Categories: Últimas Notícias

Em meio a nova turbulência, Conselho de Administração da Petrobras pode autorizar distribuição de dividendos na próxima semana

Lula discute com ministro solução com Prates na Petrobras
Diante de novas turbulências, o Conselho de Administração da Petrobras pode autorizar, na próxima semana, a distribuição de dividendos extraordinários – que gerou uma guerra entre a empresa e uma ala do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A tendência é que o conselho decida distribuir metade dos R$ 43,9 bilhões, o que já era a proposta inicial da diretoria comandada por Jean Paul Prates.
A dúvida é se o governo conseguirá uma decisão para a semana que vem, quando estava prevista uma reunião do colegiado para autorizar a distribuição de dividendos extraordinários.
Depois de uma batalha sobre o tema, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, convenceu o presidente Lula que a medida é importante, já que o governo fica com 37% do valor.
O ministro argumenta que o dinheiro pode ajudar o governo perseguir sua meta de déficit zero e evitar mais bloqueios de verbas do Orçamento, preservando principalmente recursos destinados para programas sociais.
Decisões sobre comando da empresa
Por sinal, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, termina a semana no cargo, enquanto o presidente do Conselho de Administração da estatal, Pietro Mendes, foi afastado pela Justiça Federal de São Paulo.
Depois de começar a semana com o posto em risco, e com muita gente apostando na sua demissão, Prates continua nesta sexta-feira (12) à frente da estatal.
Segundo assessores de Lula, a permanência definitiva dele não está assegurada, mas pode acontecer, a depender do seu comportamento a partir de agora para recuperar a confiança do presidente da República.
Auxiliares afirmam que Lula está muito irritado com Jean Paul Prates, mas também não gostou dos ataques diretos e públicos feitos pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira – que também deu uma recuada nas críticas ao presidente da estatal.
Já Pietro Mendes foi afastado pela Justiça Federal em decisão de uma ação impetrada pelo deputado estadual de São Paulo, Leonardo Lima (Novo). Mendes foi indicado para o posto pelo ministro Alexandre Silveira e é seu secretário de Petróleo e Gás.
O deputado entrou com a ação alegando que há conflito de interesse pelo fato de Pietro Mendes comandar o conselho e, ao mesmo, ser secretário do Ministério de Minas e Energia. A União vai recorrer.

Recent Posts

O Brás está falindo? Mudanças no comércio expõem crise no maior polo de moda popular do Brasil

Nos últimos meses, vídeos e relatos de comerciantes vêm levantando a mesma dúvida: o Brás…

3 meses ago

Terremoto no Brasil Hoje: Magnitude 5,5 Sacode São Paulo e Rio de Janeiro em 2025

Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…

10 meses ago

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

10 meses ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

10 meses ago

Com medo de facção criminosa, cantora baiana tira videoclipe da web

Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…

11 meses ago

Overclean: suspeito pediu dinheiro para “monetizar em Brasília”. Ouça

Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…

11 meses ago