Categories: Tecnologia

X (ex Twitter) está usando os seus posts para treinar IA; saiba impedir

Postagens e interações no X estão sendo usadas para treinar o Grok AI, ferramenta generativa da empresa; saiba como evitar o compartilhamento de dados na plataforma O X (antigo Twitter) está usando as postagens dos usuários para treinar e aprimorar sua ferramenta de inteligência artificial generativa, Grok AI. A rede social, no entanto, passou a oferecer uma configuração que impede essa coleta e compartilhamento de dados. Conforme publicado na (@Sefety), conta responsável pelas informações de segurança da plataforma, todos os usuários podem escolher se as postagens serão usadas para treinar o Grok. A configuração de privacidade, até o momento, só pode ser acessada pela web, mas, em breve, também estará disponível no aplicativo para Android e iOS (iPhone). A seguir, entenda melhor sobre a coleta de dados para treinar IA e saiba como desativar esta opção no X.
🔎SearchGPT: OpenAI lança buscador para competir com Google e Bing; confira
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A rede social está usando informações do usuário para treinar sua IA; saiba como impedir
Reprodução/Nadeem Sarwar/SlashGea
📝 Quais os melhores chatbots para conversar com inteligência artificial? Comente no Fórum do TechTudo
Quais dados são compartilhados e como o X pode utilizá-los?
Conforme as políticas de privacidade do X, a empresa pode usar posts públicos, interações com outros usuários, informações e resultados de pesquisas com a IA para treinar o Grok. Além disso, esses dados também podem ser compartilhados com prestadores que trabalham em parceria com a xAI com a mesma finalidade. Vale lembrar que o Grok é a ferramenta de IA generativa do X, que só está disponível para usuários Premium.
Essa política já está em vigor desde setembro de 2023, quando foi atualizada pela última vez. Nas regras, é possível ver que a empresa informa poder usar as informações disponíveis publicamente para “ajudar a treinar nossos modelos de aprendizado de máquina ou inteligência artificial para os fins descritos nesta política”. Contudo, para dar maior controle sobre suas informações, o X implementou uma configuração de privacidade que permite que o usuário impeça que esses dados sejam coletados ou usados pela empresa.
Initial plugin text
Vale ressaltar também que a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD), em vigor desde 2020, regula a forma como instituições públicas e privadas podem armazenar, tratar e compartilhar informações pessoais do usuário. Sendo assim, algumas empresas precisam criar mecanismos para se adequar à legislação, dando ao usuário o direito de se opor a esta coleta de dados. No último mês, por exemplo, a Meta teve de oferecer uma maneira para os brasileiros solicitassem que suas informações não fossem usadas para treinar sua ferramenta de IA após a big tech mudar as políticas de privacidade do Instagram.
Como impedir que o X utilize seus dados para treinar IA?
Para impedir que seus dados sejam usados para treinar e aprimorar o Grok, é preciso acessar a sua conta pelo navegador e clicar na opção “Mais”, que fica no menu lateral esquerdo. Em seguida, selecione “Configurações e privacidade” e escolha a opção “Privacidade e segurança”. Quando o novo menu for aberto, role a tela para baixo até encontrar a seção “Compartilhamento e personalização de dados”.
Nesta área, é possível personalizar como a plataforma coleta, usa e compartilha os dados do usuário. Para impedir que suas informações sejam usadas para treinar a IA, escolha a opção “Grok” e desmarque a caixinha azul. Também é possível apagar todo o histórico de conversas que você teve com o Grok.
Desmarque a opção que permite que o X use suas informações para treinar o Grok
Reprodução/X
Outra maneira de impedir que o X use suas postagens e interações para treinar a inteligência artificial é configurando o perfil como privado. Afinal, a plataforma só coleta os dados compartilhados publicamente. Para isso, basta acessar sua conta e clicar em “mais” (ou Configurações & Suporte no aplicativo). Depois, selecione a opção “Privacidade e segurança” e, em seguida, “Público, mídia e marcação”. Por fim, marque a opção “Proteger suas publicações” para privar sua conta.
Marque a opção “Proteger suas publicações” para tornar o perfil privado
Reprodução/X
Com informações de The Verge.
Mais do TechTudo
Veja também: Chat GPT-4o tem funções que vão te impressionar; veja todas
Chat GPT-4o tem funções que vão te impressionar; veja todas

Share
Published by

Recent Posts

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

5 dias ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

5 dias ago

Corpo de vítima da queda de ponte é resgatado por mergulhadores após ser encontrado por drones entre os escombros

Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…

1 mês ago

IPVA 2025: pagamento em até seis parcelas pode ser feito a partir de fevereiro em RR; veja calendário

Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…

1 mês ago

Emília Corrêa afirma que maternidade de Aracaju possui dívida de quase R$ 15 milhões

Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…

1 mês ago

Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Secretaria de Saúde

Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…

1 mês ago