Em três das capitais pesquisadas, os eleitores defendem o uso de armas pela guarda municipal. A exceção fica para o Rio de Janeiro, onde 57% diz ser contra a medida. Concurso é para contrataão da primeira turma da Guarda Civil Municipal em Rorainópolis
Reprodução/Fundação Ajuri
Pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (18) trouxe nova rodada de intenção de votos para prefeito de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. No questionário, os eleitores responderam também sobre a utilização das guardas municipais no combate ao crime e se a corporação deveria trabalhar armada ou não.
De acordo com o instituto, a população é favorável ao armamento em três das quatro capitais pesquisadas. Apenas no Rio de Janeiro o eleitor disse ser contra a Guarda Municipal se armar.
📍 São Paulo
Numericamente, a cidade de São Paulo é a capital pesquisada que mais se posiciona a favor do uso de armas de fogo. Entre os entrevistados, 60% dizem ser a favor do uso de arma de fogo pela Guarda Civil Metropolitana, enquanto 35% diz ser contra e 5% não souberam ou não responderam. Desde 2022, a GCM utiliza, inclusive, carabinas e fuzis.
📍 Recife
Na capital pernambucana, 58% dizem ser a favor da guarda municipal utilizar armas, 36% se dizem contra e, 6% não souberam ou não responderam. Atualmente, o Recife tem quase 1,7 mil profissionais na Guarda Municipal e cidade não tem, atualmente, um plano de regulamentação do uso de armas pelo efetivo.
Na campanha eleitoral, alguns candidatos do Recife têm se mostrado favoráveis à implementação do armamento para tentar reduzir a violência.
📍 Belo Horizonte
O número de Belo Horizonte é similar ao do Recife. Na capital mineira, 58% dos eleitores também dizem ser favoráveis ao armamento da guarda municipal, ante 37% que são contra e 5% que não souberam ou não responderam.
O porte de armas pela guarda é permitido em Belo Horizonte desde 2015. E, para conseguir a permissão, é preciso fazer exames de manejo, uso e capacidade psicológica.
📍 Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, 57% dos entrevistados se dizem contra o uso de arma de fogo pela Guarda Municipal, enquanto 38% se dizem a favor e 5% não souberam ou não responderam.
Na cidade, um projeto de emenda à Lei Orgânica do município foi apresentado em 2018 e já entrou em pauta pelo menos 20 vezes, mas nunca chegou a ser votado. A versão atual da proposta prevê a criação de grupamentos especiais armados, sem o uso por toda a corporação.
Como as pesquisas foram feitas
Belo Horizonte – A Quaest, contratada pela Globo, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG-07539/2024;
Recife – A Quaest, contratada pela Globo, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-09154/2024;
Rio de Janeiro – A Quaest, contratada pela Globo, realizou 1.140 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-02944/2024;
São Paulo – .A Quaest, contratada pela Globo, realizou 1.200 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-00281/2024.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…