Filmes como Meninas Malvadas e O Diabo Veste Prada são sucessos nas telonas, mas o que muitos não sabem é que suas histórias foram baseadas em livros; veja lista completa Filmes baseados em livros são grandes sucessos nas telonas, mas muitas vezes as inspirações por trás dessas obras não são tão claras para o grande público. É o caso de clássicos como o assustador Tubarão (1975), aclamado título de terror, do ícone da cultura pop Meninas Malvadas (2004), e até mesmo do longa de super-herói Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Por sorte, essas e outras tramas do tipo estão disponíveis em streamings como Disney+, Netflix, Globoplay, Telecine, Max (antiga HBO Max) e Amazon Prime Video.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 12 filmes que você provavelmente não sabia que são baseados em obras literárias. Mesmo que você já conheça algumas produções listadas, com certeza irá assistir novamente com outros olhos e, quem sabe, até desejar ler os títulos originais. Confira a seguir a lista completa, contendo informações de elenco, enredo, repercussão e onde assistir a cada um deles.
🎬 20 filmes de livros clássicos que todo mundo deveria assistir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Meryl Streep é a megera Miranda Priestly, chefe de Andy Sachs, personagem de Anne Hathaway em O Diabo Veste Prada
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista preparada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes baseados em livros e que estão disponíveis online em diversas plataformas de streaming:
Duro de Matar (1988)
Sexta-Feira Muito Louca (2003)
Meninas Malvadas (2004)
As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Shrek (2001)
Blade Runner (1982)
Psicose (1960)
Tubarão (1975)
O Diabo Veste Prada (2006)
O Rei Leão (1994)
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Ela é O Cara (2006)
1. Duro de Matar (1988)
Nessa trama, um policial de Nova York participa de uma festa de fim de ano na sede da empresa. No entanto, o evento é interrompido por terroristas que invadem o luxuoso edifício. A partir disso, ele precisa lutar para sobreviver. Por incrível que pareça, o clássico filme de ação dos anos 80 foi baseado em um livro chamado Nothing Lasts Forever, de Roderick Thorp. A produção sofreu alterações em relação à obra literária, a começar pelo nome do personagem principal que passou de Joe Leland para John McClane.
Estrelado por Bruce Willis (O Sexto Sentido) no papel do agente de polícia John McClane, Duro de Matar conta com a direção de John McTiernan (Violação de Conduta) e elenco composto ainda por Alan Rickman (Alice Através do Espelho), Bonnie Bedelia (The Hill), Reginald VelJohnson (The Christmas Lottery) e Paul Gleason (The Book of Caleb). Duro de Matar, que tem nota 8,2 no IMDb e aprovação de 94% no Rotten Tomatoes, está disponível no Disney+.
Bruce Willis ficou com o papel de John McClane na famosa franquia Duro de Matar
Reprodução/IMDb
2. Sexta-Feira Muito Louca (2003)
O filme acompanha a relação conturbada entre mãe e filha. Um dia, com o objetivo de acabar com as brigas, elas trocam de corpos quando comem biscoitos da sorte em um restaurante chinês. Agora, elas precisam lidar com os problemas uma da outra. Baseado no romance infantil homônimo, de autoria de Mary Rodgers, o livro dá mais enfoque nas experiências da protagonista com uma mãe muito ausente.
No universo cinematográfico, existem outras adaptações para a mesma narrativa, mas a versão do diretor Mark Waters (A Mãe da Noiva) é, de longe, a preferida do público. Além de Jamie Lee Curtis (O Urso) e Lindsay Lohan (Pedido Irlandês), o elenco ainda tem Mark Harmon (NCIS: Investigação Naval), Chad Michael Murray (Sullivan’s Crossing), Christina Vidal (Primo) e Haley Hudson (Pesadelos do Passado 2). O filme disponível no Disney+ tem nota 6,3 no IMDb e 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan são mãe e filha que trocam de corpos em Sexta-Feira Muito Louca
Reprodução/IMDb
3. Meninas Malvadas (2004)
Meninas Malvadas não foi baseado em um livro de forma tradicional, tendo sido inspirado em uma obra de autoajuda chamado Queen Bees & Wannabes, de Rosalind Wiseman, que mergulha no universo da adolescência feminina. Dele, surgiu a ideia de Tina Fey dar vida à Cady (Lindsay Lohan), uma adolescente que acabou de chegar da África e passou boa parte da vida sendo educada em casa, e agora precisa encarar o hostil ambiente escolar americano.
Um verdadeiro marco na cultura pop dos anos 2000, com referências que perduram até os dias de hoje, a produção tem direção de Mark Waters (Ele é Demais) e, no elenco, nomes como Lindsay Lohan (Uma Quedinha de Natal), Rachel McAdams (Crescendo Juntas), Amanda Seyfried (The Dropout), Lizzy Caplan (A Nova Vida de Toby) e Tina Fey (Only Murders in the Building). O longa, avaliado com 7,1 no IMDb e 84% de aprovação no Rotten Tomatoes, pode ser conferido na Netflix e no Telecine.
