Categories: Últimas Notícias

Após críticas, Câmara de SP altera texto aprovado em 1ª votação, e prazo para trocar frota por ônibus elétricos volta a ser de até 20 anos

Projeto de lei é de autoria Milton Leite (União Brasil), e a sessão que aprovou projeto em segunda votação foi na quarta-feira (18). Texto segue para sanção ou veto do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Em São Paulo, o salário bruto dos 55 vereadores é de R$ 18.991,68
Richard Lourenço/Rede Câmara via BBC
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que altera o prazo para a cidade zerar as emissões de gás carbônico até 2038. A votação foi simbólica e ocorreu na tarde desta quarta-feira (18).
Foram contrários ao projeto a bancada de vereadores do PSOL, Luna Zarattini (PT) e Hélio Rodrigues (PT). Houve também uma abstenção. O texto agora segue para sanção ou veto do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O projeto é da autoria do presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil), e sofreu alterações após a primeira votação, em 9 de dezembro, por ter recebido críticas. Isso porque o texto esticava para 2054, ou seja, daqui a 30 anos, o prazo para a frota ser 100% elétrica. Com isso, as empresas de ônibus poderiam voltar a comprar veículos movidos a diesel, algo vetado desde 2022.
O novo texto também tem pontos que incluem empresas responsáveis pelo fornecimento elétrico e gás na cidade no projeto de eletrificação dos veículos.
Em até 90 dias, as concessionárias de ônibus deverão apresentar à Enel um projeto com as necessidades para o carregamento de baterias elétricas e, à Comgas, “a infraestrutura para o funcionamento dos veículos movidos a gás, nos locais a serem indicados pelo Município de São Paulo e com capacidade compatível com a necessidade do funcionamento do serviço”.
Com isso, o texto aprovado em segunda votação permite que até 50% da frota das empresas seja movida a diesel até que as companhias consigam implementar os projetos.
Antes do recesso
A Câmara Municipal de São Paulo também aprovou nesta quarta, em segunda votação, o projeto que altera as leis relacionada aos servidores públicos da cidade.
Os vereadores da oposição criticaram, principalmente, as novas propostas feitas no projeto aos profissionais da educação, incluindo a diminuição de remuneração aos professores que ficarem doentes.
Na terça (17), a Câmara aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que prevê a privatização de equipamentos públicos na cidade como ciclovias, ciclofaixas e centros esportivos. Foram 35 votos a favor e 15 contrários à proposta de autoria do prefeito Ricardo Nunes (MDB), além de uma abstenção.
Os vereadores de São Paulo também devem votar emenda à Lei de Zoneamento que permitiria a construção de prédios altos em Zonas Exclusivamente Residenciais (ZER), como no bairro Vila Nova Conceição, próximo ao Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da capital.

Share
Published by

Recent Posts

Polícia Federal faz operação para prender policial civil suspeito de integrar quadrilha que roubava mercadorias dos Correios

Segundo a PF, agente está foragido. Foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão em…

11 minutos ago

Estátuas de Luis Fernando Verissimo e do personagem ‘Analista de Bagé’ são vandalizadas em cidade do RS; veja FOTOS

Peças devem passar por restauro, processo que será comandado pelo autor das obras. As três…

11 minutos ago

Caso Gisèle Pelicot: Homem acusado de drogar ex-mulher para estuprá-la recebe sentença nesta quinta

Dominique Pelicot e outros 50 homens são acusados de estuprar vítima ao longo de 10…

11 minutos ago

Vacina contra o câncer: Rússia anuncia imunizante personalizado para 2025; veja o que se sabe

Todas as informações sobre a vacina foram dadas pelo governo russo. Não há publicação em…

11 minutos ago

Transforme sua varanda em um refúgio de verão

Seja para relaxar ou para receber os amigos, a varanda se torna um dos cômodos…

11 minutos ago

Primeiro voo internacional da retomada do Aeroporto Salgado Filho pousa após sete meses da enchente no RS

Aeronave pousou na noite de quarta-feira (18), vinda do Panamá. Primeiro voo internacional pousa no…

11 minutos ago