10 novelas da Globo que envelheceram mal e seriam canceladas hoje em dia

Algumas novelas clássicas da Globo são consideradas problemáticas, como Da Cor do Pecado e Malhação 1998, precisando ser editadas ou transmitidas com alertas; entenda Algumas novelas clássicas da Globo podem passar nostalgia para os espectadores, mas, ao reassisti-las, fica evidente que esses folhetins seriam cancelados hoje em dia. Muito se deve ao fato das produções refletirem assuntos e atitudes que eram considerados comuns à época em que foram produzidas, mas que não são mais aceitos atualmente. Por isso, alguns títulos, como Êta Mundo Bom! (2006) e Malhação (1998), foram editados para serem reprisados no Canal Viva ou no Vale a Pena Ver de Novo ou no Globoplay. Outras produções, como Da Cor do Pecado (2004), são exibidas com um alerta antes de cada capítulo para apontar sua trama datada.
Pensando em quem ama novelas e quer entender melhor porque algumas dos folhetins clássicos da Globo são considerados problemáticos e envelheceram mal, o TechTudo separou 10 novelas da emissora que, certamente, seriam canceladas se voltassem às telinhas.
🎬 12 novelas antigas da Globo para assistir no Globoplay e voltar no tempo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A trama de Orlandinho em A Favorita (2009) foi considerada problemática
Reprodução/TV Globo
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar as seguintes novelas que envelheceram mal e não passariam pelo crivo público atualmente:
Da Cor do Pecado (2004)
Negócio da China (2008)
Mulheres Apaixonadas (2003)
A Favorita (2008)
Malhação 1998 (1998)
Êta Mundo Bom! (2006)
Segundo Sol (2018)
O Sétimo Guardião (2018)
O Tempo Não Para (2018)
Renascer (1993)
1. Da Cor do Pecado (2004)
Da Cor do Pecado foi escrita por João Emanuel Carneiro (Mania de Você) e fez história por trazer a primeira protagonista negra e uma novela contemporânea e urbana. A trama gira em torno de Preta, interpretada por Taís Araújo (O Auto da Compadecida 2), e Paco, herdeiro de uma rica família, interpretado por Reynaldo Gianecchini (Laços de Família). Os dois vivem um romance e enfrentam preconceitos e armações, especialmente da vilã Bárbara. Além do nome da novela já ser considerado problemático por ser um termo usado para sexualizar mulheres negras, a antagonista da trama é conhecida por proferir falas de cunho racista inaceitáveis para os dias de hoje.
Além do racismo, outros temas polêmicos permeiam a novela. O personagem Abelardo, membro de uma família de lutadores, sofre bullying por não atender aos padrões de masculinidade, com sua identidade sendo tratada de forma caricata e sendo motivo de piadas homofóbicas. Religiões de matriz africana também são retratadas de forma problemática, com Helinho fingindo ser pai de santo para enganar clientes.
No elenco principal, estão Gabriela Senra (Roque Santeiro), Giovanna Antonelli (O Clone), Rosi Campos (Cara e Coroa), Lima Duarte Pecado Capital), Aracy Balabanian (A Próxima Vítima) e Matheus Nachtergaele (O Auto da Cmpadecida). Após sua exibição original no horário das 19h, Da Cor do Pecado foi reprisada no Canal Viva e está disponível no Globoplay, com nota 6,6 no IMDb.
Abelardo (Caio Blat) em Da Cor do Pecado (2004)
TV Globo
2. Negócio da China (2008)
Negócio da China foi escrita por Miguel Falabella e lançada em 2008, no horário das 18h, com direção de Roberto Talma (Pé Na Cova). A trama acompanhava Lívia, que vivia um triângulo amoroso com o ex-marido Heitor e o português João, enquanto uma fortuna escondida em um pen drive movimentava a história. Apesar de estrear com bons índices de audiência, a novela perdeu metade do público em poucas semanas e foi considerada um dos maiores fracassos do horário.
O folhetim enfrentou diversas críticas pelo enredo raso e pela escolha do elenco. Além da representatividade quase nula, Negócio da China também gerou polêmica pela representação caricata de personagens asiáticos, pelo título, considerado xenofóbico, além do cartaz da trama que trazia todos os atores principais fazendo asian fishing — ato de fingir ser asiático —, puxando os olhos com os dedos, gesto considerado racista. Sem falar na questionável escolha da música de abertura “Lig-Lig-Lig-Lé”, cantada por Ney Matogrosso.
