Filmes com plot twists de explodir a cabeça e mistérios guardados até os últimos minutos da obra; confira 12 longas que devem ser assistidos sem saber nada sobre eles Filmes surpreendentes podem ser definidos como aqueles que são melhores quando assistimos sem spoilers, seja pelo mistério que ele lentamente irá desvendar para o espectador ou pelos plot twists inesperados que proporciona. Mas é normal que esse tipo de informação acabe escapulindo ao navegar pela a Internet, conversar com amigos ou até mesmo ao procurar algo para assistir em listas como essa aqui. Pearl (2022), Rua Cloverfield, 10 (2016) e Coerência (2013) são alguns dos exemplos mais fortes desse tipo de trama, por motivos que, se falados, podem estragar a surpresa.
Só que, na lista a seguir, você descobre alguns longas que vão te surpreender com seu enredo, além de conferir opiniões da crítica especializada contida no Rotten Tomatoes, descrevendo os aspectos gerais dos longas, sem dar mais detalhes a respeito de suas tramas. Além disso, confira informações sobre elenco e a recepção geral das obras.
🎬 12 filmes bizarros que todo mundo estranha, mas acaba amando
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
12 filmes surpreendentes que você deveria assistir sem saber nada sobre eles
Divulgação/A24
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Confira (com cautela) a lista de 12 filmes para assistir sem saber nada sobre do TechTudo:
Noites Brutais (2022)
O Menu (2022)
Um Drink no Inferno (1996)
Maligno (2022)
Tusk (2014)
Rua Cloverfield, 10 (2016)
Pearl (2022)
Um Lobo Entre Nós (2021)
O Homem Invisível (2020)
Coerência (2013)
A Criada (2016)
Bônus: O Segredo da Cabana (2011)
1. Noites Brutais (2022)
Em Noites Brutais, Tess (Georgina Campbell) aluga uma casa e se surpreende ao descobrir que o local já está sendo ocupado por um hóspede. Contudo, as surpresas não param por aí, já que coisas estranhas começam a acontecer. Disponível na Netflix, o longa é estrelado por Georgina Campbell (Black Mirror), Bill Skarsgard (It: A Coisa), Justin Long (Duro de Matar 4.0) e Richard Brake (Kingsman: Serviço Secreto). Além disso, as recepções nos agregadores são positivas com uma nota 7 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Noites Brutais foi escrito e dirigido por Zach Cregger e estreou na San Diego Comic-Con em 22 de julho de 2022
Divulgação/IMDb
2. O Menu (2022)
O Menu, mostra um casal que viaja a uma ilha remota para visitar um restaurante sem saber sobre os segredos chocantes de seu cardápio. O resumo da opinião crítica no Rotten Tomatoes, que concedeu 88% de aprovação para o longa, afirma que ele “se apoia em ingredientes básicos, mas serve humor negro com muito sabor”. Protagonizado por Anya Taylor-Joy (Furiosa), Ralph Fiennes (O Grande Hotel Budapeste) e Nicholas Hoult (Mad Max: Estrada da Fúria), o longa ainda recebeu nota 7.2 no IMDb, e está disponível no Disney+.
O Menu conta com Anya Taylor-Joy e Nicholas Hoult em seu elenco principal
Divulgação/Searchlight Pictures
3. Um Drink no Inferno (1996)
Um clássico cult que ganhou prestígio ao longo do tempo, Um Drink No Inferno segue Seth (George Clooney) e Richard Gecko (Quentin Tarantino), dois irmãos que são procurados pela polícia e fazem de tudo para cruzar a fronteira do México e se livrar da prisão. Contudo, eles acabam se abrigando em um local com diversos segredos. O crítico Owen Gleiberman, da revista Entertainment Weekly, descreve o filme como “dois longas que parecem vir de lados opostos de uma mesma locadora em um só” em sua análise no site do Rotten Tomatoes.
Com Harvey Keitel (Cães de Aluguel), George Clooney (Onze Homens e um Segredo), Quentin Tarantino (diretor de Pulp Fiction) e Salma Hayek (Black Mirror) no elenco, o filme obteve nota 7.2 no IMDb e 63% de aprovação no Rotten Tomatoes. Atualmente, só pode ser assistido a partir do aluguel na loja do Amazon Prime Video.
