Categories: Tecnologia

10 novelas dos anos 80 que deixaram saudade e estão no Globoplay


Sucessos como Tieta, Baila Comigo e A Gata Comeu estão entre as novelas dos anos 80 disponíveis no Globoplay; confira a lista completa As novelas dos anos 80 deixaram saudades no coração de muitos noveleiros de plantão. Nessa época, a TV Globo produziu tramas envolventes com mocinhos e vilões marcantes, que marcaram a teledramaturgia brasileira. Para aqueles que querem reviver esse período ou embarcar pela primeira vez nessa viagem no tempo, o catálogo do Globoplay tem diversos clássicos como Tieta (1989), Guerra dos Sexos (1983), Vale Tudo (1988) e Roque Santeiro (1985).
Pensando em quem adora uma nostalgia, o TechTudo preparou uma lista com 10 novelas dos anos 80 para relembrar e reassistir no streaming. A seguir, confira mais detalhes de cada um dos títulos, como sinopse, elenco e repercussão.
🎬 12 novelas da Globo antigas para maratonar hoje mesmo e se divertir
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Vale Tudo fez sucesso como novela das 9 e vai ganhar remake
Reprodução/Rede Globo
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista, você confere as seguintes 10 novelas dos anos 80 que deixaram saudades para assistir no Globoplay:
Tieta (1989)
Roque Santeiro (1985)
Guerra dos Sexos (1983)
Sassaricando (1987)
Vale Tudo (1988)
Água Viva (1980)
Sinhá Moça (1986)
O Salvador da Pátria (1989)
A Gata Comeu (1985)
Baila Comigo (1981)
1. Tieta (1989)
Em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, programa da TV Globo, essa novela é baseada no romance Tieta do Agreste, do autor Jorge Amado, lançado em 1977. A história acompanha a personagem principal, uma mulher independente e com um espírito rebelde. Devido ao seu comportamento, a personagem é expulsa de sua cidade natal. Anos depois, a mulher retorna, rica, bem-sucedida e pronta para se vingar de todos que a maltrataram.
Estrelada por Betty Faria (Pecado Capital), a telenovela também conta com Joana Fomm (Espelho de Carne), Lília Cabral (Fina Estampa) e José Mayer (Laços de Família) no elenco. A obra se tornou um sucesso na década de 80 pelo público e crítica, tendo uma pontuação de 8.3 no agregador IMDb.
Tieta é protagonizada por Betty Faria
Arquivo/Globo
2. Roque Santeiro (1985)
A trama acompanha a história de Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro, um coroinha morto ao tentar defender a cidade de Asa Branca de um terrível bandido. Em razão de sua bravura, o homem se transformou em um santo adorado pelos moradores da região. No entanto, anos depois o personagem retorna e todos encaram sua história de heroísmo como uma farsa.
A produção é assinada pelo dramaturgo Dias Gomes (Mandala), além de ser estrelada por José Wilker (Gabriela) e Oswaldo Loureiro (Corrida do Ouro). Baseada na peça de teatro O Berço do Herói, do autor Dias Gomes, Roque Santeiro segue sendo a novela de maior audiência da história da TV Globo. A obra conquistou uma pontuação de 8.8 no IMDb.
A novela Roque Santeiro é baseada em O Berço do Herói, de Dias Gomes
Arquivo/Globo
3. Guerra dos Sexos (1983)
Sucesso de 1983, a comédia acompanha Charlô e Otávio, dois primos que brigam pela herança da família e tentam a todo custo provar a superioridade de seus respectivos sexos por meio de um acordo: ao final de 100 dias, um ficará com toda a fortuna, enquanto o outro sairá sem nada.
A obra é estrelada por Fernanda Montenegro (Central do Brasil) e Paulo Autran (Hilda Furacão). Além disso, a telenovela é uma criação de Sílvio de Abreu (Rainha da Sucata) e obteve uma aprovação de 8 no IMDb. Vale lembrar que em 2003, a produção ganhou um remake, escrito pelo próprio autor com a colaboração de Daniel Ortiz (Salve-se Quem Puder).
Guerra dos Sexos foi escrita por Sílvio de Abreu, com colaboração de Carlos Lombardi
Arquivo/Globo
4. Sassaricando (1987)
A novela conta a história de Aparício Varela, um homem de sessenta anos que abandona o amor da vida para se casar com uma milionária, a fim de ficar com sua herança e levar uma vida de luxo. Além disso, a trama explora a história romântica de Tancinha, uma feirante analfabeta que se vê entre o namorado de infância e o publicitário Beto. O folhetim de Silvio de Abreu (Rainha da Sucata) é estrelado por Paulo Autran (Guerra dos Sexos), Tônia Carrero (Água Viva), Jandira Martini (O Clone), Claudia Raia (A Favorita) e Alexandre Frota (Top Model). Já a nota no IMDb é de 7,5.
A atriz Cláudia Raia ficou marcada pelo papel da feirante Tancinha na novela Sassaricando
Divulgação/gshow
5. Vale Tudo (1988)
A história deste folhetim gira em torno de uma mãe e uma filha completamente opostas. Raquel é uma mulher honesta e dedicada ao trabalho, enquanto Maria de Fátima é uma mau-caráter, que faz de tudo para se dar bem na vida. Durante a trama, a garota vende a casa da família e rouba todo o dinheiro para recomeçar sua vida no Rio de Janeiro. Desesperada, a mãe parte em sua busca, mas, para sobreviver, a personagem começa a vender sanduíches na praia.
