Longas como Meninas Malvadas 2, Tubarão 3 e o recém-lançado Coringa: Delírio a Dois provam que nem sempre um sucesso garante uma boa seuência; veja mais detalhes Filmes de sucesso com sequências que decepcionaram o público e a crítica estão presentes ao longo da história do cinema. Desde produções antigas até obras mais recentes, nenhuma geração escapou da sensação de ver seu longa favorito ser prejudicado por uma continuação ruim. Um exemplo atual é Coringa: Delírio a Dois, produção do diretor Todd Phillips (Segredos de um Escândalo) que tentou seguir o embalo da obra original, mas enfrenta pesadas críticas.
Outras produções como Carros 2 (2011) e Star Wars Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019) também seguiram esse caminho. Esses e outros títulos do tipo estão em plataformas como Netflix, Disney+ e Max (antigo HBO Max). Os cinéfilos que gostam de dar uma segunda chance às produções tidas como ruins podem conferir nessa lista do TechTudo 15 sequências que decepcionaram os espectadores. Além de saber onde assistir, em cata tópico você confere informações sobre enredo, elenco e notas.
🎬12 filmes picantes da Max para quem gosta de cenas quentes
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
❗ Prêmio iBest 2024: vote no TechTudo como melhor site de tecnologia do Brasil
O Poço 2 está entre as sequências mais decepcionantes do ano
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
🔻 Guia do WhatsApp: baixe o e-book gratuito sobre o aplicativo agora
Os mais corajosos podem conferir as sequências mais decepcionantes do cinema na lista abaixo.
Meninas Malvadas 2 (2011)
Mulan 2 (1998)
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
Star Wars Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019)
Piratas do Caribe: a Vingança de Salazar (2017)
Se Beber Não Case 3 (2009)
Velocidade Máxima 2 (1997)
Jurassic World: Domínio (2022)
O Exorcista: O Devoto (2023)
Grease 2: Os Tempos de Brilhantina Voltaram (1983)
Carros 2 (2011)
Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989)
Tubarão 3 (1983)
O Poço 2 (2024)
BÔNUS: Coringa: Delírio a Dois (2024)
1. Meninas Malvadas 2 (2011)
Se você nunca ouviu falar da sequência de Meninas Malvadas, então já sabe que a produção esteve longe de ser um “barro” como é a original. A trama é centrada em uma nova estudante, Jo (Martin), que faz de tudo para evitar rivalidades e picuinhas estudantis na escola onde acabou de se matricular. Mas seu objetivo dá errado quando a protagonista se une a outras duas estudantes para rivalizar contra as “Plásticas”, um grupo de meninas populares e, obviamente, malvadas.
O filme da diretora Melanie Mayron (Amor Proibido) saiu apenas para a TV, mas hoje está disponível no Brasil pelo Paramount+. Fazem parte do elenco Meaghan Martin (Camp Rock), Jennifer Stone (Os Feiticeiros de Waverly Place), Nicole Gale Anderson (Jonas), Claire Holt (H2O: Meninas Sereias) e a brasilo-estadunidense Maiara Walsh (Cory na Casa Branca). O longa recebeu dos espectadores nota 4,1 no IMDb, enquanto no Rotten Tomatoes os dois únicos reviews do filme não garantiram aprovação.
Sequência de Meninas Malvadas se tornou uma peça esquecível para os demais fãs da comédia romântica
Reprodução/The Movie Database
2. Mulan 2: A Lenda Continua (2004)
Após um lançamento bem-sucedido nos cinemas, o épico animado Mulan recebeu uma sequência diretamente para vídeo, como era comum em outros títulos da companhia nos anos 1990 e 2000. Na trama, Mulan (Ming-Na) está prestes a se casar com o general Shang (Wong), seu grande amor e aliado na luta contra os mongóis. No entanto, antes de se casar com o rapaz, ela precisa viajar com três princesas com casamentos marcados. Mas as crises de ciúme do dragão guardião Mushu (Mark Moseley) e os perigos pelo caminho podem fazer da simples viagem uma missão de alto risco.
