Avião levava cinco tripulantes e sofreu danos nas asas e nos trens de pouso após a batida. Relatório preliminar aponta que tripulação prosseguiu decolagem mesmo com condições de vento desfavoráveis. Avião de carga bate contra antena durante decolagem na Colômbia
Um erro da tripulação fez um Boeing 727-200 da Aerosucre decolar baixo demais e bater contra uma antena de rádio durante a decolagem na Colômbia, aponta relatório preliminar da autoridade colombiana. A situação quase resultou em um acidente. Veja acima.
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O caso, classificado como incidente grave, aconteceu no dia 10 de novembro. A aeronave estava partindo do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, com destino a Valência, na Venezuela. Imagens registraram o momento em que o avião decola em baixa altitude e colide com uma antena no fim da pista.
O avião, com cinco tripulantes a bordo, conseguiu concluir a decolagem, mas precisou retornar ao aeroporto por segurança. A batida provocou danos nas asas e nos trens de pouso. Ninguém se machucou.
A Direção Técnica de Investigações de Acidentes, órgão do governo da Colômbia, concluiu em 7 de dezembro o relatório preliminar para apurar o caso. O documento não tem como objetivo apontar culpados, mas indicar possíveis falhas e fazer recomendações para tornar a aviação do país mais segura.
Segundo o relatório, o avião estava dentro do limite de peso e com a documentação em dia. No entanto, o vento de cauda, que soprava a cerca de 17 km/h, pode ter contribuído para o acidente.
Esse tipo de vento empurra a aeronave para frente, aumentando a distância necessária para decolar e dificultando a subida inicial. O fato de o aeroporto estar em uma região de alta altitude também pode ter influenciado, já que o ar rarefeito torna mais difícil para a aeronave ganhar altura rapidamente.
De acordo com o relatório, a fabricante da aeronave recomenda que o vento de cauda não ultrapasse 18,5 km/h para uma decolagem segura. No entanto, a companhia aérea, adotando uma abordagem mais conservadora, elaborou um documento recomendando a suspensão da decolagem se o vento de cauda excedesse 9,3 km/h na pista em uso para a operação.
A investigação aponta ainda que, com base nos relatos dos tripulantes, o vento de cauda estava a cerca de 22 km/h no momento em que a aeronave estava taxiando — acima do recomendado. No entanto, mesmo assim, eles decidiram continuar com a operação.
Após o incidente, as autoridades colombianas emitiram uma série de recomendações para a Aerosucre, incluindo a implementação de procedimentos que priorizem operações mais seguras e o treinamento adequado da tripulação.
Além disso, foi recomendada a suspensão de um procedimento de decolagem especial, chamada Improved Climb Takeoff, que aumenta o desempenho da aeronave quando houver vento de cauda.
O relatório final apontará as causas que contribuíram para o incidente. Ainda não há previsão para a divulgação do documento.
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Avião bateu contra antena de rádio durante decolagem em Bogotá, em 10 de novembro de 2024
Viral Press via Reuters
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