Categories: Tecnologia

Cybershot está na moda entre a Geração Z? Veja 4 explicações para o ‘hype’

Sucesso das câmeras digitais entre o público mais jovem pode ser explicado por conta de influenciadores das redes sociais, por nostalgia ou simplesmente estética; entenda As câmeras digitais Cybershot são dispositivos comumente associados ao início dos anos 2000, mas que, por algum motivo, ganharam a atenção de jovens da Geração Z nos últimos tempos. Em vez de tirar fotos em celulares modernos com melhor resolução e postar instantaneamente no Instagram, é cada vez mais comum que usuários portem câmeras fabricadas há mais de uma década para tirar selfies ou registrar momentos de amigos. Inclusive, as características que dão às fotografias um aspecto de “ultrapassadas” são justamente um ponto estético que chama atenção. Outra explicação para o “hype” das máquinas Cybershot está no uso desses aparelhos por influenciadores virtuais.
Em termos técnicos, a maioria das câmeras Cybershot tem uma lente embutida que fornece diferentes distâncias focais, sem a necessidade remover ou substituir o sensor. Além disso, também podem definir automaticamente o foco e a exposição, algo que hoje pode até ser normal, mas foi grande facilitador no passado. Nas linhas abaixo, o TechTudo separou quatro explicações para esses aparelhos estarem bombando entre os jovens atualmente.
🔎 5 câmeras digitais para tirar boas fotos em 2024
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Cybershot está na moda entre a Geração Z? Veja 4 explicações para o ‘hype’
Reprodução/Webboh
📝 Qual é o melhor app para editar fotos no iPhone? Dê a sua opinião no Fórum TechTudo
Esses serão os tópicos abordados na matéria:
Influência de celebridades e famosos
Estética vintage
Sustentabilidade
Vontade de deixar o telefone de lado
1. Influência de celebridades e famosos
Assim como muitas outras tendências, as celebridades e artistas famosos desempenham um papel essencial para impulsionar a popularidade das câmeras Cybershot. Por exemplo, na rede social TikTok, popular principalmente entre o público da Geração Z, a hashtag #digitalcamera já tem mais de 184 milhões de visualizações.
Famosas como a cantora Dua Lipa, assim como as modelos Kylie Jenner e Bella Haddid também já entraram na moda, e costumam postar fotografias tiradas com esse tipo de aparelho. Entre as brasileiras, também estão as atrizes Bruna Marquezine e Rafa Kalimann, que juntas totalizam mais de 66 milhões de seguidores apenas no Instagram. Com isso, vários usuários podem ser influenciados por essas pessoas, o que motiva o uso da Cybershot.
Famosos e influenciadores são motivadores do retorno das câmeras Cybershot
Reprodução/Redes Sociais
2. Estética vintage
Um dos maiores “problemas” das câmeras Cybershot também acaba sendo um dos fatores que mais atrai público para os aparelhos: a qualidade da imagem. Por exemplo, a maioria dos aparelhos tem uma profundidade de campo muito grande, o que significa que elementos próximos da lente podem parecer fora de foco com facilidade. Isso significa que manchas na pele e detalhes faciais tendem a ser suavizados, o que muitas pessoas podem preferir.
Além disso, o usuário não tem controle sobre aspectos importantes para a captura de uma foto com Cybershot, como a abertura e a velocidade do obturador. Logo, condições de pouca luz ou a presença de elementos se movendo rapidamente podem prejudicar na qualidade final da imagem. Apesar disso, o visual “ruim” é justamente um dos motivos que atraem a Geração Z, que busca pela criação de uma estética retrô ou vintage com foco mal posicionado, cores erradas e borrões nas fotos.
Câmeras Cybershot tem uma qualidade foto inferior, mas chamam atenção pela estética “retrô”
Reprodução/Sony
3. Sustentabilidade
A Geração Z se interessa pelo tema da sustentabilidade e procura fortalecer atividades que atendam esses princípios. De acordo com um relatório do site de revenda ThredUp, 40% dos jovens das Gerações Y ou Z compraram e priorizam roupas de segunda mão nos últimos 12 meses, por exemplo. Dessa forma, a quantidade de lixo produzida se tornou um fator a ser levado em conta no momento da compra.
Esse padrão de consumo também se estende à fotografia. Apostar em um aparelho usado ou antigo, como as Cybershots, pode ser uma boa opção para os usuários que desejam diminuir o seu impacto no meio ambiente, principalmente por conta da grande quantidade de lixo eletrônico ano após ano.
5 perigos dos lixos eletrônicos e como você pode evitá-los
Utilizar câmeras antigas pode ajudar a diminuir a quantidade de lixo eletrônico
Divulgação/Getty Images
4. Vontade de deixar o telefone de lado
As fotografias já fazem parte do dia a dia dos jovens e, atualmente, podem ser tiradas em praticamente todos os smartphones disponíveis no mercado. Porém, o uso constante do celular pode ser exaustivo e até perigoso para a saúde mental das pessoas. Segundo uma pesquisa realizada Pew Research Center em 2020, por exemplo, 89% dos usuários entre 13 e 17 anos utilizam as redes sociais múltiplas vezes ao dia, sendo que 45% desses estão conectados de forma quase ininterrupta.
Essa parcela de pessoas pode estar procurando uma forma de tirar fotos sem ter necessariamente conexão a um smartphone. Vale dizer que, no fim das contas, a fotografia também é uma forma de fazer arte, algo que não necessariamente obriga o usuário a estar conectado para isso.
Com informações de The New York Times, Adorama e Pew Research Center
🎥 Menos lixo eletrônico: 5 formas de aumentar a vida útil dos dispositivos
Menos lixo eletrônico: 5 formas de aumentar a vida útil dos dispositivos
Initial plugin text
Mais do TechTudo

Share
Published by

Recent Posts

Homem condenado a 30 anos de prisão tem sentença anulada pelo STJ após ser acusado de homicídio com base em foto 3×4 antiga

Crime aconteceu em Olinda, em 2018. Habeas corpus foi concedido pelo Superior Tribunal de Justiça…

55 minutos ago

WhatsApp mostra quem tirou print de conversa? Entenda se é verdade

WhatsApp notifica quando o usuário faz uma captura de tela? Informação sobre suposto teste do…

56 minutos ago

Campos Neto sobre dólar: “Tem reserva e BC vai atuar se necessário”

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse, nesta quinta-feira (19/12), que vê…

56 minutos ago

Equipe de Preta Gil faz revelação sobre nova cirurgia da cantora

A equipe de Preta Gil se manifestou sobre a nova cirurgia da cantora e revelou que…

56 minutos ago

MPSP pede que gestão Nunes explique mudança de nome do Largo da Batata

São Paulo — O Ministério Público de São Paulo (MPSP) aceitou denúncia apresentada pelo vereador…

56 minutos ago

Polícia acha animais mortos na casa de homem que matou menino em Assis

São Paulo — A Polícia Civil encontrou animais mortos na casa do homem de 46…

56 minutos ago