Com a chegada da Black Friday, as marcas buscam aproveitar uma das maiores oportunidades de consumo do ano para impulsionar as vendas. Esse período é caracterizado por promoções agressivas, mas também representa uma chance para as empresas explorarem novas estratégias para conectar-se com os clientes e se destacar em meio à intensa concorrência de divulgações e publicidade.
Com a criatividade característica da marca, o Burger King® desenvolveu uma comunicação inusitada para a Black Friday: utilizando o Pix de R$ 0,01 como ferramenta de mídia, usou o campo de descrição da ferramenta de pagamentos para comunicar a promoção de 2 BK Franguinhos por R$ 0,25.
Inicialmente, a marca direcionou a transferência exclusivamente para os clientes mais engajados, membros do Clube BK (clube de fidelidade da marca). Posteriormente, a rede ampliou a ação, lançando um chatbot no WhatsApp, permitindo que qualquer pessoa – fidelizada ou não – recebesse R$ 0,01 e se envolvesse no “hype” da promoção.
Enquanto a maioria das marcas investe em canais tradicionais para atrair consumidores para as ofertas de Black Friday, o Burger King® usa da inteligência de CRM para transformar envio de Pix em mídia.
“O que as pessoas querem na Black Friday é ganhar, e foi exatamente isso que entregamos: dinheiro direto no celular delas, via Pix. Mais do que uma campanha, essa mecânica criou um formato de mídia inovador que impacta e vira assunto, conectando o BK® de forma única ao consumidor na semana mais competitiva do ano no varejo.”
Igor Puga, CMO de Marketing da ZAMP, master franqueada do Burger King® no Brasil
O diferencial da campanha deste ano está justamente no uso do Pix como ferramenta de mídia para a comunicação direta com o público. Aproveitando a popularidade desse método de pagamento no Brasil, o BK® escolheu um formato inusitado para entrar em contato com a audiência: a notificação bancária.
“A criatividade faz parte do DNA do Burger King®. Unimos isso ao comportamento do consumidor brasileiro, que já incorporou o Pix à sua rotina, e como um meio de comunicação. Com mais de 35 milhões de Pix de R$ 0,01 realizados em 2023, enxergamos uma oportunidade única para a marca se destacar”, afirma Puga.
Por meio da base de dados, criada com as informações de cadastro dos usuários do Clube BK e com o devido consentimento para participar da campanha, a marca utilizou a chave Pix dos clientes que se encaixaram no requisito para receber a transferência e, assim, comunicar pela notificação do celular a promoção.
Para aqueles que não fazem parte do Clube BK, mas gostariam de receber a mensagem por meio do Pix recebido, desde o dia 26 de novembro, a rede disponibilizou um QR Code nos OOHs e redes sociais da marca em que é possível acessar o chatbot e enviar uma mensagem para o número +55 11 94784-2293, para iniciar uma conversa pelo WhatsApp.
Assim, após uma rápida troca de mensagens e consentimento com os termos da campanha, os consumidores garantem o Pix de R$ 0,01 e, com mais R$ 0,24, aproveitam a oferta especial de 2 BK® Franguinhos por apenas R$ 0,25 nos restaurantes participantes da promoção.
A campanha se destaca pela criatividade, pelo uso inovador do Pix como ferramenta de mídia para comunicação direta e pelo formato de oferta que combina inovação com um alto nível de engajamento do público.
“Começamos a ação na sexta-feira (22), apenas com a nossa base de clientes fidelizados e, vendo o sucesso que fez, com o público interagindo com a marca de forma divertida, decidimos expandir a ação para todos que quiserem participar”, afirma Giulia Queiroz, diretora de Marketing do Burger King® no Brasil.
“Nosso objetivo é atrair ainda mais pessoas para nossos restaurantes, aproveitando a oferta promocional e incentivando o público a explorar outras opções do nosso cardápio”, completa.
A promoção inédita de 2 BK® Franguinhos por R$ 0,25 surgiu como uma divertida releitura da famosa oferta de 2 Whopper por R$ 25,90, que já se tornou um clássico do Burger King®.
Enquanto surpreende o público com uma ação especial de Black Friday, a marca mantém a tradicional promoção de 2 Whopper, disponível no balcão, BK Drive, totens de autoatendimento e Clique & Retire dos restaurantes participantes. Uma combinação que reforça o compromisso do BK® em entregar sabor e excelente custo-benefício ao longo de todo o ano.
A oferta especial de Black Friday de 2 BK® Franguinhos por apenas R$ 0,25 está disponível no Balcão, BK Drive e Totem das unidades participantes do Burger King® Brasil, até 29 de novembro, com limitação de uma compra de R$ 0,25 por vez e por Nota Fiscal.
O Burger King® é uma das maiores operações de fast food do Brasil, presente em todos os estados do país.
O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Brasil em 2004, passando a ser operado oficialmente pela máster franqueada brasileira ZAMP® em 2011.
Com mais de 1.000 estabelecimentos, entre lojas próprias e franqueadas, a marca foi considerada uma das mais criativas do mundo por três anos consecutivos em Cannes.
Para saber mais sobre Burger King® no Brasil, acesse o site ou acompanhe a marca no Facebook, X, Instagram e YouTube.
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