No elenco estão Grazi Massafera (Bom Sucesso), Fábio Assunção (Garota do Momento), Ricardo Pereira (Como Uma Onda), Frederico Reuter (A Vida da Gente) e Natália do Vale (Vale Tudo). A novela é considerada tão polêmica que nunca foi reprisada e também não está disponível no Globoplay. No IMDb, Negócio da China tem nota 4,0.
Negócio da China é uma novela que a Globo prefere esquecer
Divulgação/Memória Globo
3. Mulheres Apaixonadas (2003)
Mulheres Apaixonadas é escrita por Manoel Carlos (Páginas da Vida) que conta a história de Helena, uma mulher que, após um casamento desgastado com Teo, resolve viver uma paixão com um ex-namorado.. Um dos pontos mais criticados da trama é o relacionamento entre Raquel, uma professora de educação física, e Fred, seu aluno menor de idade. Na trama, a professora era casada com Marcos e era vítima de violência doméstica.
Apesar de sofrer agressões e ameaças do marido, Raquel se envolve com Fred, que é colocado no papel de “salvador”. No final, após a morte trágica do rapaz, Raquel revela estar grávida do aluno, encerrando a história de forma controversa. A novela ainda conta com outras narrativas problemáticas, como o comportamento homofóbico de Paulinha com o casal Clara e Rafaela.
Queridinha do público, o folhetim já foi reprisado no Viva e no Vale a Pena Ver de Novo, com última reprise sendo em 2023 e está disponível no Globoplay. No elenco, estão nomes como Christiane Torloni (A Viagem), José Mayer (Senhora do Destino), Tony Ramos (Cabocla), Rodrigo Santoro (Bicho de Sete Cabeças), Helena Ranaldi (Coração de Estudante), Paloma Duarte (Terra Nostra), Camila Pitanga (Lado a Lado) e Giulia Gam (A Favorita). A novela tem nota 7,5 no IMDb.
Fred e Raquel viviam um romance controverso na novela
Divulgação/TV Globo
4. A Favorita (2008)
A Favorita é uma novela de João Emanuel Carneiro (Avenida Brasil) que segue a rivalidade entre Flora e Donatela, uma ex-dupla sertaneja de sucesso que tem sua relação desmoronada por conta de inveja e ciúmes. Quando o marido de Donatela é assassinado, a culpa recai sobre Flora, que é presa por 18 anos. Assim, Donatela acaba criando Lara, filha do marido com a ex-amiga. Quando Flora é libertda da prisão, o mistério sobre o verdadeiro culpado do assassinato de Marcelo volta a permear a vida das duas.
Apesar de ter sido um sucesso, a história que gera controvérsia na trama envolvendo o personagem Orlandinho, que começa a novela apaixonado por Halley e termina sendo um marido dedicado a Céu. O enredo gerou críticas por parecer uma “cura gay”, já que nunca foi desenvolvida uma narrativa sobre Orlandinho descobrindo sua bissexualidade.
A novela já foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo e está disponível no Globoplay. No elenco estão Patrícia Pillar (Cabocla), Cláudia Raia (Belíssima), Mariana Ximenes (Passione), Glória Menezes (Rainha da Sucata), Ary Fontoura (Roque Santeiro), Carmo Dalla Vecchia (A Casa das Sete Mulheres), Cauã Reymond (Avenida Brasil) e Deborah Secco (Laços de Família). A Favorita tem nota 7,7 no IMDb.
Flora (Patrícia Pillar), Donatela (Claudia Raia) e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) em A Favorita (2008)
TV Globo
5. Malhação 1998 (1998)
Essa temporada de Malhação segue o casal Bruno e Alice, dois jovens que enfrentam grandes desafios para viverem seu amor. Bruno, cinegrafista em uma produtora de vídeo, lida com o trauma de ter abandonado o sonho de ser piloto de automóveis após um pedido de sua mãe, Dulce , que também influenciou a vida de seu irmão, Guga. Este último morreu em um acidente após passar anos em conflitos consigo e se afundando em atitudes autodestrutivas, o que gerou uma trama de conflitos e rivalidades, especialmente com Rui, o antagonista da história.
Além das histórias de superação e amor, a temporada é marcada por um arco controverso que envolveu blackface, prática racista hoje considerada inaceitável, e que foi cortada na reprise de 2023 no Viva. Na época, Erick Bretas, diretor de produtos digitais e canais fechados da Globo, utilizou as redes sociais para defender os cortes das cenas racistas: “Em 1998, isso poderia ser tolerado. A sociedade evoluiu e hoje cenas assim são consideradas ofensivas. Esse plot não acontece de forma rápida na trama. As consequências dessa ação duram vários episódios”.
