Categories: Últimas Notícias

Com risco de saques, caminhões-pipa rodam com escolta policial no RS

Porto Alegre – “A população nos vê e vêm em cima”, relata o motorista Wiliam Ribeiro, que há uma semana faz entregas nas clínicas e unidades de saúde em Porto Alegre, onde grande parte da cidade está sem água. Segundo o motorista, está tem sido a orientação do Departamento Municial de Águas e Esgoto (Dmae) da capital gaúcha a tomar cuidado com uma carga que se tornou valiosíssima. “Fomos orientados que, quando estiver em risco, é para liberar o caminhão e evitar problemas de segurança”, complementa o servidor municipal.

Com uma carga de 16 mil litros de água, Ribeiro faz entregas principalmente na área central de Porto Alegre, e conta que os problemas de insegurança têm sido principalmente nos bairros e regiões mais periféricas.

Salvando vidas

A assistente social Elis Driwoski trabalha no Instituto de Doenças Renais, no bairro Santa Cecília, na capital gaúcha. Ela conta que os caminhões-pipa tem salvo a vida de cerca de 200 pacientes na clínica de hemodiálise.

Além dos pacientes tradicionais,  a clínica está recebendo doentes de toda a região metropolitana de Porto Alegre, muita afetada pelas enchentes. Morador de Canoas, Sérgio Leite acompanha a esposa, que precisa do tratamento três vezes na semana. Por isso, Leite e a família tivera que se mudar para a capital enquanto a crise está aguda.

Veja imagens da chegada de um caminhão-pipa a um restaurante de Porto Alegre sob escolta policial:

 

Consultada sobre a escolta das cargas, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que está com 100% do seu efetivo em operação para atuar. Foram canceladas férias de todos os servidores e aqueles que trabalhavam administrativamente estão nas ruas. “Além disso, estamos recebendo reforço de policiais de estados próximos como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além da Força Nacional e do chamamento de 1.000 policiais da reserva”, informa a pasta.

A maior parte desses policiais estão atuando no patrulhamento de áreas alagadas dos municípios atingidos, tentando evitar crimes. Por ordem do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por causa da crescente onda de crimes, a Força Nacional passa a fazer também o policiamento de abrigos em Porto Alegre em em outras cidades onde está atuando.

Em relação às estradas, o Comando Rodoviário da Brigada Militar faz patrulhamento diuturnamente nas rodovias RS 040 e 118, principais pontos de ligação da região metropolitana com o litoral norte.


0

Share
Published by

Recent Posts

Homem que diz ter criado o bitcoin é condenado a 1 ano de prisão

Craig Wright, o australiano que afirma ser o criador do Bitcoin, foi condenado a 12…

10 minutos ago

Diretor do Deic afastado após ser citado em delação sobre corrupção policial e elo com PCC nega ter cobrado propina: ‘injustiçado’

Governo afastou os delegados Fábio Lopes, do Deic, e Murilo Roque, de São Bernardo. Vinicius…

10 minutos ago

Dengue: vacinação de crianças e adolescentes fica muito abaixo da meta do Ministério da Saúde

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer, no sistema público de saúde,…

10 minutos ago

Em MT, operação contra garimpo ilegal em terras indígenas descobre túnel para esconder escavadeiras

Segundo o Ibama, a Terra Indígena Sararé está entre as três que mais têm ocorrência…

10 minutos ago

Prefeito reeleito de Rio Branco, Bocalom é reconduzido à presidência da Associação dos Municípios do Acre

Zequinha Lima (PP), prefeito de Cruzeiro do Sul, será o vice-presidente do órgão no biênio…

10 minutos ago

Ivete Sangalo anuncia pipoca no último dia do Carnaval de Salvador em 2025

Desfile está na agenda de apresentações da cantora baiana para o ano que vem. Ela…

10 minutos ago