A cotação do dólar ameaçou cair frente ao real depois da divulgação, nesta terça-feira (3/9), do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que avançou 1,4% no segundo trimestre de 2024. Mas, pouco depois da veiculação da notícia, a moeda americana voltou a subir. Por volta das 11h30, era cotada a R$ 5,63, numa elevação de 0,35%.
Na avaliação de Emerson Vieira Junior, responsável pela mesa de câmbio da Convexa Investimentos, o PIB surpreendeu positivamente o mercado, mas há senões no contexto econômico que puxam o dólar para cima. Entre eles, o especialista citou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, apresentado pelo governo Lula ao Congresso Nacional.
Nesse caso, diz Vieira Junior, o mercado não gostou principalmente da previsão de receitas extras de R$ 168,2 bilhões para fechar as contas da administração federal no ano que vem. “Isso azedou o dia para o dólar na segunda-feira (2/9)”, disse o especialista. “E continua repercutindo hoje.”
Fatores como a falta de tração da economia chinesa, algo que compromete a perspectiva de países exportadores de commodities como o Brasil, e uma queda generalizada das Bolsas de Valores globais também contribuíram para pressionar a divisa americana.
“O dólar chegou a cair 0,60% com a divulgação do PIB brasileiro”, afirma Vieira Junior. “Mas, depois disso, esses dados da conjuntura voltaram a pesar e ele passou a registrar nova alta.”
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…