No elenco principal estão Rodrigo Faro (O Cravo e a Rosa), Cássia Linhares (Malhação), Dartagnan Júnior (Mandacaru), Hugo Gross (Zazá), Totia Meireles (Fina Estampa), Jonas Torres (Armação Ilimitada), Mário Frias (Senhora do Destino). A novela está disponível no Globoplay.
Bruno (Rodrigo Faro), Alice (Cássia Linhares) e Adriano Valente (Marcio Garcia) em Malhação 98 (1998)
Cedoc / TV Globo
6. Êta Mundo Bom! (2016)
Êta Mundo Bom! foi escrita por Walcyr Carrasco em 2016. Protagonizada por Sérgio Guizé (O Outro Lado do Paraíso) e Débora Nascimento (Avenida Brasil), a trama retrata a história de Candinho, um homem simples que busca reencontrar sua mãe biológica enquanto enfrenta desafios em uma fazenda. O folhetim enfrentou diversas controvérsias, sendo a mais significativa a acusação de racismo por conta de uma cena de blackface. Na trama, o personagem Pancrácio pinta o rosto e os braços de preto para pedir esmolas na porta de uma igreja. Em razão da polêmica, essa sequência foi cortada durante a reprise no Vale a Pena Ver de Novo.
Outra polêmica envolveu o título da novela. Alguns especialistas em Língua Portuguesa criticaram o uso do acento em “Êta”, argumentando que a palavra não deveria ser acentuada pelas regras ortográficas. A Globo acabou substituindo o acento por um chapéu estilizado em materiais de divulgação, mas o nome permaneceu com o acento no catálogo do Globoplay.
Nomes como Flávia Alessandra (Alma Gêmea), Eliane Giardini (O Clone), Eriberto Leão (Paraíso), Marco Nanini (A Grande Família), Camila Queiroz (Verdades Secretas) e Elizabeth Savalla (Felicidade) compõem o elenco. No IMDB, Êta Mundo Bom! tem nota 7,6 e fez tanto sucesso que terá uma continuação em 2025.
Êta Mundo Bom! fez sucesso entre os espectadores, mas causou polêmica
Divulgação/TV Globo
7. Segundo Sol (2018)
A história acompanha o cantor de axé Beto Falcão, que finge estar morto para relançar sua carreira. Com uma nova identidade, ele se refugia na ilha de Boiporã e cria uma nova família. A produção foi criticada pela falta de representatividade negra em uma novela ambientada na Bahia, onde a maioria da população é negra. Dos cerca de 30 atores principais no início da trama, apenas 4 eram negros.
Polêmicas adicionais incluíram a abordagem controversa de um arco LGBTQIA+ e relações que flertavam com incesto. Personagens como Maura começou a trama como lésbica, envolvendo-se com a vizinha Selma. No entanto, o autor alterou a trajetória da personagem ao introduzir um romance com Ionan, um homem cis. A mudança gerou acusações de “cura gay”, com o autor novamente não desenvolvendo um arco sobre a bissexualidade da personagem. Um caso de incesto também foi apontado na trama, no núcleo de Karola, que viveu um romance com Remy (Vladimir Brichta), inicialmente acreditando que ele era seu cunhado. Porém, a trama revelou que ele era na verdade seu tio, filho de Laureta com Severo.
No elenco estão Emilio Dantas (Rock Story), Deborah Secco (Laços de Família), Giovanna Antonelli (O Clone), Adriana Esteves (Avenida Brasil), Chay Suede (Império), Danilo Mesquita (Malhação: Viva a Diferença), Luisa Arraes (Órfãos da Terra), Arlete Salles (Rainha da Sucata) e Fabiula Nascimento (Avenida Brasil). A novela está disponível no Globoplay e tem nota 6,6 no IMDb.
Emílio Dantas como Beto Falcão em Segundo Sol (2018)
João Cotta/TV Globo
8. O Sétimo Guardião (2018)
O Sétimo Guardião teve como enredo central uma trama de realismo mágico em Serro Azul, cidade fictícia protegida por guardiões de uma fonte com águas milagrosas e mistérios mágicos envolvendo os moradores da pequena cidade. Entretanto, a produção enfrentou polêmicas envolvendo o texto de Aguinaldo e relações conturbadas entre o elenco.
A principal acusação veio da escritora Barbara Rastelli, que afirmou que a obra plagiou seu livro As Muralhas da Vida Eterna. Ela apontou semelhanças significativas entre os enredos, como o conceito de guardiões, uma fonte mágica e personagens com funções similares. O caso foi levado à Justiça, onde Barbara solicitou uma perícia comparativa e indenização. Além disso, 26 alunos de uma Masterclass ministrada por Aguinaldo Silva (Império) também reivindicaram autoria e conseguiram receber os devidos créditos.
