Tecnologia, que dispensa o uso de fios, traz praticidade no dia a dia e gera menos desgaste nos conectores, mas também resulta em cargas mais lentas; saiba mais Saber se o seu celular é compatível com carregamento por indução, taEmbém conhecido como carregamento sem fio ou wireless charging, é mais simples do que parece. A maneira mais direta é consultar a ficha técnica do aparelho no site oficial da fabricante. Em geral, as marcas trazem a informação de carregamento por indução na descrição do produto, indicando se o modelo suporta ou não a tecnologia. Caso o fabricante não disponibilize a informação de forma clara, outra alternativa é conferir o manual do celular ou entrar em contato diretamente com o suporte técnico da empresa.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Prático, uma vez que permite ao usuário carregar seu dispositivo sem a necessidade de plugues ou cabos USB, o carregamento por indução já é realidade na maioria dos novos modelos lançados pelas marcas. Ele está presente em aparelhos da Apple, Samsung, Google, Huawei, Xiaomi, entre outras marcas. Nas linhas a seguir, o TechTudo explica como o carregamento por indução funciona, como carregar o celular sem fio e também pontos positivos e negativos da tecnologia.
Saiba-mais taboola
Mi 9 tem carregamento sem fio mais rápido
Divulgação/Xiaomi
📝 Qual o melhor celular para se comprar? Participe da discussão no Fórum TechTudo
O que é o carregamento por indução?
O carregamento por indução funciona por meio de um campo eletromagnético gerado entre duas bobinas de cobre – uma presente no carregador, base ou pad, e outra instalada no smartphone. Quando o celular é posicionado sobre a base, as bobinas criam um campo eletromagnético que é convertido em energia elétrica, recarregando a bateria sem a necessidade de conexão via cabo.
No mercado, o padrão mais comum é o Qi, adotado por diversas marcas, incluindo Apple, Samsung, LG, Huawei e outras. Com isso, muitos dispositivos compatíveis podem compartilhar o mesmo carregador, independente da fabricante.
Ilustração mostra carregamento por indução magnética
Divulgação/Asus
Vantagens e desvantagens do carregamento por indução
Entre as principais vantagens do carregamento sem fio está a praticidade: basta colocar o aparelho sobre a base para iniciar o carregamento. Isso também tende a resultar em menos desgaste de conectores e fios, já que o acesso ao celular não é feito através de entradas físicas. Além disso, a presença de bases de carregamento sem fio em pontos públicos, como cafeterias, aeroportos e escritórios, torna o reabastecimento da bateria mais cômodo em situações cotidianas.
Estação de carregamento sem fio para iPhones, Airpods e Apple Watches.
Reprodução/Amazon
Por outro lado, é importante considerar os pontos negativos. O carregamento por indução costuma ser mais lento que o via cabo, podendo levar de 30% até 80% mais tempo para completar a carga. Além disso, durante o processo, o aparelho precisa permanecer imóvel sobre a base, o que limita o seu uso. Outro fator é o custo: carregadores sem fio ainda são, em média, mais caros que os tradicionais.
Como carregar o celular por indução?
Se o seu telefone for compatível com a tecnologia, carregar por indução é simples. Primeiro, adquira um carregador sem fio certificado pelo padrão Qi ou o recomendado pela fabricante do seu smartphone. Em seguida, siga o passo a passo abaixo.
Passo 1. Conecte o carregador à tomada – apesar de não haver cabo entre o celular e o carregador, a base ainda precisa ser ligada a uma fonte de energia;
Passo 2. Posicione o celular corretamente, sobre o centro da base. Assim que as bobinas estiverem alinhadas, o processo de carregamento começará automaticamente. Alguns modelos exibem um ícone ou notificação indicando que a carga está em andamento;
Passo 3. Retire o smartphone quando a carga estiver completa. Quando o aparelho alcança 100%, a maioria dos carregadores sem fio interrompe o envio de energia, evitando sobrecarga. No entanto, é bom retirar o celular assim que possível para preservar a vida útil da bateria, evitando ciclos constantes de carga acontecendo entre 99% e 100%.
Com informações de Xfinity e Cmd
🎥 Veja também dicas para comprar celular usado!
Quer comprar um celular usado? Veja 6 coisas que você deve observar antes
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…
Entre as possibilidades que situam o imaginário erótico das pessoas quando o tema é sexo,…