Categories: Tecnologia

Learn About: o que você precisa saber sobre nova IA do Google

Confira como funciona, público alvo e outros detalhes da ferramenta de IA do Google com modelo LLM treinado para educação, que responde questões de diversos assuntos O Google acaba de lançar o Google Learn About, sua nova ferramenta educacional alimentada por inteligência artificial (IA), para servir como um assistente de ensino gratuito. Diferente do ChatGPT e Gemini Google, que utilizam modelos de linguagem gerais extremamente grandes, o Learn About trabalha com o modelo reduzido LearnLM, treinado especificamente para o ensino. Com isso, a ferramenta consegue responder sobre assuntos gerais, como a idade da Terra, utilizando linguagem acessível e sugerindo conteúdos relacionados utilizando apenas fontes identificadas como educacionais.
🔎 Gemini x ChatGPT: testamos 4 tarefas com as IAs rivais; veja qual é melhor
🤖 VOTE NO SEU FAVORITO: qual é a melhor INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DE 2024?
Google Learn About é ferramenta de IA com modelo reduzido pré-treinado para fins educacionais
Reprodução/Google Learn About
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Como a inteligência artificial é implementada em chatbots? Saiba no Fórum do TechTudo!
Diferenças entre Gemini e Learn About
Ainda sobre as capacidades do Learn About, justamente por conta do objetivo de garantir a qualidade da informação, a IA evita dar respostas trazendo como primeira fonte a Wikipedia, justamente por se tratar de uma plataforma pública e aberta à edição. Mesmo que até haja um zelo por parte da comunidade que alimenta os verbetes, a enciclopédia online ainda conta com muita informação equivocada ou desatualizada, e o processo de verificação do conteúdo é realizada pela própria comunidade, e não necessariamente por especialistas.
O Learn About até sugere respostas da Wikipedia, mas não como primeira fonte, e sempre contrastando com veículos certificados como educacionais, como a National Geographic, por exemplo. Também por conta do modelo reduzido, o Learn About é menos suscetível a criar “alucinações” nas respostas, fenômeno no qual a IA cruza informações fora de contexto para uma pergunta e inventa uma resposta.
Google Learn About responde perguntas utilizando fontes verificadas, linguagem acessível e suporte visual
Reprodução/Google Learn About
Por mais que as outras IAs também consigam interagir de forma similar, por trabalhar com modelos gerais, não existe essa curadoria de fontes para garantir que a resposta não veio de uma página apenas com relevância de buscas, mas sem propriedade para cobrir os temas.
Outra diferença crucial entre o Learn About e outras IAs é que, por ser voltada como assistente de ensino, as respostas utilizam menos textos e mais suportes visuais, facilitando a compreensão por públicos com menos letramento, como crianças ainda em fase de alfabetização. Pela mesma razão, a própria linguagem utilizada nas respostas textuais é bem mais acessível, evitando termos muito técnicos, ou no mínimo contextualizando para melhorar sua compreensão, além de fugir de respostas muito longas.
Vale mencionar ainda que a ferramenta não armazena o histórico de conversas, mesmo estando conectado a sua conta Google. Dessa forma, ao fechar a plataforma a interação é perdida, sendo preciso repetir a pergunta no futuro. Pensando no contexto de sala de aula, essa característica pode ser ambígua, pois força o professor a realizar a mesma pergunta várias vezes para a ferramenta – dependendo de quantas vezes ele der aquela aula -, mas também entrega mais oportunidades de aprendizado, permitindo que turmas diferentes realizem interações sempre únicas.
Preço e disponibilidade do Google Learn About
O Google Learn About não contará com planos de assinatura Premium, como o ChatGPT ou o próprio Gemini. Isso é possível, na maioria, por ele trabalhar com um modelo de linguagem reduzido e pré-treinado. Como a plataforma não realiza treinamentos utilizando como referência a interação dos usuários, os servidores ativos do Learn About trabalham apenas com o processamento das inferências. O problema desse formato é que ele também limita a velocidade de treinamento em outros idiomas, já que o processo é realizado apenas internamente, e não em tempo real.
Google Learn About está disponível apenas em inglês, mas consegue trazer informações locais
Reprodução/Google Learn About
Por enquanto, o Google Learn About está em fase de testes, além de ainda não estar disponível no Brasil. Até é possível recorrer a uma VPN para testar, mas as interações são exclusivamente em inglês. Ao tentar realizar uma pergunta em português, a ferramenta apenas responde “Me desculpe, mas ainda não falo esse idioma”. O Google não confirmou quando a versão final ferramenta será disponibilizada, ou quando ela chega oficialmente ao Brasil, mas desde que as perguntas sejam feitas em inglês, já é possível obter respostas sobre informações locais.
Ao perguntar quanto tempo uma pessoa levaria para caminhar de São Paulo ao Rio de Janeiro, o Learn About afirmou que a distância é “muito grande para se cobrir a pé”, além de oferecer um conselho do tipo “Pare e pense”, cobrindo as implicações de caminhar longas distâncias sem preparo e planejamento adequados. Como alternativas, a IA ainda sugeriu formas mais baratas de realizar o trajeto, relatos de usuários em redes sociais sobre a viagem. Avançando na interação, ainda foi possível visualizar mapas e dados sobre a geografia característica da Região Sudeste.
Google Learn About interações avançadas focam em conteúdos didáticos, evitando tópicos vazios de curiosidades
Reprodução/Google Learn About
Quem tiver interesse em testar, utilize sempre VPNs pagos e de qualidade, pois os públicos não costumam garantir a segurança dos dados trafegados, nem por quais servidores sua conexão é roteada, oferecendo muitos riscos em potencial para seus dispositivos e informações sensíveis.
Com informações de Google Learn About.
Leia também
Veja também: Conheça o robô que usa linguagem do ChatGPT para interagir com humanos
Conheça o robô que usa linguagem do ChatGPT para interagir com humanos #viral

Share
Published by

Recent Posts

Homem é preso suspeito de estuprar criança de 11 anos em João Pessoa

Vizinhos avisaram à mãe sobre os abusos, que acionou a Polícia Militar. Delegacia da Infância…

5 minutos ago

Pinheiros, Zona Oeste de SP, registra até setembro o maior número de roubos em 24 anos

14º Distrito Policial registrou 2.798 ocorrências apenas entre janeiro e setembro deste ano, maior número…

5 minutos ago

VÍDEOS: Jornal Liberal 2ª Edição de quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Confira os destaques do Jornal Liberal 2ª Edição de quinta-feira, 14 de novembro de 2024.…

5 minutos ago

Redmi Note 8 tem NFC? Veja se o celular faz pagamentos por aproximação

Tecnologia NFC permite a realização de pagamentos direto com o celular, sem precisar de cartões…

6 minutos ago