Título foi aprovado 22 anos a morte do médium. De acordo com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, o ato simbólico busca fortalecer os laços da instituição com cidade. Chico Xavier em casa, em Uberaba
Reprodução/TV Integração
Com unanimidade de votos, o médium Chico Xavier recebeu o título de Doutor Honoris Causa (pós-morte) pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na terça-feira (19), em Uberaba.
O título simbólico foi aprovado 22 anos após a morte do médium e, segundo a instituição, busca fortalecer os laços da universidade com Uberaba, cidade que acolheu Chico Xavier e carrega importante marca na trajetória dele.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Conforme o Consu, o título é uma oportunidade para reafirmar o compromisso da instituição com os valores que Chico Xavier personificou, como igualdade e solidariedade.
Esta é a primeira vez que a universidade concedeu esse título e, para a apresentação da proposta, a Reitoria da UFTM formou um Grupo de Trabalho Multidisciplinar que elaborou um dossiê que fundamentou e justificou a proposta de concessão apresentada ao Conselho Universitário.
A sessão solene de outorga do título será realizada no dia 17 de dezembro, às 19h, no Auditório Turmalina, na UFTM.
Relembre o caso da ‘luz misteriosa’ que entrou no quarto em que o médium estava internado
Memorial Chico Xavier é reinaugurado 22 anos após a morte do médium
Marcado pela solidariedade, amor e dedicação aos mais pobres, Chico Xavier foi homenageado pela TV Integração no programa especial ‘O Médium’
O título
O título de Doutor Honoris Causa (D.HC.) é uma distinção honorífica concedida por universidades a pessoas que se destacam em determinada área, mesmo que não tenham um diploma universitário. O nome tem origem no latim e significa “por causa de honra”.
Chico Xavier em Uberaba
Reprodução/Globo
Chico Xavier
Considerado o mineiro do século, Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, foi um dos grandes líderes do espiritismo brasileiro. Nascido em Pedro Leopoldo, o médium morreu aos 92 anos em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Com a vida marcada pela solidariedade, amor e dedicação aos mais pobres, ele foi homenageado pela TV Integração em um programa especial. Veja abaixo.
O especial mostrou como vivia o homem que arrastou multidões ao levar carinho, conforto e esperança para as pessoas.
No entanto, a vida de Chico também foi marcada por episódios que intrigaram o Brasil, como o caso da luz que entrou no quarto de hospital onde ele estava internado. A ‘luz misteriosa’ foi filmada pelo repórter cinematográfico Emerson Gondim.
Entre os depoimentos emocionados mostrados no especial, está o da atriz Nair Belo, que contou sobre a carta do filho morto, psicografada pelo médium em 1977. Nela, Manoel Francisco Neto narrou detalhes do acidente que tirou sua vida.
Memória TV Integração – Chico Xavier – O Médium
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Feirão acontecerá de 21 de novembro a 10 de dezembro, oferecendo descontos de até 50%…
Operação contra grupo criminoso acontece em uma parceria entre as Polícias Civis de Goiás, Ceará,…
Quatro armas foram encontradas na quarta-feira (20). Primeira leva localizada, de cinco armas, foi recuperada…
Criminosos levaram alguns instrumentos de percussão, ventiladores, bomba de água, notebook, caixa de som, mesa…
Tecnologia NFC permite a realização de pagamentos direto com o celular, sem precisar de cartões…
Confira como funciona, público alvo e outros detalhes da ferramenta de IA do Google com…