A obra contou com o retorno de Ming-Na Wen (O Mandaloriano), BD Wong (Jurassic Park), Lucy Liu (Shazam! Fúria dos Deuses), Sandra Oh (Killing Eve), entre outros. A única coisa que não retornou foi a mesma aceitação do filme anterior. Mulan 2, que está no Disney+, conseguiu 0% de aprovação no Rotten Tomatoes devido às críticas insuficientes para uma avaliação maior. No IMDb o longa se saiu melhor, mas ainda assim não alcançou a média, ficando com 5.6 na avaliação do público.
Mulan 2 teve lançamento diretamente para o vídeo
Reprodução/The Movie Database
3. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
O legado do arqueólogo Indiana Jones ainda estava consolidado na sétima arte nos anos 2000. Mas foi em 2008 que os cineastas e amigos Steven Spielberg (Os Fabelmans) e George Lucas (franquia Star Wars) resolveram trazer Harrisson Ford (Blade Runner) de volta em um filme que dividiu público e crítica. Na história, com o fim da Segunda Guerra Mundial e o auge da Guerra Fria, o arqueólogo Indiana Jones está num período complicado da vida acadêmica. É quando um jovem chamado Mutt Williams (LaBeouf) o chama para uma nova aventura na selva peruana em busca de uma caveira mitológica que também é objeto de desejo dos soviéticos.
O Reino da Caveira de Cristal também contou com a presença de Shia LaBeouf (Transformers), Cate Blanchett (Tár), Karen Allen (Clube dos Cafajestes) e John Hurt (V de Vingança) no cast. Toda a franquia está no Disney+. A mistura entre conflitos geopolíticos e ufologia presente em O Reino da Caveira de Cristal até gerou aprovação positiva no RT (75%), mas entre os fãs a avaliação no mesmo site ficou em 53%.
O Reino da Caveira de Cristal misturou conflitos geopolíticos com ufologia em um enredo desaprovado pelos fãs
Reprodução/The Movie Database
4. Star Wars Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019)
Ainda falando em obras de George Lucas, Star Wars foi outra franquia da cultura pop que passou por perrengues nas suas continuações. A principal delas veio com a terceira trilogia dirigida por J. J. Abrams (Star Trek de 2009). Considerado por muitos fãs assíduos como uma cópia da trilogia original dos anos 1970/1980, a nova saga caiu ainda mais para o lado flopado da força em A Ascensão Skywalker. A trama segue a continuação do treinamento jedi de Rey, mas ela presente que ainda pode mudar a vida de Kylo Ren (Driver), guerreiro sith que está em dúvidas sobre seu verdadeiro caminho. Para piorar, um antigo mal ronda o universo em busca de vingança.
Estão no elenco Daisy Ridley (Mundo em Caos), John Boyega (Clonaram Tyrone!), Oscar Isaac (Duna), Adam Driver (White Noise), e mais. Toda a saga Star Wars, de filmes à series, está no Disney+. O terceiro filme da nova trilogia acompanha a luta de diferentes núcleos da Aliança Rebelde contra as forças do Império. A Ascensão Skywalker conseguiu 51% de aprovação no RT sob a justificativa de “sofrer uma constante falta de imaginação”.
Dirigido por J.J. Abrams, A Ascensão Skywalker virou motivo de repúdio para os fãs de Star Wars
Reprodução/The Movie Database
5. Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017)
Vinte anos após os eventos do terceiro filme, Henry Turner (Thwaites), filho de Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swan (Keira Knightley), quer encontrar o Tridente de Posseidon para retirar a maldição que caiu sobre o pai, preso no navio do Holandês Voador. Mas ele precisa da ajuda de Jack Sparrow para encontrar o artefato. Este, por outro lado, é alvo de uma vingança orquestrada pelo Capitão Salazar (Bardem), um morto-vivo líder de uma fúnebre frota de piratas.
Com exceção do primeiro filme, de 2003, a saga Piratas do Caribe nunca teve uma grande aclamação da crítica, ainda que movimentasse altas bilheterias. Mas foi no quinto longa, A Vingança de Salazar, que a marca naufragou de vez entre esses dois mundos, recebendo 30% de aprovação no RT, a mais fraca entre os demais títulos. O filme conta novamente com Johnny Depp (A Fantástica Fábrica de Chocolate) no papel principal, enquanto Javier Bardem (Monstros – Irmãos Menendez), Geoffrey Rush (O Discurso do Rei), Brenton Thwaites (Titãs), Kaya Scodelario (Magnatas do Crime), e mais.
