Matheus Fernandes, de 18 anos, mora em São Vicente e trabalha nas ruas de Santos e Praia Grande. Ambulante do litoral de SP aumenta vendas ‘desafiando’ clientes na matemática
Um ambulante da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, viu suas vendas aumentarem ao adotar uma estratégia inusitada para atrair clientes. Matheus Fernandes Virgínio, de 18 anos, desafia quem passa pelas ruas a responder contas de matemática. Se ele errar o resultado, o doce é grátis (veja acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ao g1, o jovem contou que vende balas desde os 7 anos para ajudar no sustento de casa e, com o tempo, notou que precisava se destacar entre os demais ambulantes. “Pensei: como eu sou bom em matemática, eu vou começar a usar. Comecei e deu certo”, explicou o vendedor, que implementou a estratégia aos 11 anos.
Ele vende jujubas já conhecidas e comercializadas por muitos ambulantes. Portanto, precisou abordar os clientes de forma diferente, com base no seguinte desafio:
O potencial cliente usa a calculadora para resolver qualquer equação, seja de adição, subtração, multiplicação ou divisão, e pergunta a resposta a Matheus. Ele então propõe “Se eu errar, vocês ganham 10 balas, mas se eu acertar, tem que comprar uma, que é R$ 2”.
Segundo Matheus, o desafio rendeu um aumento de vendas e as reações das pessoas são surpreendentes. “[É] Como se [eu] tivesse ganhado na Mega-Sena”, brincou o vendedor.
Matheus faz contas de matemática para atrair clientes na Baixada Santista (SP)
Reprodução
Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de nível leve, o jovem acredita que a inteligência é uma das principais características do transtorno.
Para ele, a facilidade com os números é algo natural, que surgiu à medida que começou a estudar matemática básica, como soma, subtração, divisão e multiplicação. “Sempre tive esse dom”, afirmou.
No entanto, o conhecimento se intensificou com o tempo e auxilio de outras pessoas. “Tanto na escola, quanto fora dela”.
Repercussão
Morador de São Vicente, o jovem expandiu seu trabalho para Praia Grande e Santos, ganhando reconhecimento na região. Alguns clientes começaram a gravar as vendas e compartilhar nas redes sociais, o que o incentivou a criar um perfil e produzir conteúdo online. Matheus, então, decidiu investir na internet, criando vídeos para divulgar seu trabalho.
“Sonho muito. Eu quero trabalhar em algo que me destaque. Então, eu preciso trabalhar com matemática”, finalizou o jovem.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…