingerir muita água, antes, durante e depois da ingestão de bebidas. Segundo a endocrinologista, além de repor a hidratação perdida, o aumento do consumo de água estimulará o funcionamento dos rins, eliminando o excesso de líquidos, sódio e toxinas.
happy hour cerveja álcool bebida
Pesquisa de 2023 apontou que sete em cada 10 pessoas que abusa da bebida acha que bebe moderadamente no Brasil
Reprodução/Internet
Brinde – bebida alcoólica
Bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro
Yellow Dog Productions/Getty Images
Cerveja sem álcool
Dar uma pausa nos drinks e cervejinhas é importante para o bem-estar físico e mental
Getty Images
0
Depois de dias dormindo tarde e com má qualidade de sono, é hora de reajustar o relógio biológico e retornar à rotina. “Uma noite bem dormida regula os processos metabólicos e hormonais do corpo, além de ter função restauradora ao eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico”, garante Chang.
Os chás à base de ervas naturais também são aliados da desintoxicação. Chás de boldo e de alcachofra, conhecidos por ajudar na saúde do fígado, são indicados.
As sementes proporcionam maior ingestão de vitamina E (com ação antioxidante) e ômega-3 (ácido graxo com poder anti-inflamatório). Entre as opções, estão amêndoas, castanhas, avelãs, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, pistache, semente de chia e de girassol.
“Consuma brócolis, espinafre, chicória e couve, além das verduras amargas, como rúcula e agrião. São fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas”, completa.
Outras formas de ajudar a recuperar o organismo pela alimentação são a ingestão de algumas frutas ricas em água e com baixas calorias, como melancia e melão, que devolvem a hidratação perdida. Outras frutas, como a laranja, o mamão e o morango podem ser eficazes para promover o funcionamento do fígado.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…