Categories: Tecnologia

Quer ver mensagens apagadas do WhatsApp? Entenda riscos da prática

Apps para ver mensagens apagadas do WhatsApp podem comprometer o funcionamento do smartphone, além de expor dados sensíveis dos usuários ao ataque de hackers; cofira O WhatsApp não tem um espaço para armazenamento de arquivos deletados, mas, mesmo assim, permite ver mensagens apagadas do aplicativo. A ação pode ser executada a partir de ferramentas nativas do próprio app, disponível para celulares Android e iOS, como o backup das mensagens ou a função de desfazer a exclusão de mensagens. Contudo, esses recursos não oferecem uma recuperação total dos arquivos apagados. Para isso, muitos usuários recorrem a aplicativos e plataformas não oficiais, que comprometem tanto o smartphone quanto os dados sensíveis. No texto a seguir, entenda os riscos da prática de ver as mensagens apagadas do WhatsApp.
🔎 WhatsApp: 7 recursos que podem ser lançados pelo app em 2025
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Quer ver mensagens apagadas do WhatsApp? Entenda riscos da prática
Mariana Saguias/TechTudo
📝 WhatsApp não salva mídias enviadas? Veja como corrigir no Fórum do TechTudo.
É possível ver mensagens apagadas do WhatsApp?
É possível ver mensagens apagadas do WhatsApp, mas com limitações. Por meio do backup do mensageiro, o usuário consegue recuperar a conversa apagada. Para isso, o backup automático do app deve estar ativado para o conteúdo ser salvo na nuvem. Feito isso, o usuário deve desinstalar o aplicativo e instalá-lo novamente. Assim que abrir o app, basta tocar em “Restaurar Backup”. Vale ressaltar que só serão recuperadas mensagens “salvas” pela cópia em nuvem. Desse modo, qualquer mensagem apagada antes da ação é perdida para sempre.
Além disso, se o usuário apagou um conteúdo por engano utilizando a opção “Apagar Para Mim”, o WhatsApp permite que a ação seja rapidamente desfeita. Ao concluir a exclusão da mensagem, a plataforma, por meio de um alerta, oferece a opção de reverter a ação clicando no botão “Desfazer”. No entanto, essa ação também não permite ao usuário ver mensagens apagadas definitivamente.
Lixeira do WhatsApp existe?
O WhatsApp não possui uma lixeira como a existente em computadores ou em alguns aplicativos de smartphone, como a galeria de imagens, por exemplo. Dessa forma, os usuários não conseguem visualizar ou restaurar arquivos apagados no mensageiro. Contudo, como mencionado no tópico anterior, existem meios que possibilitam o acesso a arquivos recentemente deletados do aparelho. Há, também, meios alternativos para ver mensagens apagadas do mensageiro, mas a prática traz riscos aos usuários. Entenda mais sobre isso no tópico abaixo.
Usuários podem ver mensagens apagadas com o auxílio do backup do WhatsApp
Isadora Lima/TechTudo
Quais os riscos de ver mensagens apagadas do WhatsApp?
Para ver as mensagens apagadas do WhatsApp, muitos usuários recorrem a aplicativos que, de alguma forma, conseguem acessar e armazenar os dados do mensageiro. Esses apps funcionam como uma espécie de backup paralelo, não oficial, violando as diretrizes da plataforma sobre privacidade. O TechTudo não recomenda o uso de aplicativos ou plataformas de terceiros, já que eles podem trazer riscos severos aos usuários. Confira alguns, abaixo.
Conta do WhatsApp pode ser banida: o uso desses recursos, plataformas ou ferramentas infringe as diretrizes da política de uso do WhatsApp. Se a Meta identificar atividades suspeitas que violem essa política, ela pode banir o usuário permanentemente;
Malwares e vírus: por não serem de fontes oficiais, as plataformas que oferecem o serviço de visualização das mensagens apagadas podem estar infectados com vírus ou malwares, colocando em risco não só o dispositivo como também os dados dos usuários;
Exposição de dados sensíveis: o uso dessas ferramentas compromete a segurança de sensíveis, deixando os usuários vulneráveis a ataques hackers ou vazamentos. Esses dados expostos sem consentimento podem ser utilizados por cibercriminosos para aplicar golpes.
Com informações de Screen Rant e WhatsApp
Mais do TechTudo
Veja também: Como desativar a Meta AI do WhatsApp?
Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

Share
Published by

Recent Posts

Me Poupe de Nathalia Arcuri recomenda carteira com 33% em bitcoin para 2025

O canal Me Poupe, com 7,64 milhões de inscritos no YouTube, divulgou um portfólio de…

23 minutos ago

Brasileiros compram Dólar em corretoras de criptomoedas e vendem nos bancos com bug de Natal

Vários brasileiros aproveitaram o Natal para lucrar com um novo bug do Dólar no Brasil,…

23 minutos ago

Site mira investidores do Pudgy Penguins para roubar moedas

Um dos projetos de memecoins que atraiu grande atenção no final de 2024 foi o…

23 minutos ago

Companhia dos EUA parceira da NASA compra bitcoin e anuncia reserva estratégica

Em um anúncio nesta quinta-feira (26), a KULR Technology Group, Inc. (NYSE American: KULR), líder em…

23 minutos ago

BitMart anuncia campanha de Natal e Ano Novo com prêmios de 430.000 USDT e ofertas especiais

A BitMart, uma das principais exchanges globais de criptomoedas, lança hoje a tão esperada Campanha…

23 minutos ago

COFECI avança na regulação de ativos imobiliários em blockchain no Brasil

A Portaria COFECI nº 135, publicada no Diário Oficial da União nos últimos dias, marca…

23 minutos ago