Salma Hayek no longa Um Drink no Inferno
Divulgação/IMDb
4. Maligno (2022)
Maligno é um longa do renomado diretor de terror James Wan (Invocação do Mal), e acompanha a atormentada Madison (Annabelle Wallis), que tenta decifrar o que está por trás das terríveis visões de homicídios que a acometem. Jeanette Catsoulis do New York Times, em sua crítica ao filme no Rotten, comenta que ele não é “especialmente assustador, mas que para os pacientes ele entrega um climax espetacular, que só um sádico poderia fazer.”
O elenco é composto por atores como Maddie Hasson (Twisted: A Hora da Verdade), George Young (Uma Quedinha de Natal) e Jacqueline McKenzie (Skinheads – A Força Branca). Em questão de aprovação, a produção no Rotten Tomatoes fica em 77% e 6.2 no IMDb.
James Wan usa referências de diversos gêneros do terror em Maligno
Reprodução/IMDb
5. Tusk (2014)
Tusk é baseado em uma história contada no podcast de Kevin Smith, que dirige o filme. Dois amigos, Wallace (Justin Long) e Teddy (Haley Joel Osment), apresentam um podcast chamado The Not-See Party, onde se divertem reagindo a vídeos virais, mas tudo é interrompido quando um deles desaparece.
O filme está disponível no Max e possui em seu elenco atores como Johnny Depp (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra), Justin Long e Haley Joel Osment (O Sexto Sentido). Com nota 5.3 no IMDb e 44% no Rotten Tomatoes, a análise de Henry Barnes, do The Guardian, no site em questão descreve o longa como uma obra de muita auto referência como outras do diretor, mas também é inovadora em suas autocríticas e reviravoltas.
Tusk é baseado em uma história do podcast de Kevin Smith
Divulgação/IMDb
6. Rua Cloverfield, 10 (2016)
Rua Cloverfield, 10 é o segundo filme da franquia de ficção científica Cloverfield, que sempre conta com filmes de gêneros diferentes dentro de um mesmo universo ficcional. Nesse, uma garota sofre um acidente e acaba acordando em um lugar inesperado. Segundo a crítica no Rotten Tomatoes, o filme cria um mistério com maestria, fazendo o espectador questionar tudo que acontece até o final.
O longa está disponível para alugar na Amazon por R$6,90 e é protagonizado por John Goodman (Monstros S.A.) e Mary Elizabeth Winstead (Scott Pilgrim contra o Mundo). Obteve recepção positiva na crítica, com 91% no Rotten Tomatoes e 7.2 no IMDb.
Rua Cloverfield 10 é o segundo filme da franquia Cloverfield
Divulgação/Paramount
7. Pearl (2022)
Em 1918, A jovem Pearl (Mia Goth) têm como o maior sonho de sua vida ser uma atriz mundialmente conhecida, mas deve conviver com sua monótona rotina enquanto não chega ao estrelato. Para atingir seu objetivo, ela comete atos chocantes. O longa é um personagem importante na trilogia dirigida por Ti West, que começou com X (2022) e que acaba de ter seu último filme, MaXXXine, lançado. Cronologicamente, o filme é o primeiro, mas dependendo da ordem que você assistir, as perspectivas dentro dessa ficção podem mudar.
Estrelado por Mia Goth (Ninfomaníaca), David Corenswet (A Cidade É Nossa), Tandi Wright (A História de Waylon) e Emma Jenkins-Purro (Bygones), está disponível no Telecine através da Claro TV e da Amazon Prime Video. Atualmente, conta com nota 7 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, onde foi elogiado por jornalistas como Peter Bradshaw, do The Guardian, que descreve Pearl como “inteligente, flexível, horrível e brutalmente bem atuado”, exaltando a performance da protagonista.
Pearl teve alguns dos maiores memes no Twitter em 2023
Reprodução/IMDb
8. Um Lobo Entre Nós (2021)
Um Lobo Entre Nós se baseia no jogo Werewolf Within, e conta a história de um grupo de moradores de uma pacata cidade que ficam presos dentro da pousada local após uma grande tempestade de neve. No resumo dos críticos do Rotten Tomatoes, que deram 86% de aprovação para o filme, eles o descrevem como uma comédia de terror que tem um balanço perfeito entre os dois gêneros que pretende utilizar.
Além da recepção da crítica, recebeu nota 6 no IMDb. Entre os atores principais da obra, que pode ser assistido no Amazon Prime Video, estão Sam Richardson (Veep), Milana Vayntrub (This is Us), George Basil (Crashing) e Sarah Burns (Barry).