Último filme da franquia Piratas do Caribe possui as piores avaliações no Rotten Tomatoes
Reprodução/The Movie Database
6. Se Beber Não Case Parte III (2009)
As ressacas surreais do “Wolfpack” formado por Phil Wenneck, Stu Price, Alan Garner e Doug Billings chegaram ao fim com Se Beber, Não Case 3. No enredo, Phil (Cooper), Stu (Helms) e Doug (Bartha) decidem levar o amigo Alan (Galifianakis) para um retiro depois que ele sofre uma crise emocional. No entanto, a viagem do trio é interrompida pelo chefe do crime Marshal (Goodman), que obriga o quarteto a encontrar o criminoso chinês Chow (Jeong). Do contrário, todos eles serão mortos pelo criminoso.
O longa é novamente dirigido por Todd Phillips e conta com Bradley Cooper (Maestro), Ed Helms (Férias Frustadas), Zach Galifianakis (Os Candidatos), Justin Bartha (A Lenda do Tesouro Perdido), John Goodman (O Grande Lebowski) e Ken Jeong (Community) nos papéis principais. O longa está no Max. Apesar dos números razoáveis de bilheteria, público e crítica optaram por não repetir a dose, o que é mostrado nas aprovações de 20% e 44% no RT.
Franquia Se Beber, Não Case encerrou a trilogia com um longa de baixa aceitação entre os fãs
Reprodução/The Movie Database
7. Velocidade Máxima 2 (1997)
Nem a apresentação do baiano Carlinhos Brown em Velocidade Máxima 2 impediu que a sequência do clássico de ação estrelada por Sandra Bullock (Um Sonho Possível) e Keanu Reeves (John Wick) desacelerasse nas telonas. Disponível no Disney+, o filme apresenta uma nova história de descontrole vivenciada por Annie Porter (Bullock), protagonista do longa anterior. Ela e o namorado, o policial Alex Shaw (Patric), embarcam num cruzeiro para o Caribe. Eles só não imaginavam que no mesmo barco está John Geiger (Dafoe), um hacker que sabota os sistemas de comunicação e altera a rota do navio.
Lançado em agosto de 1997, a obra conta com o retorno de apenas de Bullock (Reeves preferiu pular fora do barco). Completam o elenco Jason Patric (Os Garotos Perdidos), Willem Dafoe (Pobres Criaturas) e Temuera Morrison (O Livro de Bobba Fett), além de Jan de Bont (Twister) na direção. O filme rendeu apenas 4% de aprovação no Rotten Tomatoes, além de nota 3,9 no IMDb.
Jason Patric substituiu Keanu Reeves em Velocidade Máxima 2
Reprodução/The Movie Database
8. Jurassic World: Domínio (2022)
Anos depois do encerramento da primeira trilogia de Jurassic Park, a franquia criada por Steven Spielberg ressurgiu com uma nova trinca de filmes a partir de 2015, sob a alcunha de Jurassic World. O enredo acompanha a coexistência entre humanos e dinossauros. Mas a relação inicialmente pacífica está ameaçada com a chegada de animais carnívoros ainda maiores, sendo necessário o apoio dos paleontólogos Ellie Sattler (Dern) e Alan Grant (Neill) e do matemático Ian Malcolm (Goldblum) para resolver o problema.
Domínio, terceiro e último longa do arco, contou com o retorno de dos protagonistas clássicos Sam Neill (Possessão), Jeff Goldblum (Thor: Ragnarok) e Laura Dern (Histórias de um Casamento), mas nem isso foi capaz de levantar a aprovação entre a crítica, rendendo apenas 29% no RT. A trama pode ser alugada no YouTube e Apple TV+. O cast também traz Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Bryce Dallas Howard (Black Mirror), Justice Smith (Detetive Pikachu) e Daniella Pineda (Cowboy Bebop).
