Categories: Últimas Notícias

Confiança na indústria atinge maior número de setores desde 2022

A confiança dos empresários industriais brasileiros está em alta. Pela primeira vez, desde 2022, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) Setorial, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 27 dos 29 setores industriais estão otimistas.

Segundo a CNI, o aumento do otimismo reflete a expectativa de um ambiente econômico mais estável e promissor, apesar das variações entre os setores e regiões. “A disseminação da confiança é um indicativo positivo para o final de 2024, reforçando a perspectiva de recuperação e expansão para a indústria brasileira nos próximos meses”, diz a confederação em nota.

Na passagem de outubro para novembro, quatro setores migraram da falta de confiança para a confiança: biocombustíveis, móveis, madeira e produtos de borracha. Entre os segmentos mais confiantes estão farmoquímicos e farmacêuticos (58,9 pontos), bebidas (55,6 pontos) e impressão e reprodução (54,6 pontos).

Por outro lado, os setores de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (47,4 pontos) e produtos de minerais não metálicos (49,8 pontos) permaneceram abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

A confiança foi mantida ou cresceu em empresas de todos os portes, embora de maneira desigual. Grandes empresas registraram 54 pontos, enquanto médias e pequenas ficaram em 52,8 e 51,5 pontos, respectivamente. Regionalmente, a confiança avançou na região Sul (+2,2 pontos), mas caiu no Norte (-2,3 pontos) e no Nordeste (-0,8 ponto). Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os índices permaneceram praticamente estáveis.

“Apesar de o Icei de algumas regiões e das indústrias de pequeno porte ter caído, empresários de todos os portes e regiões seguem confiantes”, pondera o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Perspectivas

O Icei é uma ferramenta importante para identificar mudanças na tendência da produção industrial e prever o desempenho do setor e do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a CNI, empresários confiantes tendem a aumentar investimentos e produção, antecipando crescimento na demanda.

Na edição de novembro, participaram da pesquisa 1.838 empresas, sendo 740 pequenas, 671 médias e 427 grandes, entre os dias 1º e 12 de novembro.

 

Recent Posts

Terremoto no Brasil Hoje: Magnitude 5,5 Sacode São Paulo e Rio de Janeiro em 2025

Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…

1 mês ago

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

2 meses ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

2 meses ago

Com medo de facção criminosa, cantora baiana tira videoclipe da web

Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…

3 meses ago

Overclean: suspeito pediu dinheiro para “monetizar em Brasília”. Ouça

Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…

3 meses ago

De ménage a anal: 15 posições para fazer sexo de vários jeitos

Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…

3 meses ago