Categories: Tecnologia

Fim do Google Chrome? Entenda polêmica sobre venda do navegador nos EUA

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos deseja que o Google venda o Chrome para acabar com o monopólio da empresa nas pesquisas online; saiba mais sobre o assunto O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) solicitou, na quarta-feira (20), que o Google venda o Chrome, visando impedir o monopólio da empresa nas pesquisas feitas na Internet. Além disso, a medida pedem que a gigante das buscas não crie novos navegadores nos próximos cinco anos e que pare de fazer contratos com outras empresas, como Apple e Samsung, que mantêm o Google como mecanismo de busca padrão nos navegadores e smartphones. Estas propostas seguem uma decisão judicial ocorrida em agosto, quando um juiz federal argumentou que o Google possui um monopólio ilegal sobre os serviços de busca. A seguir, saiba mais detalhes sobre o assunto.
🎮 Doodle celebra ascensão da meia-lua como jogo sobre ciclo lunar; veja
🔎 Google removerá recurso de pesquisa que existe há dez anos; saiba qual
Departamento de Justiça dos EUA quer que Google venda o Chrome; entenda
Laura Storino/TechTudo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Google Chrome lento e não carrega. Como otimizar? Confira no Fórum do TechTudo!
Segundo o Departamento de Justiça, essas medidas vão auxiliar a abrir um mercado que está monopolizado. “Restaurar a concorrência nos mercados de pesquisa geral e publicidade de texto de pesquisa, como existem hoje, exigirá a reativação do processo competitivo que o Google reprimiu por muito tempo”, afirmaram os advogados do governo. Segundo a plataforma Statcounter, que faz análise de tráfego da web, o Google é responsável por cerca de 90% das pesquisas online no mundo.
Por outro lado, o presidente de assuntos globais e diretor jurídico do Google, Kent Walker, se manifestou sobre as propostas do Departamento de Justiça: “O DOJ escolheu promover uma agenda intervencionista radical que prejudicaria os americanos e a liderança tecnológica global dos Estados Unidos. A proposta extremamente ampla do DOJ vai muito além da decisão do Tribunal. Isso quebraria uma série de produtos do Google — até mesmo além da Pesquisa — que as pessoas amam e consideram úteis em suas vidas cotidianas.”
Ainda conforme as medidas propostas pelo DOJ, o Google deveria permitir que os editores e criadores de conteúdo possam impedir que os seus dados sejam usados ​​para treinar modelos de inteligência artificial. Além disso, o DOJ também propôs a supervisão do sistema operacional Android para evitar que a empresa use-o para “favorecer seus serviços gerais de busca e monopólios de anúncios de texto de busca”.
Vale lembrar que esse caso contra o Google foi aberto no final do primeiro governo de Donald Trump. A partir de 20 de janeiro de 2025, o ex-presidente voltará à Casa Branca para o segundo mandato. Embora haja dúvidas se a nova administração terá uma abordagem diferente para o caso, especialistas em direito dos Estados Unidos acreditam ser improvável que o governo recue em uma medida que ele apoiou inicialmente.
Por fim, o Google deve responder ao Departamento de Justiça e oferecer propostas de solução até o dia 20 de dezembro de 2024. O juiz Amit Mehta, responsável pelo caso, deve decidir em 2025 quais serão as medidas impostas.
Com informações de 9to5Google, BBC, The Guardian e Engadget.
Mais do TechTudo
Veja também: Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo
Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Share
Published by

Recent Posts

Resumão diário do JN: PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre tentativa de golpe; Moraes mantém a validade da delação de Mauro Cid

Um resumo com as principais notícias do Jornal Nacional desta quinta-feira (21). Você pode ouvir…

43 minutos ago

Câmeras de abordagem policial em que estudante de medicina foi morto vão ser analisadas

Uma jovem que estava com Marco Aurélio disse à polícia que o estudante a agrediu…

43 minutos ago

Policiais civis de seis estados fazem operação contra grupo que aplicava golpe de falsa central telefônica

Segundo as investigações, a quadrilha oferecia dinheiro a funcionários e terceirizados do Banco do Brasil…

43 minutos ago

WhatsApp lança transcrição de áudio no aplicativo para todos os usuários

Recurso do WhatsApp já estava disponível para alguns usuários da rede social. Transcrição permite transformar…

43 minutos ago

Instagram ‘bugado’? Usuários apontam falhas na rede social

Instagram está fora do ar para alguns usuários, e buscas pelo termo "Instagram bugado" crescem…

43 minutos ago

Air Jordan por R$ 32? Parceria com Fortnite coloca tênis no jogo

Novo item cosmético é lançado em Fortnite com Calçados, incluindo tênis clássicos Air Jordan do…

43 minutos ago