Um Lobo Entre Nós é baseado em um game de realidade virtual lançado para Microsoft e Playstation
Reprodução/IMDb
9. O Homem Invisível (2020)
O Homem Invisível é uma adaptação moderna do romance homônimo de H G Wells, lançado em 1897, que teve uma primeira releitura audiovisual lançada em 1933. Esse remake acompanha Cecília (Elisabeth Moss) tentando escapar de uma situação de abuso constante em seu relacionamento. No Rotten Tomatoes, site onde o longa obteve 92% de aprovação, ele é elogiado por ser “inteligente, bem atuado e, acima de tudo, assustador, provando que, às vezes, pode valer a pena recriar um clássico escondido”.
O filme, que tem nota 7.1 no IMDb, está disponível para aluguel no Prime Video e estão em seu elenco Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale), Oliver Jackson-Cohen (A Maldição da Residência Hill), Storm Reid (The Last of Us) e Aldis Hodge (Adão Negro).
Elizabeth Moss protagoniza o terror psicológico O Homem Invisível
DIvulgação/IMDb
10. Coerência (2013)
Coerência apresenta um conceito interessante com um orçamento muito baixo, no que pode ser chamado de um passion project. Gravado em cinco dias, é um filme que desafia constantemente o espectador, e que parte de uma premissa muito simples: seis amigos se reúnem para jantar no dia em que um cometa passa pela atmosfera da terra, e então eles começam a teorizar sobre o efeito desse corpo celeste em suas vidas.
Descrito como um estudo do tipo de filme em que “mais é menos” pelo Rotten Tomatoes, foi aprovado por 88% de seus críticos. Enquanto que, no IMDb, teve nota 7.2. O filme que conta com participação de Emily Baldoni (A Cinco Passos de Você), Alex Manugian (OK, Good), Lauren Maher (Girl Play) e Maury Sterling (A Última Cartada) pode ser assistido no Amazon Prime Video.
O longa-metragem Coerência foi bem recebido pela crítica especializada
Divulgação/Metrodome Distribution
11. A Criada (2016)
A Criada é um longa coreano estrelado por Kim Tae-ri (Mr. Sunshine) e Kim Min-Hee (O Dia Depois) e adapta o romance Fingersmith, de Sarah Waters. Ambientado no período da ocupação japonesa na Coreia do Sul, acompanha Sookee (Kim Tae-ri), uma moça que é contratada para ser a criada de uma jovem aristocrata. Diana Tuova, do site Spotlight on Film, chama o filme de “inteligente, estiloso e sem vergonha de ser erótico, brincando com as expectativas da audiência.” Com direção de Park Chan-wook (Oldboy) e disponível no Telecine (via Globoplay), o filme possui nota 8.1 no IMDb e 96% de aprovação da crítica no RT.
O longa A Criada se baseia em uma história britânica, passada no interior inglês no final do século XIX, e adapta para a Coréia dos anos 30
Divulgação/IMDb
12. Bônus: O Segredo da Cabana
Em O Segredo da Cabana, seis amigos se isolam em uma cabana no meio de uma floresta que possui surpresas terríveis para os jovens. No consenso de 92% dos críticos do Rotten Tomatoes, o longa é elogiado como uma conquista metalinguística que é divertida, estranha e assustadora ao mesmo tempo. Estrelado por Anna Hutchinson (O Rei da Escócia), Chris Hemsworth (Thor: Amor e Trovão), Kristen Connolly (Fim dos Tempos) e Jesse Williams (Grey’s Anatomy), recebeu nota 7 no IMDb e atualmente não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
O Segredo da Cabana conta com Chris Hemsworth entre os protagonistas
Divulgação/Amazon Prime Video
Com informações de IMDb, Rotten Tomatoes, Life Hacker e Screen Rant
🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Mais do TechTudo
Initial plugin text
Contratação era para realização de eventos no órgão e em museus do país. Após cancelamento,…
À PM, a irmã do suspeito contou que ele tem o costume de perturbar a…
A veterinária Lais Campoi Paschoal, que mora em Uberaba, no Triângulo Mineiro, é a responsável…
Consumidores precisam ficar atentos com o prazo de expiração do saldo, já que os créditos…
Dados do Cemaden mostram o 'estresse' das cidades durante a crise de seca, que já…
As vagas são disponibilizadas diariamente pela Agência do Trabalho de Pernambuco. As vagas são disponibilizadas…