Ação começa na segunda-feira (27). Nesta sexta (24) a metrópole também retomou a vacinação contra a Covid-19 com novo imunizante. Duas gotinhas protegem as crianças contra a paralisia infantil
Raiza Milhomem/Governo do Tocantins
Ao menos 57 mil crianças devem ser imunizadas contra a poliomielite a partir desta segunda-feira (27) em Campinas (SP). O número corresponde à meta de 95% do público-alvo a receber o imunizante na metrópole, que neste ano contará com postos de aplicação em escolas, shoppings, mercados e terminais de ônibus.
Nesta sexta (24), a Secretaria Municipal de Saúde também iniciou a aplicação da nova vacina contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários. A cidade recebeu 4.745 doses da Spikevax (XBB), fabricada pelo laboratório Moderna.
Confira abaixo as orientações para aplicação de cada imunizante:
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Poliomielite
De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite (ou paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode pode acarretar paralisia nos membros inferiores ou levar à morte.
A doença é considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é a única forma de prevenção da paralisia infantil.
🧒 Quem deve ser vacinado?
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 14 de junho. As crianças de 1 a 4 anos receberão a vacina de forma indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema completo deverá receber a dose oral.
Já para os menores de 1 ano, se houver necessidade, será feita a atualização do esquema vacinal com a dose injetável. Assim, os dados entram para a cobertura vacinal de rotina, que em 2023 foi de 92,8%. Em 2022, ficou em 89,5%.
📍 Onde a vacina será oferecida?
Não é necessário agendar para que a criança seja vacinada. Basta que os responsáveis apresentem documentos de identidade com foto e caderneta, se tiver, em um dos pontos de vacinação. São eles:
Centros de Saúde: os endereços e horários das salas de vacinação podem ser consultados pela internet ;
Escolas municipais: ao menos 68 escolas, que ainda serão definidas, devem receber a campanha de vacinação a partir do dia 3 de junho;
Terminais de ônibus: de 3 a 7 de junho, uma ação em parceria com a Emdec está programada para ocorrer diariamente nos terminais Central, Barão Geraldo e Campo Grande, das 16h às 19h. Também será possível atualizar as cadernetas de pessoas a partir dos 9 anos, incluindo as imunizações contra gripe, covid-19, febre amarela e HPV;
Shopping: o Campinas Shopping recebe a campanha de vacinação entre os dias 5 e 7 de junho, das 16h às 19h. O endereço é Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago;
Mercados: entre os dias 3 e 7 de junho, das 16h às 19h, as ações serão no Assaí Abolição, localizado na Rua Abolição, 2013, e no Atacadão, que fica na Avenida Ruy Rodriguez, 3.100.
📅 Dia D
A mobilização nacional está programada para 8 de junho. Em Campinas, a vacinação ocorre em centros de saúde, Lagoa do Taquaral, shoppings e supermercados. Os pontos escolhidos apresentam fluxo de pessoas elevado, o que favorece o aumento da adesão. Entre eles, estão:
Parque Dom Pedro Shopping, das 12h às 20h.
Endereço: Avenida Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra;
Lagoa do Taquaral, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, 1.671, Parque Taquaral;
Dalben (Taquaral), das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1.270, Taquaral;
Shopping Parque das Bandeiras, das 10h às 18h.
Endereço: Avenida John Boyd Dunlop, 3.900, Jardim Ipaussurama;
Unimart Shopping, das 10h às 20h.
Endereço: Avenida Império do Sol Nascente, 350, Chácara República;
Enxuto, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida John Boyd Dunlop, 440, Jardim Aurélia;
Mix Shopping, das 8h às 17h.
Endereço: Rua das Acácias, 888, Vila Boa Vista;
Atacadão, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Ruy Rodriguez, 3.100, Jardim Yeda;
Pague Menos do Jardim Nova Europa, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Baden Powell, 2.026, Jardim Nova Europa;
Pague Menos da Vila Pompéia, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Mirandópolis, 860, Vila Pompéia;
Carrefour Campinas/Valinhos, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza, 3.900, Jardim Antonio von Zuben;
Covid-19
A imunização com a dose da Moderna foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Esta versão monovalente está atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento.
🧒 Quem deve ser vacinado?
Os grupos prioritários para a Spikevax são pessoas com 5 anos ou mais, que tenham maior vulnerabilidade ou condição que aumente o risco para formas graves da doença, independente do número de doses prévias. A lista inclui:
pessoas de 60 anos ou mais;
pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores;
pessoas imunocomprometidas;
indígenas;
ribeirinhos;
quilombolas;
gestantes e puérperas;
trabalhadores da saúde;
pessoas com deficiência permanente;
pessoas com comorbidades;
pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
funcionários do sistema de privação de liberdade;
adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
pessoas em situação de rua.
👉 Esquema
A recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários.
Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa da nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior.
– Crianças de 6 meses a 4 anos:
crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas;
crianças imunizadas de forma incompleta com vacinas covid-19 originais (vacinas CoronaVac ou Pfizer baby) devem completar o esquema;
crianças com idade até 4 anos e completamente imunizadas com vacinas Covid-19 originais (três doses) devem receber uma dose da fabricante Moderna;
crianças de 6 meses a 4 anos imunocomprometidas que nunca se vacinaram devem receber o esquema primário de três doses da vacina Spikevax.
– Adultos
Só precisa receber uma dose quem nunca recebeu imunizante contra Covid-19 – considerando-se que não faça parte de grupos prioritários.
📍 Onde a vacina será oferecida?
Para receber a dose não é preciso agendamento. Basta apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação, se tiver, nos centros de saúde. Os endereços e horários das salas da vacinação em cada unidade estão disponíveis na internet.
🔎 Observações
A coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli, destacou que pessoas com sintomas gripais ou que foram diagnosticadas com Covid-19 precisam esperar pelo menos quatro semanas para receber a nova vacina.
A vacina contra gripe, destinada para pessoas a partir de 6 meses, pode ser aplicada de forma simultânea. Já a aplicação de vacina contra a dengue, neste momento direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, exige um intervalo de ao menos 24 horas.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…