Os jovens vivenciaram uma experiência sensorial completa, exploraram a história do negócio familiar e conheceram os processos de produção
Crédito: Divulgação
Imersos na cultura trentina-tirolesa que pulsa em Piracicaba/SP, o Núcleo Jovem COPLACANA realizou uma visita à Vinícola Alma da Videira no sábado, dia 25 de maio.
No tradicional bairro Santana, os 19 jovens vivenciaram uma experiência sensorial completa, exploraram a história do negócio familiar, conheceram os processos meticulosos de produção e se renderam aos sabores únicos dos vinhos, sucos, espumantes da vinícola.
Os membros puderam aprender sobre a história, cultura e tradição da produção de vinho, além de se deliciarem com produtos de alta qualidade e conhecerem de perto a paixão e o trabalho árduo dos proprietários da vinícola.
Conforme Silvia Beltrame, Coordenadora do NJC, a visita começou com uma recepção calorosa dos proprietários da Alma da Videira, Edenilson Rivabene e Jonas Vasca.
Com muito amor pelo que fazem, eles guiaram os jovens por um tour pelas instalações da vinícola, demonstrando o processo de produção das uvas no parreiral e a elaboração dos produtos.
Os jovens ficaram impressionados com a riqueza da história da vinícola, que se remonta à época das imigrações italianas.
A cultura italiana, presente em cada detalhe, desde a arquitetura da construção até os métodos de produção, encantou o grupo e proporcionou uma experiência cultural autêntica.
Um dos pontos altos da visita foi a degustação dos produtos da Alma da Videira.
Os jovens puderam saborear sucos de uva frescos, vinhos finos e nobres de diferentes tipos, espumantes refrescantes e a famosa grapa, uma “pinga” artesanal feita com os resíduos da produção do vinho. Cada etapa foi acompanhada por explicações detalhadas sobre as características dos itens.
Os integrantes também conheceram a história e a cultura do bairro Santana, que se destaca pela forte presença da imigração italiana.
A Alma da Videira é um negócio familiar com anos de tradição, transmitindo valores e conhecimentos de geração em geração.
“A visita à vinícola Alma da Videira proporcionou uma experiência enriquecedora, agregando conhecimento de diversas maneiras. Pudemos compreender o processo de produção do vinho, desde o plantio das uvas até o engarrafamento, incluindo etapas como colheita, fermentação, envelhecimento e degustação. A oportunidade de aprender sobre a variedade de uvas nos permitiu entender melhor as diferentes cepas e sua influência no sabor do vinho. A degustação ofereceu uma experiência sensorial única, permitindo-nos explorar e diferenciar os sabores presentes nos vinhos”, comentou a cooperada Kiara Rampazzo.
Além disso, de acordo com ela, conhecer uma vinícola proporcionou uma visão da cultura e tradição por trás da produção de vinho.
“Aprendemos sobre a história da vinícola, a herança familiar e as práticas tradicionais transmitidas de geração em geração. Em resumo, essa visita agregou conhecimento sobre vinhos, proporcionou momentos de prazer sensorial e insights sobre a cultura vitivinícola, além de ser uma excelente oportunidade para socializar e expandir horizontes no universo da enologia.”
Consulte um agrônomo de confiança.
ESTE PRODUTO É DESTINADO A ADULTOS
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…