Coach participou nesta sexta-feira (9) da série de entrevistas do g1 com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, conduzida por Natuza Nery. Pablo Marçal (PRTB) é entrevistado como candidato à prefeitura de São Paulo pela jornalista Natuza Nery para O Assunto no estúdio do g1 em SP
Fábio Tito/g1
Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, defendeu nesta sexta-feira (9) a criação de bolsões de carros nas rodovias, interligados com teleféricos em comunidades, para desafogar o trânsito e melhorar a mobilidade.
Ele também se colocou contra a escolarização e disse que a rede pública “soca teoria” e não investe no “ensino lúdico”.
Ao ser questionado sobre as denúncias de que membros do PRTB tenham ligações com o PCC, o candidato disse não saber sobre a veracidade das acusações e sugeriu que os envolvidos apresentem explicações.
Marçal foi o terceiro entrevistado na série do g1 com os candidatos à Prefeitura de São Paulo. As entrevistas são realizadas ao vivo, às 13h30, com transmissão no site, YouTube e TikTok.
Transporte e mobilidade
Durante a entrevista, Marçal afirmou que sua ideia dos bolsões surgiu incialmente para aproveitar as características turísticas da cidade, mas posteriormente viu na proposta uma forma de melhorar a mobilidade.
“A maior característica do turista de São Paulo não é visitar o Centro de SP é para negócios. Imagina a gente pegar esse tráfego, isso pode colocar aí uma vaga de 300 a 500 mil carros por dia, o teleférico só faria a ligação com o sistema de transporte. O teleférico é para a gente ‘desfavelizar’ essa cidade fortificar a comunidade.”
Pablo Marçal (PRTB) responde a pergunta sobre trânsito
Leia mais:
Marçal esiste de criar pedágio urbano e quer ‘criar bolsões de carros nas 10 rodovias que entram na cidade interligados aos teleféricos nas favelas’
‘Sou contra a escolarização; nos EUA não estudam Geografia’
‘Tem que ter um cessar-fogo depois das eleições; não dá pra o Brasil ficar com políticos que têm inimizades’
‘Ele vai ter que se defender; ele que se explique’, diz sobre suposta ligação do presidente do PRTB com PCC
Educação
Na área da educação, Marçal disse ser contra a escolarização e afirmou que o modelo atual de ensino não faz as crianças “amadurecerem rápido”.
“A gente faz todos os alunos da rede pública estudar Bhaskara, ninguém sabe explicar pra que que é isso, isso é pra engenharia e a maior parte dos engenheiros nunca vai usar isso e a gente não tem ninguém questionando isso.”
Sem explicar de que forma pretende investir em melhorias na educação, ele defendeu o ensino lúdico, fez comparações com outros países e disse nos EUA não se aprende sobre geografia.
“O que que é escolarização? Eu ensino um monte de coisa pra uma criança que ela não vai usar na vida dela, tem um grau de desinteresse muito grande. Vou falar uma coisa aqui que vai virar uma noticia distorcida, certeza. Os estados unidos da américa não estuda geografia. Ai você fala “vai cortar geografia da escola”, não falei, é só pra você pensar. A gente faz todos os alunos da rede pública estudar Bhaskara, ninguém sabe explicar pra que que é isso, isso é pra engenharia e a maior parte dos engenheiros nunca vai usar isso e a gente não tem ninguém questionando isso”.
Pablo Marçal (PRTB) responde a pergunta sobre educação
Denúncias contra presidente PRTB
Ao podcast, o candidato também comentou sobre as denúncias de que membros do partido dele estejam envolvidos em crimes ou com facções criminosas.
Segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, o presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, foi flagrado em conversas com um membro da legenda dizendo ter ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Na avaliação de Marçal, o presidente do partido é quem deve apresentar explicações.
“Se confirmou e tiver de fato, se isso é uma conversa fiada, que ele apresente as declarações dele, ele mesmo tem que se defender. Eu não tô defendendo ele, tá?”
“Eu não tenho como achar, eu não sei a veracidade do áudio. Você já falou que teve certificação aí, mas, de toda forma, eu acredito que as pessoas precisam de ter o contraditório e a ampla defesa, uma das coisas mais belíssimas que tem direito. Eu não faço parte disso, eu não tenho nenhum recurso de ninguém. Se ele acabou falando, que ele se explique, se isso é irreal, que alguém que produziu isso, que seja responsabilizado.”
Expedição polêmica
Em janeiro de 2022, Marçal ganhou destaque na mídia após colocar 32 pessoas em risco durante uma expedição motivacional ao Pico dos Marins, na cidade de Piquete, no interior de São Paulo. As 32 pessoas foram resgatadas pelos Bombeiros após uma tempestade que deixou o grupo preso no topo da montanha.
Na época, os bombeiros que participaram do resgate criticaram a ação do coach. Eles afirmaram que Marçal “foi totalmente irresponsável” e “colocou as pessoas em risco de morte” durante a condução do grupo.
Questionado sobre o assunto, ele negou ter liderado o grupo, mas admitiu o erro da expedição.
“Eu subi 5 horas depois, eu não liderei grupo nenhum, coisa nenhuma. Então assim, aquilo foi um erro? Sim, as pessoas erram. Você não vai me ver cometer o mesmo erro duas vezes.”
Quem é Pablo Marçal
Formado em Direito, Pablo Marçal é casado e pai de quatro filhos. Na última eleição, declarou patrimônio de R$ 16,9 milhões de à Justiça Eleitoral, posteriormente retificado para R$ 96 milhões.
Já publicou vários livros na área de desenvolvimento pessoal e leva a vida dando palestras e cursos sobre como enriquecer e ganhar dinheiro.
Essa é a segunda tentativa dele na política. Ele já tentou ser candidato à presidência da República e também deputado federal pelo PROS, mas teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na época, o empresário obteve 243.037 votos e chegou a ser eleito para uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mas ele concorreu ao cargo sub judice, porque se inscreveu para o pleito de deputado federal fora do período e com falta de documentos estipulados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).
Para escolher o ar-condicionado ideal, recomendações vão desde avaliar o orçamento disponível até conhecer as…
Marca conta com linhas que apostam em notebooks sóbrios, com bom custo-benefício: há modelos de…
As gravações de The Masked Singer, apresentado por Eliana, já estão a todo vapor e,…