São Paulo – O deputado federal Alberto Mourão (MDB-SP) foi o integrante da bancada paulista que mais faltou a sessões na Câmara dos Deputados em 2024. Neste mesmo ano, ele foi eleito prefeito de Praia Grande, na Baixada Santista.
Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que Mourão esteve ausente em 26 das 72 sessões que ocorreram na casa legislativa este ano. A quantidade de faltas equivale a um terço das sessões, que ocorreram normalmente entre terças e quintas em Brasília, mas cuja presença pode ser computada também de forma virtual.
Das 26 faltas, 15 foram ausências justificadas, ou seja, quando os parlamentares explicam o porquê de terem faltado. Mourão registrou três ausências por licença médica e o restante foi em “missões autorizadas”. Procurado pela reportagem, ele não retornou até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.
Segundo resolução da Câmara, missões autorizadas ocorrem quando os deputados precisam comparecer a outros compromissos, mas não necessariamente em nome da Casa – o que difere das missões oficiais, quando atuam como representantes do Congresso. Não há obrigatoriedade de disponibilizar publicamente quais são as missões autorizadas.
Nos dias 11, 12, 18 e 19 de junho, Mourão faltou às sessões sob a justificativa de missões autorizadas. Um dia antes da sequência, em 10 de junho, ele esteve em um evento com pré-candidatos do Republicanos em Praia Grande.
“Encontro muito produtivo que tivemos ontem com pré-candidatos do Republicanos de Praia Grande”, escreveu ele nas redes sociais no dia 11.
Já no dia 14, entre as duas semanas de falta, ele esteve presente em um evento de entrega de títulos de regularização fundiária, em Praia Grande, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que o apoiou em sua eleição. A associação com Tarcísio foi amplamente explorada na campanha de Mourão à prefeitura.
Mourão foi eleito prefeito de Praia Grande ainda no 1º turno, com 64,66% dos votos. Dois dias depois da votação, ele também registrou falta na Câmara – sem justificativa – em 8 de outubro. Ele assumirá a prefeitura da cidade pela 6ª vez.
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…