Sem consenso, negociadores entraram pela segunda madrugada seguida debatendo palavra por palavra na busca por um acordo – quem sabe – histórico. COP 28 se estende por mais um dia em busca de um acordo global
Jornal Nacional/Reprodução
Esta terça-feira (12) seria o último dia da Conferência do Clima da ONU, mas os negociadores vão estender a COP 28 por mais um dia em busca de um acordo global.
Os olhos do Sikulu encheram d’água. Foi quando ele contou sobre a preocupação de viver num belo arquipélago chamado Tonga.
“Penso no rosto dos meus filhos, dos meus sobrinhos e da minha avó, preocupados. É difícil não ficar emocionado quando as pessoas que você ama estão com medo”, diz ele.
A elevação do nível do mar, por causa do aquecimento global, faz os representantes de ilhas do Pacífico baterem o pé: não vão assinar o que chamaram de uma sentença de morte.
Uma referência à primeira versão do acordo desta COP, que apagou um termo considerado fundamental: a “eliminação progressiva” dos combustíveis fósseis. Carvão, petróleo e gás são os principais causadores das mudanças climáticas.
COP 28: rascunho do texto final não menciona a eliminação progressiva de combustíveis fósseis
Sem consenso, negociadores entraram pela segunda madrugada seguida debatendo palavra por palavra na busca por um acordo – quem sabe – histórico. No centro dos debates da COP 28, a resposta dos quase 200 países ao chamado “balanço global”, o primeiro da história.
Foi um levantamento que mostrou que os governos ainda precisam fazer muito para cumprir as metas do Acordo de Paris, de 2015, para salvar o planeta de um aquecimento catastrófico.
Assustados neste que já é o ano mais quente registrado na história, jovens protestaram. “Vamos ficar aqui dia e noite, vamos ficar pra vencer essa batalha”, reforçaram, na esperança de suas vozes ecoarem até a manhã desta quarta-feira (13), quando a presidência da COP vai divulgar uma nova versão do aguardado documento.
LEIA TAMBÉM
COP 28: Brasil aparece em rascunho de documento final como sede da COP em 2025
Na COP 28, Noruega anuncia doação de mais R$ 245 milhões para o Fundo Amazônia
COP 28 atrai US$ 777 milhões para combater doenças tropicais que devem piorar com aumento das temperaturas
Visão geral da privacidade
Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.