Personagens clássicos da saga estão de volta no terceiro filme da nova trilogia
Reprodução/IMDb
9. O Exorcista: O Devoto (2023)
Igual a uma maldição, nenhuma das sequências de O Exorcista conseguiu se dar tão bem nas bilheterias e críticas quanto o primeiro longa. Na continuação, as amigas adolescentes Angela (Jewett) e Katherine (Olivia O’Neill) somem misteriosamente após uma incursão numa floresta. Dias depois do sumiço, as duas retornam sem ferimentos, mas Victor Fielding (Odom Jr.), pai de Angela, desconfia que as garotas estão com um comportamento anormal. A partir disso, ele descobre que as jovens estão possuídas e vai atrás de um grupo de estudiosos paranormais para dar fim à possessão.
Estrelado por Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami), Ellen Burstyn (Réquiem para um Sonho), Lidya Jewett (Good Girls) e Ann Dowd (Hereditário), o longa está disponível no Amazon Prime Video. O sexto filme da franquia recebeu 26% no RT e nota 4,8 no IMDb.
O Devoto chegou aos cinemas 50 anos após o lançamento de O Exorcista, em 1973
Reprodução/IMDb
10. Grease 2 – Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982)
Como já mostrado em Meninas Malvadas 2, sequências sem o retorno dos personagens principais podem atingir um fracasso óbvio. Foi o que aconteceu com Grease 2 – Os Tempos da Brilhantina Voltaram, continuação do musical estrelado por John Travolta (Pulp Fiction) e Olivia Newton-John (Xanadu). Três anos após os eventos originais do primeiro filme, a nova chefe das Pink Ladies, Stephanie (Pfeiffer), rompe seu relacionamento com o valentão Johnny (Adrian Zmed), líder dos T-Birds. Ela não sabe, mas o estudante inglês Michael Carrington (Caulfield) está apaixonado por ela. Tanto que o rapaz finge ser um motoqueiro impetuoso só para conquistar o coração da jovem.
O casal da vez é interpretado por Michelle Pfeiffer (Homem-Formiga) e Maxwell Caulfield (Empire Records). Dirigido por Patricia Birch, coreógrafa do primeiro filme, Grease 2 recebeu baixíssimas notas no IMDb e Rotten Tomatoes, sendo de 4,6 e 35% de aprovação. Para quem quer dar uma chance ao longa sem pesar no bolso, ele está disponível gratuitamente no Mercado Play.
Novo enredo de Grease contou com Maxwell Caulfield e Michelle Pfeiffer
Reprodução/The Movie Database
11. Carros 2 (2011)
Os amigos Relâmpago McQueen (Wilson) e Mate (Larry) viajam juntos para a Europa concorrer a um grande prêmio automobilístico. McQueen está completamente focado na vitória, mas seu companheiro é cooptado pelos espiões internacionais Finn McMíssil (Caine) e Holly Caixadibrita (Mortimer), que o confundem com um agente americano.
Carros 2 é a prova de que a Pixar tem filmes medíocres e ruins no seu catálogo. Não a toa, a animação do diretor John Lasseter só conseguiu 39% de aprovação no Rotten Tomatoes (o mais baixo índice entre todos os filmes da companhia). Owen Wilson (Loki), Larry The Cable Guy (O Fada do Dente 2), Tony Shalhoub (Monk: Um Detetive Diferente), Michael Caine (Despedida em Grande Estilo) e Emily Mortimer (Pânico 3) emprestam suas vozes ao filme. Todo o acervo da Pixar está no Disney+.
Carros 2 é o filme da Pixar com a avaliação mais baixa de toda a produtora
Reprodução/The Movie Database
12. Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989)
Anos se passam e a escola Cobra Kai ainda não esqueceu a derrota de Johnny Lawrence (William Zabka) para Daniel Larusso e seu mestre Sr. Miyagi. Por isso, os instrutores Terry Silver (Griffith) e John Kreese (Kove) convocam o ex-soldado Mike Barnes (Kanan) para lutar contra Larusso. O protagonista relutantemente aceita, mas ele não consegue convencer Miyagi a treiná-lo novamente. Com 15% de aprovação da crítica no RT, Karatê Kid 3 só não conseguiu ser pior que o quarto longa, estrelado por Hilary Swank e que conquistou apenas 7% na mesma categoria.
