Grupo de amigos de Valentim Gentil (SP) viaja 50 quilômetros sob o lombo dos cavalos para manter viva a tradição tropeira. Cavalgada é lugar de valorizar a tradição
TV TEM/Reprodução
Uma tradição que começa logo cedo, logo ao nascer do sol. Em Valentim Gentil (SP), um grupo de amigos se reúne para relembrar o passado sob o lombo dos cavalos.
O ponto de encontro é na cidade de Cardoso (SP), de onde o grupo sai em uma viagem de 50 quilômetros, buscando manter viva a tradição tropeira, que remonta aos tempos de império, onde o principal meio de transporte era com cavalos e mulas.
“A gente acorda às quatro e meia ou cinco da manhã, para começar os preparativos, porque é mais rústico. O café da manhã tem que ser reforçado pois a jornada do tropeiro é longa,” diz o cozinheiro Djhon Penachioni, encarregado da alimentação do grupo.
Os cavalos também são preparados e recebem a alimentação adequada para aguentar a viagem. Antes de partir, o grupo se reúne na capela para uma oração.
Para Sérgio Aparecido Domingues, membro do grupo de tropeiros, a viagem é uma maneira de manter viva a tradição do tropeirismo. “Ter o convívio com os amigos, com a natureza, com os animais, isso tudo é muito gratificante para a gente”, afirma.
Veja a reportagem exibida no programa em 01/12/2024:
Cavalgada é lugar de valorizar a tradição
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Além das prisões, no garimpo foram apreendidas 163 gramas de ouro, três armas de fogo,…
Dos de sete estabelecimentos flagrados, estão uma academia, um bar temático de boliche e uma…
Unidade de saúde no bairro Cidade Líder tinha uma comporta, mas que se quebrou com…
No Piauí, 11 entidades foram credenciadas pelo ministério para fazer parte do programa: seis em…
Votação aconteceu no início da noite desta sexta-feira (20). Contas foram aprovadas por 13 votos…