Meninas Malvadas marcou a geração dos anos 2000 com referências que duram até os dias de hoje
Reprodução/IMDb
4. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Aqui, a trama acompanha Cher, uma adolescente mimada que decide começar a fazer boa ações. Nessa onda de atividades positivas, ela decide realizar uma transformação em uma estudante do se colégio. No entanto, as coisas se complicam quando a personagem vê que a colega se torna mais popular do que ela. As Patricinhas de Beverly Hills também tem a sua dose literária, já que a personagem principal é baseada em Emma, de Jane Austen.
Um clássico dos anos 90, a produção marcou muitas tardes na TV e, consequentemente, toda uma geração. O longa tem direção de Amy Heckerling (Vampiras) e elenco composto por Alicia Silverstone (Camaleões), Stacey Dash (Corsicana), Paul Rudd (Ghostbusters: Apocalipse de Gelo), Donald Faison (Extended Family) e a saudosa Brittany Murphy (Algo Maligno). Com nota 6,9 no IMDb e aprovação de 81% no Rotten Tomatoes, a obra está disponível no catálogo da Netflix ou do Telecine.
Alicia Silverstone e Brittany Murphy como as populares Cher e Tai em As Patricinhas de Beverly Hills
Reprodução/IMDb
5. Shrek (2001)
A primeira animação do ogro tem sua inspiração no livro infantil de mesmo nome, do autor William Steig. Nele, uma criatura estranha chamada Shrek encontra uma princesa, também feia, para viver ao lado dele e ter o seu eterno final feliz. No filme, o personagem principal recebe a missão de salvar a princesa amaldiçoada Fiona e levá-la ao castelo para ter paz em seu pântano, mas acaba se apaixonando no caminho, antes mesmo que a moça lhe faça uma grande revelação.
Com direção de Andrew Adamson (Gato de Botas) e Vicky Jenson (O Espanta Tubarões), o longa se tornou um sucesso tão grande que virou franquia. O elenco de dubladores é formado por nomes como Mike Myers (Amsterdam), Eddie Murphy (Um Tira da Pesada 4: Axel Foley), Cameron Diaz (Annie), John Lithgow (Cabrini) e Vincent Cassel (Damaged). A animação disponível no Globoplay e na Amazon Prime Video é avaliada com nota 7,9 no IMDb e com 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O ogro Shrek e seu fiel escudeiro, o Burro, fizeram grande sucesso e acabaram ganhando uma franquia
Reprodução/IMDb
6. Blade Runner (1982)
Considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, Blade Runner também tem suas origens em uma obra literária. O romance que inspirou o clássico se chama Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, do autor Philip K. Dick. Apesar do título divergente, a premissa do livro e do filme é a mesma: o detetive Rick Deckard (Harrison Ford) caçando replicantes, clones humanos usados como escravos fora da Terra, que fugiram e vivem disfarçados em Los Angeles.
Além de Harrison Ford (Falando a Real), o elenco tem Rutger Hauer (Break), Sean Young (Mea Culpa), M. Emmet Walsh (A Little White Lie) e Daryl Hannah (The Now). A direção é de Ridley Scott (A Noite das Bruxas), e o filme é bem avaliado na crítica especializada, garantindo 8,1 no IMDb e 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. Blade Runner está disponível para assinantes do streaming Max.
Blade Runner foi inspirado é um livro chamado Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
Reprodução/IMDb
7. Psicose (1960)
Mesmo sendo um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos, muita gente não sabe que o thriller Psicose é baseado em um livro homônimo, com autoria de Robert Bloch. Sendo quase uma adaptação fiel, o filme narra a história da secretária Marion Crane (Janet Leigh), que decide parar no decadente Bates Motel durante uma fuga após roubar seu patrão e acaba assassinada pelo proprietário, o jovem Norman Bates (Anthony Perkins) que vive sob o domínio da mãe.
Dirigido pelo renomado Alfred Hitchcock (Frenesi), Psicose conta com as atuações de Anthony Perkins (A Morte Veste Vermelho), Janet Leigh (À Sombra do Passado), Vera Miles (Dupla Personalidade), John Gavin (Jennifer) e Martin Balsam (As Areias do Tempo). Com aprovação de 97% no Rotten Tomatoes e nota 8,5 no IMDb, o clássico está disponível no Telecine.
Psicose rendeu algumas das cenas mais marcantes da história do cinema mundial
Reprodução/IMDb
8. Tubarão (1975)
Baseado no livro homônimo de Peter Benchley, Tubarão é uma adaptação de Steven Spielberg (Mestres do Ar). No filme, o chefe da polícia de Amity Island Martin Brody (Roy Scheider) se junta a Hooper (Richard Dreyfuss) e Quint (Robert Shaw) para caçar a fera do mar que está causando inúmeros mortes violentas na região.
