As modalidades do Pix têm semelhanças, no entanto, as propostas dos serviços são diferentes; entenda o que é e como funciona cada uma delas e veja quando usá-las O Pix agendado recorrente e o Pix automático são duas modalidades do Pix que podem ser úteis para organizar as finanças. Os modelos têm similaridades entre si porque permitem a automatização dos pagamentos, mas também possuem diferenças perceptíveis: enquanto o Pix agendado recorrente é uma alternativa que o usuário tem de efetuar pagamentos periódicos cadastrando dados do recebedor, no Pix automático é a própria empresa que cadastra os dados de cobrança. A seguir, entenda o que é e como funciona o Pix agendado recorrente e veja quais são as diferenças entre os serviços.
🔎 O que significa Pix? 7 perguntas e respostas inusitadas sobre o serviço
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Pix agendado recorrente e Pix automático: entenda diferenças entre as duas modalidades
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Golpe no WhatsApp pedindo dinheiro. Como resolver definitivamente? Saiba mais no Fórum do TechTudo
Pix agendado recorrente: entenda o que é e como funciona
O Pix agendado recorrente é uma nova modalidade do Pix para agendar pagamentos que precisam ser realizados com alguma frequência. O recurso permite que usuários organizem as finanças com a realização de pagamentos periódicos, que acontecem todos os meses. Portanto, se você possui uma conta fixa cujo valor não varia — como o aluguel, por exemplo —, pode usar o Pix agendado recorrente para efetuar o pagamento com mais praticidade.
A modalidade vale para pagamentos realizados entre pessoas físicas ou jurídicas, e pode ser usada para automatizar o pagamento dos gastos mensais. Você pode usar o Pix agendado recorrente para pagar a terapia ou o professor de música, por exemplo. Os valores, então, cairão na conta dos recebedores sempre no mesmo dia de cada mês. Para isso, basta cadastrar os dados do recebedor no app do banco e definir o dia e o valor que será enviado todos os meses. Vale lembrar que o valor estipulado para transação precisa estar disponível em conta no dia em que o Pix for agendado, caso contrário, a transferência não será efetuada, o que pode ocasionar no pagamento de multas por atraso.
Pix agendado recorrente é gratuito? Entenda como o serviço funciona
Mariana Saguias/TechTudo
Quais bancos oferecem o Pix agendado recorrente?
Desde o dia 28 de novembro, o Pix agendado recorrente passou a ser obrigatório no país. Sendo assim, todas as instituições financeiras devem ofertar a modalidade de pagamentos em seus serviços. Apesar da obrigatoriedade ter sido definida pelo Banco Central do Brasil apenas no início da semana, o Pix agendado recorrente não é um serviço novo, e algumas instituições já permitiam que usuários agendassem os pagamentos periódicos antes mesmo da mudança nas regras do BC. O que muda, agora, é que todos os bancos e contas de pagamento que atuam no Brasil devem, obrigatoriamente, ofertar a modalidade de pagamentos aos seus clientes.
Pix agendado recorrente e Pix automático: quais são as diferenças?
Enquanto o Pix agendado recorrente permite que o usuário organize as finanças e programe os pagamentos do mês, o Pix automático permitirá que as empresas ofereçam ao cliente a possibilidade de automatizar contas recorrentes. Por norma, o serviço facilitará a cobrança de pagamentos e funcionará de forma similar ao débito automático, já que o usuário precisará autorizar o débito recorrente previamente.
Pix Automático será lançado apenas em 2025; entenda como vai funcionar
Mariana Saguias/TechTudo
Em linhas gerais, o Pix agendado recorrente é uma alternativa que o usuário tem de programar pagamentos regulares em sua conta, enquanto o Pix automático é uma modalidade na qual as empresas podem efetuar a cobrança dos pagamentos de forma automatizada. A expectativa é que o modelo de pagamentos, que deve ser lançado em 2025, possa ser ofertado por uma grande variedade de empresas. Entre eles, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por assinatura e mais, o que traria mais comodidade aos clientes.
Quando o Pix automático estará disponível?
A previsão é que o Pix automático seja disponibilizado apenas em 2025. Em julho, o Banco Central aprovou a data de lançamento da modalidade de pagamentos para o dia 16 de junho de 2025. A partir de então, as empresas poderão enviar a proposta de adesão aos clientes, e usuários que autorizarem o débito em conta poderão se beneficiar do serviço, que pode trazer mais comodidade aos usuários. Além disso, o BC ainda espera que a ferramenta possa diminuir eventuais custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência, aumentando nacionalmente a eficiência dos pagamentos realizados.
O Pix agendado recorrente é grátis? E o Pix automático?
Tanto o Pix agendado recorrente quanto o Pix automático são serviços gratuitos, assim como todo o ecossistema Pix. Portanto, o usuário não será impactado com nenhuma taxa ou tarifa extra se optar por usar qualquer um dos serviços para automatizar o pagamento de contas.
Com informações de Banco Central e Banco do Brasil.
Mais do TechTudo
Veja também: ‘Caí no golpe do Pix, e agora?’ Veja o que fazer e como recuperar
‘Caí no golpe do Pix, e agora?’ Veja o que fazer e como recuperar
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…