Diversas histórias sci-fi como 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968), Jurassic Park (1993) e De Volta Para o Futuro (1985) se tornaram símbolos do gênero nas telonas; conheça mais filmes Os filmes de ficção científica clássicos marcaram época nos cinemas e têm uma sólida base de fãs que cultuam as histórias com temáticas inovadoras e futuristas – e mesmo aquelas que não obtiveram uma grande repercussão no período do lançamento se tornaram populares ao passar dos anos. Nesse sentido, é possível citar longas como Planeta dos Macacos (1968), Blade Runner (1982) e a franquia Star Wars. Esses e outros títulos podem ser assistidos em plataformas como Max, Disney+ e Amazon Prime Video.
Pensando naqueles que são amantes do gênero e nos espectadores que desejam conhecer com mais profundidade essas produções, o TechTudo separou 12 filmes de ficção científica clássicos que são obrigatórios para os apaixonados pelo sci-fi. A seguir, confira mais detalhes dos títulos e onde assistir a cada um deles.
🎬12 filmes de robô que são obrigatórios para quem curte o tema
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
❗ Prêmio iBest 2024: vote no TechTudo como melhor site de tecnologia do Brasil
Jurassic Park se tornou um fenômeno da ficção científica nos cinemas e até os dias atuais, a franquia recebe vários produtos em diferentes mídias
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes de ficção científica clássicos:
2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
Planeta dos Macacos (1968)
Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
Metrópolis (1927)
O Predador (1987)
Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)
O Enigma de Outro Mundo (1982)
De Volta Para o Futuro (1985)
Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)
Duna (1984)
O Exterminador do Futuro (1982)
Blade Runner – o Caçador de Androides (1982)
1. 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
2001 – Uma Odisseia no Espaço é centrado em um misterioso monólito negro que aparece na Terra durante a pré-história e gera discórdias entre tribos de homonídeos. Vários anos depois, cientistas do Século XXI descobrem um artefato idêntico em Júpiter que envia sinais enigmáticos e um grupo de astronautas é enviado para investigá-lo. Entretanto, a missão já encontra obstáculos desde o início, já que a inteligência artificial da nave acaba se voltando contra os tripulantes.
Responsável por inspirar inúmeras histórias do gênero sci-fi que também fizeram sucesso nos cinemas, 2001 – Uma Odisseia no Espaço tem a direção do renomado Stanley Kubrick (O Iluminado) e traz em seu elenco nomes como Keir Dullea (2010), Gary Lockwood (O Último Tiro) e William Sylvester (Gorgo). Disponível na Max, Apple TV+ e Amazon Prime Video, o longa tem avaliações de 8,3 no IMDb e 92% de aprovação pelos críticos do Rotten Tomatoes.
Vencedor de um Oscar de Melhores Efeitos Visuais, 2001 – Uma Odisseia no Espaço é um pioneiro de várias histórias de ficção científica existentes
Divulgação/Warner Bros.
2. Planeta dos Macacos (1968)
Essa é a primeira versão da franquia Planeta dos Macacos, dirigida por Franklin J. Schaffner (Meninos do Brasil). A trama se inicia em 1972, com uma missão espacial da equipe de astronautas liderada por George Taylor. Eles viajam em estado de hibernação por séculos e desembarcam em um planeta no ano de 3978. Por lá, o grupo descobre que o local é controlado por macacos, e os humanos, que não possuem capacidade de fala, são escravizados pelos animais dominantes.
Disponível no Disney+ e uma das grandes referências da ficção científica na história, Planeta dos Macacos é baseado na obra homônima de Pierre Boulleé e tem um elenco formado por Charlton Heston (Ben-Hur), Roddy McDowall (A Noite do Espanto), Kim Hunter (Uma Rua Chamada Pecado) e Maurice Evans (O Bebê de Rosemary). O filme apresenta 86% de classificação pelos críticos no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8,0 no IMDb.