No elenco do longa, constam nomes como Roy Scheider (O Poeta), Robert Shaw (O Fundo do Mar), Richard Dreyfuss (Assassinato em Yellowstone), Lorraine Gary (Somente Você e Eu) e Murray Hamilton (Os Últimos Dias de Patton). Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, o longa é avaliado com 8,1 no IMDb e tem 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Martin Brody (Roy Scheider) precisa caçar a criatura que está causando terror em Amity Island, em Tubarão
Reprodução/IMDb
9. O Diabo Veste Prada (2006)
Uma das comédias dramáticas mais queridinhas dos anos 2000, O Diabo Veste Prada é baseado no best-seller homônimo de Lauren Weisberger. No enredo do filme, Andy é uma funcionária que trabalha na “RunWay Magazine”, uma renomada revista de moda. No entanto, os problemas começam a aparecer quando ela precisa lidar com sua exigente chefe.
A direção é de David Frankel (Beleza Oculta) e o elenco afiadíssimo tem nomes de peso como Meryl Streep (Não Olhe para Cima), Anne Hathaway (Uma Ideia de Você), Emily Blunt (Máfia da Dor), Stanley Tucci (Convenção das Bruxas), Tracie Thoms (Station 19), Daniel Sunjata (Echoes) e até a participação de Gisele Bündchen (Táxi). Nos sites especializados, as avaliações são 6,9 no IMDb e aprovação de 75% no Rotten Tomatoes. O Diabo Veste Prada pode ser assistido no Disney+.
Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt marcaram os anos 2000 com O Diabo Veste Prada
Reprodução/IMDb
10. O Rei Leão (1994)
Baseado no clássico Hamlet, de William Shakespeare, o enredo aqui se desenvolve quando Mufasa (voz de James Earl Jones) é assassinado pelo próprio irmão, Scar (voz de Jeremy Irons) , que exila o sobrinho Simba (voz de Matthew Broderick), verdadeiro herdeiro do reino. Quando cresce, o primogênito planeja se vingar do tio e retomar o seu poder.
A bem avaliada animação (nota 8,5 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes) tem direção de Roger Allers (O Bicho Vai Pegar) e Rob Minkoff (As Guardiãs do Arco-íris). O elenco de dubladores é composto por vozes como Matthew Broderick (Império da Dor), Jeremy Irons (The Flash), James Earl Jones (Um Príncipe em Nova York 2), Whoopi Goldberg (Hacks) e Rowan Atkinson (Wonka). O Rei Leão consta no catálogo do Disney+.
A animação O Rei Leão é inspirada no clássico Hamlet, de William Shakespeare
Reprodução/IMDb
11. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Inspirado em Um Conto de Duas Cidades, do renomado romancista Charles Dickens, o terceiro filme da trilogia do diretor Christopher Nolan (Oppenheimer) faz um paralelo entre Gotham City e a caótica desordem das cidades europeias no período da Revolução Francesa. Se espelhando na Paris devastada pela guerra, o longa traz uma Gotham assombrada por um vilão determinado a espalhar o caos. Por sorte, a cidade conta com a vigilância constante do justiceiro noturno mais famoso do mundo.
O elenco de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge é recheado de estrelas como Christian Bale (O Pálido Olho Azul), Tom Hardy (Clube dos Vândalos), Anne Hathaway (Instinto Materno), Gary Oldman (Slow Horses), Joseph Gordon-Levitt (Flora e Filho – Música em Família), Morgan Freeman (Operação Lioness) e Michael Caine (A Grande Fuga). O longa, de nota 8,4 no IMDb e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes, está no catálogo da Max.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge fecha a trilogia dirigida pelo diretor Christopher Nolan
Divulgação
12. Ela é O Cara (2006)
Ela é O Cara narra a história de Viola (Amanda Bynes), uma talentosa jogadora de futebol impedida de continuar praticando o esporte. Para manter seu sonho vivo, ela aproveita a ida do seu irmão gêmeo Sebastian (James Kirk) para outro país e começa a se passar por ele no time de futebol. Durante o disfarce, a garota se apaixona pelo colega de quarto e companheiro do time, Duke (Channing Tatum). O enredo do filme é baseado em Noite de Reis, de William Shakespeare, onde os nomes são mantidos e também há um disfarce entre irmãos gêmeos que acaba em um complicado triângulo amoroso.
A comédia romântica tem direção de Andy Fickman (Amor(es) Verdadeiro(s)) e um elenco formado pelos atores Amanda Bynes (A Mentira), Channing Tatum (Deadpool & Wolverine), Laura Ramsey (Hindsight), Julie Hagerty (Meus Sogros Tão pro Crime) e James Kirk (Agulha no Palheiro Temporal). No IMDb, o filme leva nota 6,4 e, no Rotten Tomatoes, tem pontuação de 44%. Ela é O Cara está disponível no Amazon Prime Video.
Viola (Amanda Bynes) precisou se passar pelo irmão gêmeo Sebastian (James Kirk) para poder jogar futebol em Ela é O Cara
Reprodução/IMDb
Com informações de Cosmopolitan, MovieWeb (1 e 2), IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Saiba mais
Initial plugin text
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…