Bruno Gagliasso (Avenida Brasil), Marina Ruy Barbosa (Totalmente Demais), Lília Cabral (Império), Tony Ramos (Rainha da Sucata), Julia Konrad (Verão 90), Ana Paula Novellino (A Regra do Jogo), Paulo Miklos (Malhação), Alex Teix (O Astro), Carolina Dieckmann (Laços de Família), Marcello Novaes (Fina Estampa) e Letícia Spiller (Quatro Por Quatro) são alguns nomes do elenco. A novela está disponível no Globoplay e tem nota 4,8 no IMDb.
Elenco principal de O Sétimo Guardião (2018)
João Miguel Júnior/Globo
9. O Tempo Não Para (2018)
A trama gira em torno da família Sabino Machado, uma das mais influentes de São Paulo, em 1886. Dom Sabino decide viajar para a Europa a bordo do navio Albatroz, levando a filha Marocas, que recentemente recusou um casamento no altar. Após o navio colidir com um iceberg, muitos passageiros, incluindo os Sabino Machado, acabam congelados no mar. Mais de um século depois, em 2018, o empresário Samuca descobre o bloco de gelo com os corpos da família na praia do Guarujá, desencadeando uma série de eventos enquanto eles tentam se adaptar à realidade contemporânea.
A novela foi elogiada, mas gerou polêmica ao usar termos considerados homofóbicos, como na cena em que o personagem Elmo reafirma ser “macho” ao ser chamado de gay. As críticas às falas homofóbicas de Elmo foram discutidas nas redes sociais na época, com internautas classificando o texto como ultrapassado e ofensivo. Apesar da repercussão, a emissora nunca se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Nicolas Prattes (Mania de Você), Micael Borges (Malhação), Edson Celulari (A Próxima Vítima), , Rosi Campos (Cara e Coroa), Juliana Paiva (Alto Astral), Christiane Torloni (Mulheres Apaixonadas) e Felipe Simas (Totalmente Demais) fazem parte do elenco. A novela, que está disponível no Globoplay, tem nota 6,6 no IMDb.
Elenco principal da novela O Tempo Não Para (2018)
Rede Globo/Divulgação
10. Renascer (1993)
A trama de Renascer acompanha José Inocêncio, “O Coronel”, fazendeiro da região da Bahia, que cria os quatro filhos após a morte de sua esposa, que faleceu ao dar à luz o caçula João Pedro. Inocêncio nunca perdoa o filho pelo ocorrido, gerando uma relação marcada por conflitos. Além das tensões familiares, o Coronel interfere no romance entre João Pedro e Mariana, ao mesmo tempo em que trava disputas com o vizinho pela conquista de terras para expandir sua fazenda.
A novela de Benedito apresentou tramas que, sob a perspectiva atual, seriam consideradas problemáticas, como a abordagem sensacionalista da personagem Buba, descrita como hermafrodita — termo que caiu em desuso para se referir a pessoas intersexo. A trama utilizava a condição da personagem como curiosidade exótica, sem aprofundar questões de identidade de gênero. Essas questões foram revistas no remake feito pelo neto Bruno Luperi em 2024, com mudanças como Buba, agora interpretada por Gabriela Medeiros, que é apresentada como uma mulher trans, e Zinha, que traz um enredo sobre a descoberta da própria sexualidade.
Antônio Fagundes (O Rei do Gado), Leonardo Vieira (Vamp), Tarcísio Filho (Velho Chico), Adriana Esteves (Avenida Brasil), Marcos Palmeira (O Rei do Gado), Taumaturgo Ferreira (Amor de Mãe), Fernanda Montenegro (Senhora do Destino) e Maria Luísa Mendonça (Toma Lá, Dá Cá), fazem parte do elenco. Disponível no Globoplay, a trama tem nota 8,1 no IMDb.
A primeira versão de Renascer foi um grande sucesso no canal em 1993
Arquivo/Globo
Com informações de JustWatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e IMDB (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Leia também
Initial plugin text

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao FeedTalk, o seu ponto de acesso para informações atualizadas e relevantes. Em um mundo em constante movimento, manter-se informado é essencial, e é por isso que estamos aqui para oferecer a você notícias em tempo real, de forma acessível e confiável.

Top Reviews

Nós acompanhe nas redes sociais:

MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!
MC Poze ‘canta’ hit do Natal graças a Inteligência Artificial Vaza conversa de Neymar pedindo nud3s! Veja Print 😱 O FENÔMENO DAS CAMISAS ‘TREINO ABENÇOADO’: FATURAMENTO DE 12 MILHÕES EM APENAS 1 SEMANA!