Planeta dos Macacos é considerado revolucionário, algo simbolizado na conquista do prêmio honorário de Melhor Maquiagem no Oscar 1969
Reprodução/The Movie Database
3. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
Dirigido pelo icônico Steven Spielberg (Os Fabelmans), Contatos Imediatos do Terceiro Grau segue Roy Neary, um eletricista que avista um objeto voador não identificado (OVNI) e está disposto a demonstrar a existência de seres extraterrestres. Assim como Roy, outras pessoas também identificam a presença de OVNIs e buscam, a qualquer custo, contato com os alienígenas. O longa está atualmente disponível no Apple TV+ e Amazon Prime Video.
Richard Dreyfuss (A Garota do Adeus) e François Truffaut (Beijos Proibidos) protagonizam o filme, que também conta com as atuações das atrizes Teri Garr (Tootsie) e Melinda Dillon (Esta Terra É Minha Terra). Nos sites agregadores de críticas, Contatos Imediatos do Terceiro Grau possui 7,6 de pontuação no IMDb e 90% de aprovação pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes.
Vencedor de duas estatuetas no Oscar 1978, Contatos Imediatos do Terceiro Grau influenciou outras produções que abordaram a temática extraterrestre
Reprodução/The Movie Database
4. Metrópolis (1927)
O longa mudo Metropolis traz a história da cidade-título futurista que é dividida em duas: a parte luxuosa dos ricos, governada por Joh Fredersen, e o espaço subterrâneo dos operários, que trabalham de forma escravizada. Freder, o filho herdeiro de Joh, descobre sobre as condições precárias em que os funcionários vivem e decide ir de encontro com o sistema vigente. Enquanto isso, um inventor está desenvolvendo um robô que poderá tomar o lugar dos humanos trabalhadores.
Um gênese da ficção científica e expoente do cinema alemão, o filme tem a direção do cineasta austríaco Fritz Lang (M – O Vampiro de Düsseldorf) e é protagonizado por Brigitte Helm (Atlântida), Gustav Frohlich (Raio de Sol) e Alfred Abel (Fantasma). No IMDb, Metropolis possui uma nota de 8,3. Já no Rotten Tomatoes, sua aprovação entre os críticos é de 97%. A produção pode ser conferida grátis no Plex.
Com efeitos especiais pioneiros para a época, Metrópolis é um dos maiores clássicos da ficção científica no cinema
Divulgação/IMDb
5. O Predador (1987)
Disponível atualmente no Disney+, O Predador gira em torno de uma missão de resgate numa selva da América Central, com a equipe sendo liderada pelo major Alan “Dutch” Schaefer. O grupo acredita que funcionários do governo dos EUA e um ministro estrangeiro foram sequestrados e precisa achá-los. No entanto, além de guerrilheiros, a equipe de resgate acaba encontrando uma criatura letal de outro planeta, que tem imensa satisfação em matar qualquer ser que estiver pelo seu caminho.
Com direção de John McTiernan (franquia Duro de Matar), o longa é estrelado por Arnold Schwarzenegger (O Último Desafio) e exibe também os nomes Carl Withers (Rocky), Kevin Peter Hall (Um Hóspede do Barulho) e Elpidia Carrillo (Salvador: O Martírio de um Povo). Nos portais especializados de críticas, O Predador tem 80% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 7,8 no IMDb.
O sucesso de O Predador estabeleceu uma franquia com mais quatro filmes lançados, além de um crossover em produções com o personagem Alien
Divulgação/IMDb
6. Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)
A franquia da galáxia distante se iniciou em 1977 com o Episódio IV – Uma Nova Esperança. O enredo traz a jornada do jovem fazendeiro Luke Skywalker, que encontra dois robôs em seu planeta e recebe uma mensagem sobre os projetos maquiavélicos do Império Galáctico, além de um pedido de ajuda da Princesa Leia direcionado para Obi-Wan Kenobi. Assim, o protagonista se encontra com Kenobi e parte para deter o regime totalitário ao lado da Aliança Rebelde e do contrabandista Han Solo.