O elenco é estrelado por Regina Duarte (Páginas da Vida) e Glória Pires (Babilônia). O sucesso de Gilberto Braga (Celebridade), Aguinaldo Silva (Império) e Leonor Bassères (O Primo Basílio) conquistou 9 pontos no IMDb e ganhará uma nova versão ainda esse ano.
Em Vale Tudo, a mãe Raquel e a filha Maria de Fátima são verdadeiros opostos
Reprodução/Rede Globo
6. Água Viva (1980)
A trama do folhetim gira em torno da rivalidade entre os irmãos Fragonard, que disputam o amor de Lígia, uma mulher ambiciosa capaz de tudo para alcançar a alta sociedade. Em meio à narrativa, também acompanhamos a história de Maria Helena, uma órfã que se vê diante da possibilidade de ser transferida para outro orfanato.
Na direção-geral de Roberto Talma (Tim Maia), o elenco contou com as participações de Betty Faria (Pecado Capital), Reginaldo Faria (O Clone), Raul Cortez (O Rei do Gado), Lucélia Santos (Guerra dos Sexos) e o cantor Fábio Júnior (Superstar). No IMDb, a novela conquistou uma nota de 8.1.
Água Viva acompanha a rivalidade dos irmãos Fragonard
Divulgação/Memória Globo
7. Sinhá Moça (1986)
A novela de época, inspirada no romance Sinhá Moça, de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, gira em torno da personagem título, filha de um coronel escravocrata e contrária à abolição. Sonhadora e romântica, a protagonista é uma mulher que vive tendo embates com os monarquistas. Durante uma viagem de trem, a estudante conhece um advogado republicano e amigo de seu pai, que finge concordar com o coronel.
A primeira versão, escrita por Benedito Ruy Barbosa (Pantanal), se passa em Araruna, uma pequena cidade do interior paulista, dois anos antes da promulgação da Lei Áurea. O folhetim possui uma avaliação de 6.8 no IMDb e é protagonizada por Lucélia Santos (Vereda Tropical), Marcos Paulo (Tieta) e Rubens de Falco (Escrava Isaura).
Sinhá Moça é inspirada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes
Divulgação/Gshow
8. O Salvador da Pátria (1989)
No folhetim, acompanhamos as tramas do deputado Severo Toledo Blanco, dono de uma famosa fábrica de sucos. O personagem tenta esconder seu romance extraconjugal com Marlene, fazendo com que a personagem se case com Sassá Mutema, um boia-fria da cidade. A traição ganha força quando o radialista Juca Pirama explana o caso na mídia. Pouco tempo depois, os dois são assassinados, e Mutema se torna o principal suspeito.
A novela conta com Lima Duarte (Da Cor do Pecado), Francisco Cuoco (Cobras & Lagartos), Betty Faria (Duas Vidas), Maitê Proença (Gabriela) e José Wilker (Senhora do Destino). Na direção de Paulo Ubiratan (O Fim do Mundo), a obra foi avaliada com 7.2 no IMDb.
O Salvador da Pátria conta com Lima Duarte e Francisco Cuoco no elenco
Divulgação/Memória Globo
9. A Gata Comeu (1985)
A Gata Comeu acompanha Jô Penteado, uma mulher bonita, rica e mimada, que nunca encontrou o amor verdadeiro. Sua vida vira de cabeça para baixo quando conhece Fábio Coutinho, um professor viúvo. O rapaz organiza uma excursão marítima para alunos e pais, e a moça decide participar, mas uma tempestade violenta desvia a rota, e os dois acabam indo parar em uma ilha deserta, onde ficam presos e isolados por mais de dois meses. Após serem resgatados, a protagonista passa a fazer de tudo para conquistá-lo. A novela é estrelada por Fátima Freire (Gina), Nuno Leal Maia (Top Model) e Christiane Torloni (Fina Estampa). Na direção de José Carlos Pieri (Tarcísio e Glória), o folhetim foi avaliado em 7.8 no IMDb.
A Gata Comeu é uma adaptação de Ivani Ribeiro de outra novela de sua autoria, A Barba Azul
Foto: Divulgação/Memórias Globo
10. Baila Comigo (1981)
Criada pelo autor Manoel Carlos (Mulheres Apaixonadas), a novela acompanha a história de dois irmãos gêmeos separados na maternidade: Quinzinho, um carioca extrovertido e idealista, e João Victor, um advogado bem-sucedido e tímido que mora em Portugal. O enredo do folhetim é marcado pelos seus encontros e desencontros. Na obra, Tony Ramos (Caminhos das Índias) interpretou os gêmeos. Além do ator, integram o elenco Lílian Lemmertz (As Deusas) e Fernanda Montenegro e Betty Faria. No IMDb, Baila Comigo possui uma avaliação de 7.7.
O astro Tony Ramos interpretou dois personagens gêmeos em Baila Comigo
Divulgação/Rede Globo
Com informações de IMDb, Globoplay e Memória Globo
🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Initial plugin text

Share
Published by

Recent Posts

O Brás está falindo? Mudanças no comércio expõem crise no maior polo de moda popular do Brasil

Nos últimos meses, vídeos e relatos de comerciantes vêm levantando a mesma dúvida: o Brás…

3 meses ago

Terremoto no Brasil Hoje: Magnitude 5,5 Sacode São Paulo e Rio de Janeiro em 2025

Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…

10 meses ago

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

10 meses ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

10 meses ago

Com medo de facção criminosa, cantora baiana tira videoclipe da web

Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…

11 meses ago

Overclean: suspeito pediu dinheiro para “monetizar em Brasília”. Ouça

Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…

11 meses ago