Categories: Últimas Notícias

Câmara aprova PL que cria incentivos para hidrogênio de baixo carbono

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (12/8), o PL 3.027/2024, que cria o programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), em um aprimoramento do marco regulatório do hidrogênio verde, já vigente. A votação foi de forma simbólica, ou seja, quando não há registro de votos. O texto segue para o Senado.

O projeto é de autoria do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e é resultado de um acordo da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o Congresso para aprimorar o que já está na lei sancionada em 2 de agosto. Na ocasião, Lula sancionou o marco legal, mas vetou trechos relacionados a incentivos fiscais. Isso para que o tema fosse discutido a parte.

No parecer desta segunda, o relator da proposta, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), disse que o veto do presidente foi porque havia “necessidade de aprofundamento dos debates com os setores econômicos envolvidos”.

“Nesse contexto, o projeto sob análise promove importantes aperfeiçoamentos em relação à proposta inicialmente encaminhada à sanção, em especial, a ampliação dos objetivos do PHBC e a definição mais precisa do regime de aproveitamento dos créditos fiscais”, diz um trecho do relatório.

Uma das mudanças que o projeto traz é focar o incentivo fiscal na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas. Isso porque com o incentivo focado na CSLL não haverá mudanças quando a reforma tributária passar a vigorar, já que a contribuição será mantida sem mudanças no novo sistema.

“Cabe esclarecer que a opção pelo direcionamento do incentivo à CSLL reforça que o modelo não tem repercussões sobre as alterações promovidas na legislação por ocasião da reforma tributária do consumo recentemente aprovada nesta Casa”, reforçou o relator.

“Esforço concentrado”

A sessão desta segunda é a primeira de uma “semana de esforço concentrado” por conta das eleições municipais. Na semana que vem, a Casa não terá sessões. Foi criado um calendário especial, em que haverá votações em duas semanas de agosto e uma em setembro.

Recent Posts

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

5 dias ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

5 dias ago

Corpo de vítima da queda de ponte é resgatado por mergulhadores após ser encontrado por drones entre os escombros

Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…

1 mês ago

IPVA 2025: pagamento em até seis parcelas pode ser feito a partir de fevereiro em RR; veja calendário

Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…

1 mês ago

Emília Corrêa afirma que maternidade de Aracaju possui dívida de quase R$ 15 milhões

Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…

1 mês ago

Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Secretaria de Saúde

Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…

1 mês ago