A última aventura vivida entre o aprendiz Daniel Larusso e seu sensei Sr. Miyagi sofreu um duro golpe de reprovação na imprensa e nas bilheterias com Karatê Kid 3: O Desafio Final. Ralph Macchio (Cobra Kai) e Pat Morita (Lua de Mel a Três) retornam aos seus papéis principais, enquanto Thomas Ian Griffith (Vampiros, de John Carpenter), Sean Kanan (Colonials), Martin Kove (Rambo 2: A Missão) e Robyn Lively (Cartas para Deus) completam o cast. O longa está disponível na Netflix.
Parte 3 da franquia Karatê Kid é uma das mais fracas em termos de avaliação
Reprodução/The Movie Database
13. Tubarão 3 (1983)
O primeiro filme da franquia Tubarão, iniciada em 1975, tinha tudo para ser único. Mas o sucesso instigou o lançamento de outras três sequências; todas consideradas inferiores entre os espectadores. A mais emblemática entre elas é Tubarão 3. Michael ‘Mike’ Brody (Quaid) e sua namorada Kathryn “Kay” Morgan trabalham em um parque aquático que mantém um tubarão branco em cativeiro. Quando o animal morre, a mãe dele promove uma matança em retaliação ao que fizeram com seu filhote.
Dirigida por Joe Alves e estrelada por Dennis Quaid (O Dia Depois de Amanhã), Louis Gossett Jr. (Águia de Aço) e Lea Thompson (De Volta para o Futuro), o filme ficou marcado pelos efeitos especiais toscos que tentavam causar novidade com o cinema 3D. O filme só rendeu 11% no RT e nota 3,7 no IMDb, mas quem quiser vê-lo no Telecine ao menos vai cair na risada com a cena onde um Tubarão vetorizado quebra a vidraça de uma estação submarina.
As cenas primárias de Tubarão 3 rendeu ao filme diversas piadas entre os cinéfilos
Reprodução/The Movie Database
14. O Poço 2 (2024)
Novos participantes chegam ao Centro Vertical de Autogestão (CVA), conhecido internamente como “Poço”. Entre eles está Perempuan (Smit), uma artista plástica que entrou no Poço após uma tragédia pessoal. Ao seu lado está Zamiatin (Keuchkerian), um ex-professor com tendências piromaníacas. Juntos, eles enfrentam a tirania de um grupo que regula a comida desde os andares superiores até os inferiores. Entre a crítica, o longa recebeu aprovação de 38% no RT, além de nota 5 no IMDb.
Recentemente, foi lançado na Netflix o longa O Poço 2, sequência do suspense distópico espanhol que surpreendeu plateias mundiais. Diferente do longa de 2019, o novo trabalho do diretor Galder Gaztelu-Urrutia (Rich Flu) não surpreendeu, mas confundiu a cabeça dos assinantes com novos mistérios sem nenhuma solução. Milena Smit (A Garota na Fita), Hovik Keuchkerian (Assassin’s Creed), Natalia Tena (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Óscar Jaenada (Rambo: Até o Fim) participam do elenco.
O Poço 2 estreou no dia 4 de outubro e já está em primeiro lugar entre os mais vistos da Netflix
Divulgação/Netflix
15. BÔNUS: Coringa: Delírio a Dois (2024)
Ainda em cartaz nos cinemas, Coringa: Delírio a Dois já é visto como um dos maiores fracassos do cinema em 2024. A sequência dirigida por Todd Phillips conta com a cantora Lady Gaga (Nasce uma Estrela) contracenando ao lado de Joaquim Phoenix (Beau Tem Medo) em um enredo que apresenta a personagem Arlequina. A personagem instiga o lado músico do palhaço do crime, mas a relação amorosa dos dois irá incendiar ainda mais as ruas do Gotham. O filme possui aprovação de 33% no RT e nota 5,3 no IMDb.
Drama da DC decepcionou os fãs do primeiro filme de 2019
Reprodução/The Movie Database
Com informações de AV Club, IMDb, Rolling Stone, Rotten Tomatoes
🎥Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Mais do TechTudo
Initial plugin text
Nos últimos meses, vídeos e relatos de comerciantes vêm levantando a mesma dúvida: o Brás…
Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…
Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…