O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de mais de sete milhões de pessoas O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de mais de sete milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. Composta por 12 municípios – quatro no estado de Minas Gerais (Camanducaia, Extrema, Itapeva e Sapucaí-Mirim) e oito em São Paulo (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Nazaré Paulista, Mairiporã, Piracaia e Vargem), com uma área de abrangência de 2.278 quilômetros quadrados, não é apenas água que é produzida nesta região. Diversos produtos da agricultura familiar chegam até a mesa de quem reside nos centros urbanos. Conheça quatro produtos comercializados pelos Semeadores de Água, produtores rurais parceiros do Projeto Semeando Água, que adotam Sistemas Produtivos Sustentáveis, conservando solos e água na região.
Instituto de Pesquisas Ecológicas
Jean Marcel Camargo
1: Café: o sabor do café é influenciado pela altitude e clima da região onde é cultivado, possuindo sabores únicos, assim como o vinho. A região do Cantareira possui histórico de produção de café, beneficiada pela fertilidade da Mata Atlântica originária. A construção das represas alagou as áreas mais planas, restando à agricultura áreas com alta declividade, ideais para esse cultivo. Quando os plantios são realizados utilizando uma das Soluções Baseadas na Natureza, o Sistema Agroflorestal, a sombra das árvores mais altas melhora a qualidade da produção e ainda protege o cultivo de geadas, reduzindo o trabalho do agricultor e o custo com insumos. Além do sombreamento natural, o controle é biológico, o resultado é o café livre de agrotóxicos. Conheça o Café Agroflorestal uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, no Pontal do Paranapanema que inspira o café do Cantareira. Como exemplo, Sandro Trevisan produz o café “Vovó Zefina”, marca que homenageia seus antepassados.
Instituto de Pesquisas Ecológicas
Sandro Trevisan
2: Goiaba: a goiaba é uma fruta que pode ser utilizada na fabricação de diversos produtos. Para além da conhecida goiabada, a fruta também é base para geleias, doces, biscoitos, farinha, vinagre e até mesmo cerveja. Ana Paula Figueredo, Semeadora de Água, é a criadora da marca “DePaula: doces artesanais”. Seus frutos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos, através de técnicas agroecológicas que conservam o solo e contribuem para a produção de água do Sistema Cantareira. Ana Paula recebeu recentemente o selo que certifica sua produção como orgânica, levando ainda mais saúde para seus consumidores.
3: Flores: no Sistema Cantareira também são produzidas flores ornamentais para a decoração de eventos. Espécies nativas, mais adaptadas ao clima local, estão entre os produtos comercializados por Eloisa Pinheiro. Eloisa semeia água ao plantar flores com floresta, utilizando técnicas agroecológicas, diversificando a produção com frutas nativas da Mata Atlântica, a fim de resgatar os sabores e saberes da cultura regional. Também produz flores comestíveis, trazendo diversidade e beleza aos pratos. Essas flores fazem a alegria de abelhas e beija-flores, polinizadores que estão sempre nos plantios, completando a beleza do local.
Instituto de Pesquisas Ecológicas
Eloisa Pinheiro
4: Cerveja: a produção de cerveja utiliza grandes quantidades de água. Para cada litro de cerveja são necessários aproximadamente 5 litros de água. Na cervejaria Rusticana, localizada em Nazaré Paulista, as cervejas são saborizadas a partir de frutos nativos da Mata Atlântica, produzidos no Sistema Agroflorestal da propriedade. O resíduo da produção é utilizado na alimentação dos animais e a água residual para a irrigação dos plantios, retornando ao solo. São sabores incríveis, que respeitam a sazonalidade dos frutos. As cervejas da Mata Atlântica são produzidas com uvaia, bacupari, cereja do rio grande, frutas vermelhas silvestres e uma diversidade de sabores.
O Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apoia a agricultura familiar através do planejamento das propriedades rurais e da implantação de Sistemas Produtivos Sustentáveis no Sistema Cantareira. Para saber mais sobre os Semeadores de Água acesse: semeandoagua.ipe.org.br/semeadores-de-agua ou siga o @institutoipe no Instagram.
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…