Categories: Últimas Notícias

Biólogo do Tocantins vai realizar sonho de infância ao participar de expedição na Antártica: ‘Diferente de tudo’

Fabyano Lopes vai passar cerca de um mês no continente. O professor da UFT é um dos cientistas selecionados para investigar o potencial biotecnológico de microrganismos da Antártica. Biólogo foi selecionado para participar de expedição na Antártica
Arquivo Pessoal
Aos 38 anos de idade, o biólogo Fabyano Lopes se prepara para realizar um sonho de infância: visitar as terras geladas e inóspitas do continente antártico. Ele foi selecionado para integrar uma expedição científica que investiga o potencial biotecnológico de microrganismos da Antártica.
“Desde menino, sempre pensei na Antártica como um ambiente diferente de tudo. Mas ir até lá era inimaginável. Surgiu a oportunidade de trabalhar com identificação de microrganismos utilizando o DNA, que é minha especialização, entrei por acaso e pra mim é a realização de um sonho de criança”, contou.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Mais de 30 pesquisadores participam desta fase do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que em 2024 completou 43 anos de atuação. Fabyano é o único representante do estado selecionado para a expedição e embarca para o Chile na próxima sexta-feira (26), de onde fará a travessia de navio até a estação da Marinha do Brasil na Antártica na primeira semana de janeiro de 2025.
“O objetivo do grupo é realizar um levantamento da biodiversidade antártica, com ênfase nos microrganismos e também nas briófitas, que são os principais vegetais presentes nesse ambiente. Vou ficar na base [de operações] enquanto outros companheiros vão ficar viajando de ilha em Ilha, coletando amostras”, explicou.
Tocantinense participa de pesquisa na Antártica
As condições climáticas extremas não intimidam o pesquisador, que vai trocar os 35°C de temperatura média do Tocantins pelo verão antártico, que registra temperatura média de -10ºC na costa do continente, por cerca de um mês.
“Todo mundo pergunta como vou enfrentar a temperatura. Moro no Tocantins, então não tenho um guarda-roupa de frio, mas aos poucos estou comprando roupas”, riu.
Estação reconstruída após incêndio
Estação Antártica Comandante Ferraz é base brasileira para cientistas e pesquisadores.
Divulgação Marinha do Brasil
A base de operações fica na nova Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na Península Keller, dentro da Ilha Rei George. O complexo de mais de 4,5 mil m² foi reinaugurado em 2020, oito anos após um incêndio consumir parte da estrutura anterior, matando duas pessoas.
A estação foi construída com materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental, com módulos desmontáveis e recicláveis. De acordo com a Marinha, o complexo consegue suportar temperaturas negativas, nevascas e ventos de até 200 quilômetros por hora.
O Brasil é um dos 29 países presentes no continente, que não tem governo e não pertence a nenhuma nação, e é considerado uma área de preservação científica.
Doutor em microbiologia vai pesquisar biodiversidade de plantas da Antártica
Arquivo Pessoal
De acordo com o biólogo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins, os diversos estudos científicos feitos no continente podem contribuir para o desenvolvimento biotecnológico nacional, nas indústrias de medicamentos, agricultura e nas indústrias de alimentos.
A pesquisa conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com a Marinha, atualmente cerca de 29 projetos científicos e 171 pesquisadores receberam apoio logístico para desenvolver trabalhos na Antártica.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Share
Published by

Recent Posts

Enteada é investigada por suspeita de desviar R$ 20 mil da conta do padrasto para gastar com jogos online

Caso aconteceu em Babaçulândia e mulher de 25 anos foi indiciada por roubo. Ela confessou…

58 minutos ago

UFMT desenvolve sistema que monitora tuberculose com uso de inteligência artificial

Tecnologia busca ajudar nas decisões ao combate da doença no estado. Agora, o grupo está…

58 minutos ago

Primeiro ‘zoológico de bichos de pelúcia’ do Brasil é inaugurado no interior de SP

Com investimento de R$ 3 milhões, o espaço promete atrair turistas para a cidade de…

58 minutos ago

Quatro cidades goianas são inclusas em ranking do turismo; veja quais

Ranking aponta os municípios brasileiros com maior fluxo turístico. As quatro cidades goianas estão na…

58 minutos ago

Motorista de ônibus morto após acidente com carreta em rodovia do AM estava há pouco tempo na empresa, diz família

Jair Nascimento dos Santos tinha 45 anos e é uma das quatro vítimas da tragédia…

58 minutos ago

VÍDEO: Mulher é presa com mais de 8 mil pinos de cocaína e mil tabletes de maconha embalados com iniciais de facção criminosa

Ação 'Presente de Natal' conjunta entre as polícias Militar e Civil aconteceu em Pirapetinga. Materiais…

58 minutos ago