O filme virou um grande hit cultural e arrematou sete Oscars em 1978, incluindo Melhores Efeitos Visuais e Melhor Trilha Sonora – com John Williams. Dirigido por George Lucas (Loucuras de Verão), o cast conta com Mark Hamill (Batman: A Série Animada), Harrison Ford (franquia Indiana Jones), Carrie Fisher (Loverboy) e Alec Guinness (A Ponte do Rio Kwai). O longa ostenta uma nota de 8,6 no IMDb e 93% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes. A produção está disponível para assistir no Disney+.
O imenso sucesso de Star Wars: Uma Nova Esperança o fez ocupar a posição de maior bilheteria da história até 1982, quando foi superado por E.T. O Extraterrestre
Reprodução/IMDb
7. O Enigma de Outro Mundo (1982)
O Enigma de Outro Mundo ocorre em uma base científica na Antártida, onde uma equipe de pesquisadores norte-americanos se deparam com uma desordem que envolve um cachorro. Enquanto realizam uma autópsia, o cão se transforma em uma criatura que ataca os cientistas. Para piorar a situação, o alienígena tem a capacidade de se transformar numa cópia idêntica às das vítimas, o que aumenta a desconfiança entre os próprios pesquisadores.
Remake de O Monstro do Ártico (1951), o longa é dirigido por John Carpenter (Halloween) e tem um elenco formado por Kurt Russell (Guardiões da Galáxia Vol.2), Wilford Brimley (Cocoon), Keith David (Greenleaf) e David Clennon (Os Efeitos). Disponível no Apple TV+ e Amazon Prime Video, O Enigma de Outro Mundo apresenta uma pontuação de 8,2 no IMDb e 85% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.
O Enigma de Outro Mundo é uma adaptação da obra Who Goes There?, lançada em 1938 pelo autor John W. Campbell Jr.
Divulgação/Apple TV
8. De Volta Para o Futuro (1985)
Esse é o primeiro título da popular trilogia dirigida por Robert Zemeckis (Forrest Gump). Na trama, o adolescente Marty McFly ativa uma máquina do tempo e retorna ao ano de 1955, quando seus futuros pais estavam no colégio. Nesse cenário, o jovem acaba conhecendo sua mãe, que acidentalmente se apaixona por ele e causa danos na história. Com isso, buscando consertar a linha do tempo, o protagonista irá tentar fazer com que seus pais se apaixonem e para isso, contará com a ajuda do cientista Doc Brown.
Michael J. Fox (O Pequeno Stuart Little) e Christopher Lloyd (A Família Addams) estrelam o filme, que também tem em seu elenco Crispin Glover (Juventude Assassina), Lea Thompson (Tudo por um Gato) e Thomas F. Wilson (Freaks and Geeks). Disponível no Globoplay, Apple TV+ e Amazon Prime Video, De Volta Para o Futuro exibe uma classificação de 93% entre os críticos do Rotten Tomatoes. Já no IMDb, sua pontuação é de 8,5.
Vencedor do Oscar de Melhor Edição de Som em 1986, De Volta Para o Futuro se tornou uma das ficções de viagem no tempo mais marcantes do cinema
Reprodução/Universal Pictures
9. Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)
Disponível para assistir no Globoplay, Disney+, Apple TV+ e Amazon Prime Video, o filme é ambientado em uma ilha povoada por dinossauros criados por meio de DNA pré-histórico, em um projeto de atração turística desenvolvido pelo bilionário John Hammond. Contudo, embora o desenvolvedor tenha garantido a segurança do parque, os visitantes do local descobrem que os predadores, na verdade, são animais violentos e estão soltos pela ilha, causando um enorme caos.
Vencedor de três estatuetas no Oscar 1994 e com direção de Steven Spielberg, o longa tem Laura Dern (Twin Peaks), Sam Neill (Thor: Amor e Trovão), Jeff Goldblum (Kaos) e Richard Attenborough (Gandhi) em seu elenco. Nos sites agregadores de críticas, Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros tem 92% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes e 8,2 de pontuação no IMDb.
Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros se tornou a maior bilheteria da história na época, até ser ultrapassado por Titanic, em 1997
Reprodução/The Movie Database
10. Duna (1984)
Antes da atual sequência, a obra de Frank Herbert ganhou uma adaptação em 1984, dirigida por David Lynch (Veludo Azul). O enredo segue os membros da família Atreides, que são enviados pelo imperador Padishah para comandar o planeta árido de Arrakis – também conhecido como Duna. O local é visto com atenção pelas casas nobres devido à valiosa especiaria Mélange. Assim, a mudança é parte de um plano conjunto do Imperador com o clã Harkonnen para dizimar o grupo.
O elenco do filme é estrelado por Kyle Maclachlan (Fallout) e também tem os atores Patrick Stewart (franquia X-Men), Virginia Madsen (O Mistério de Candyman), Sean Young (Sem Saída), Francesca Annis (Krull) e Sting (Quadrophenia). Duna apresenta uma pontuação de 6,3 no IMDb e apenas 37% de aprovação entre os críticos no Rotten Tomatoes. O longa pode ser assistido pelo Plex , Apple TV+ e Amazon Prime Video.
Apesar da baixa repercussão na época de lançamento, Duna chegou a ser revisitado pelos fãs devido aos filmes mais recentes do universo
Divulgação/ IMDb
11. O Exterminador do Futuro (1984)
Com direção do célebre James Cameron (Titanic), O Exterminador do Futuro aborda uma guerra entre humanos e máquinas que estoura em 2029. A inteligência artificial Skynet envia um ciborgue T-800 para o ano de 1984 em busca de assassinar Sarah Connor, a mãe daquele que seria o líder da resistência humana nos próximos anos. No entanto, um sobrevivente humano também chega ao passado para proteger Sarah e consequentemente, preservar o curso da história.
Um dos filmes mais populares do gênero sci-fi, O Exterminador do Futuro é protagonizado pelos atores Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton (A Bela e a Fera) e Michael Biehn (franquia Alien) e também tem as atuações de Earl Boen (Battle Beyond the Stars) e Paul Winfield (Lágrimas de Esperança). Disponível no Apple TV+ e Amazon Prime Video, o longa possui 8,1 de pontuação no IMDb e impressionantes 100% de aprovação entre os especialistas no Rotten Tomatoes.
O Exterminador do Futuro é um dos filmes mais influentes da história e tornou conhecido o nome de James Cameron na indústria
Reprodução/The Movie Database
12. Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)
Disponível no Max, Apple TV+ e Amazon Prime Video, Blade Runner se passa no futuro, quando a corporação Tyrell produz “replicantes” que são escravizados em colonizações de outros planetas. Tais robôs estão proibidos de chegarem na Terra e os policiais de elite, conhecidos como Blade Runner, passam a caçar e eliminar os androides, especialmente depois de certa rebelião numa das colônias. Com isso, o ex-Blade Runner Rick Deckard é forçado a voltar ao trabalho e irá atrás de um grupo de replicantes que está na Terra.
Dirigido pelo cineasta Ridley Scott (Napoleão), o longa tem Harrison Ford como o protagonista do elenco e conta também com as atuações de Rutger Hauer (Fúria Cega), Sean Young e Daryl Hannah (Kill Bill). Nos sites agregadores de críticas, Blade Runner – O Caçador de Androides apresenta uma aprovação de 89% pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes e 8,1 de pontuação no IMDb.
Blade Runner se destacou pela sua estética noir e por trazer conceitos do cyberpunk, algo que seria mais explorado anos depois na indústria audiovisual
Reprodução/Warner Bros.
Com informações de Forbes, IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
🎥Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Mais do TechTudo
Initial plugin text
O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…
A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…
Número de corpos encontrados sobe para 13 e quatro pessoas ainda estão desaparecidas. As buscas…
Primeira parcela tem vencimento para o dia 31 de março e a sexta vence em…
Informação foi divulgada durante entrevista ao SE1 desta sexta-feira. Prefeita de Aracaju destaca dívida de…
Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se…