Confira como funciona, público alvo e outros detalhes da ferramenta de IA do Google com modelo LLM treinado para educação, que responde questões de diversos assuntos O Google acaba de lançar o Google Learn About, sua nova ferramenta educacional alimentada por inteligência artificial (IA), para servir como um assistente de ensino gratuito. Diferente do ChatGPT e Gemini Google, que utilizam modelos de linguagem gerais extremamente grandes, o Learn About trabalha com o modelo reduzido LearnLM, treinado especificamente para o ensino. Com isso, a ferramenta consegue responder sobre assuntos gerais, como a idade da Terra, utilizando linguagem acessível e sugerindo conteúdos relacionados utilizando apenas fontes identificadas como educacionais.
🔎 Gemini x ChatGPT: testamos 4 tarefas com as IAs rivais; veja qual é melhor
🤖 VOTE NO SEU FAVORITO: qual é a melhor INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DE 2024?
Google Learn About é ferramenta de IA com modelo reduzido pré-treinado para fins educacionais
Reprodução/Google Learn About
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Como a inteligência artificial é implementada em chatbots? Saiba no Fórum do TechTudo!
Diferenças entre Gemini e Learn About
Ainda sobre as capacidades do Learn About, justamente por conta do objetivo de garantir a qualidade da informação, a IA evita dar respostas trazendo como primeira fonte a Wikipedia, justamente por se tratar de uma plataforma pública e aberta à edição. Mesmo que até haja um zelo por parte da comunidade que alimenta os verbetes, a enciclopédia online ainda conta com muita informação equivocada ou desatualizada, e o processo de verificação do conteúdo é realizada pela própria comunidade, e não necessariamente por especialistas.
O Learn About até sugere respostas da Wikipedia, mas não como primeira fonte, e sempre contrastando com veículos certificados como educacionais, como a National Geographic, por exemplo. Também por conta do modelo reduzido, o Learn About é menos suscetível a criar “alucinações” nas respostas, fenômeno no qual a IA cruza informações fora de contexto para uma pergunta e inventa uma resposta.
Google Learn About responde perguntas utilizando fontes verificadas, linguagem acessível e suporte visual
Reprodução/Google Learn About
Por mais que as outras IAs também consigam interagir de forma similar, por trabalhar com modelos gerais, não existe essa curadoria de fontes para garantir que a resposta não veio de uma página apenas com relevância de buscas, mas sem propriedade para cobrir os temas.
Outra diferença crucial entre o Learn About e outras IAs é que, por ser voltada como assistente de ensino, as respostas utilizam menos textos e mais suportes visuais, facilitando a compreensão por públicos com menos letramento, como crianças ainda em fase de alfabetização. Pela mesma razão, a própria linguagem utilizada nas respostas textuais é bem mais acessível, evitando termos muito técnicos, ou no mínimo contextualizando para melhorar sua compreensão, além de fugir de respostas muito longas.
Vale mencionar ainda que a ferramenta não armazena o histórico de conversas, mesmo estando conectado a sua conta Google. Dessa forma, ao fechar a plataforma a interação é perdida, sendo preciso repetir a pergunta no futuro. Pensando no contexto de sala de aula, essa característica pode ser ambígua, pois força o professor a realizar a mesma pergunta várias vezes para a ferramenta – dependendo de quantas vezes ele der aquela aula -, mas também entrega mais oportunidades de aprendizado, permitindo que turmas diferentes realizem interações sempre únicas.
Preço e disponibilidade do Google Learn About
O Google Learn About não contará com planos de assinatura Premium, como o ChatGPT ou o próprio Gemini. Isso é possível, na maioria, por ele trabalhar com um modelo de linguagem reduzido e pré-treinado. Como a plataforma não realiza treinamentos utilizando como referência a interação dos usuários, os servidores ativos do Learn About trabalham apenas com o processamento das inferências. O problema desse formato é que ele também limita a velocidade de treinamento em outros idiomas, já que o processo é realizado apenas internamente, e não em tempo real.
Google Learn About está disponível apenas em inglês, mas consegue trazer informações locais
Reprodução/Google Learn About
Por enquanto, o Google Learn About está em fase de testes, além de ainda não estar disponível no Brasil. Até é possível recorrer a uma VPN para testar, mas as interações são exclusivamente em inglês. Ao tentar realizar uma pergunta em português, a ferramenta apenas responde “Me desculpe, mas ainda não falo esse idioma”. O Google não confirmou quando a versão final ferramenta será disponibilizada, ou quando ela chega oficialmente ao Brasil, mas desde que as perguntas sejam feitas em inglês, já é possível obter respostas sobre informações locais.
Ao perguntar quanto tempo uma pessoa levaria para caminhar de São Paulo ao Rio de Janeiro, o Learn About afirmou que a distância é “muito grande para se cobrir a pé”, além de oferecer um conselho do tipo “Pare e pense”, cobrindo as implicações de caminhar longas distâncias sem preparo e planejamento adequados. Como alternativas, a IA ainda sugeriu formas mais baratas de realizar o trajeto, relatos de usuários em redes sociais sobre a viagem. Avançando na interação, ainda foi possível visualizar mapas e dados sobre a geografia característica da Região Sudeste.
Google Learn About interações avançadas focam em conteúdos didáticos, evitando tópicos vazios de curiosidades
Reprodução/Google Learn About
Quem tiver interesse em testar, utilize sempre VPNs pagos e de qualidade, pois os públicos não costumam garantir a segurança dos dados trafegados, nem por quais servidores sua conexão é roteada, oferecendo muitos riscos em potencial para seus dispositivos e informações sensíveis.
Com informações de Google Learn About.
Leia também
Veja também: Conheça o robô que usa linguagem do ChatGPT para interagir com humanos
Conheça o robô que usa linguagem do ChatGPT para interagir com humanos #viral
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…