CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!
https://spacetodayplus.com.br/premium/
ADQUIRA JÁ O SEU INGRESSO PARA A APRESENTAÇÃO : “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?”, DIA 17 DE AGOSTO 20H NO TEATRO GAZETA, NA AVENIDA PAULISTA, 900!!! LINK PARA COMPRAR O INGRESSO:
https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/264513/s/1807391
As qualidades e o comportamento da matéria escura, a “cola” invisível do universo, continuam envoltas em mistério. Embora as galáxias sejam feitas principalmente de matéria escura, entender como ela é distribuída dentro de uma galáxia oferece pistas sobre o que é essa substância e como ela é relevante para a evolução de uma galáxia.
Enquanto simulações de computador sugerem que a matéria escura deve se acumular no centro de uma galáxia, chamado de cúspide de densidade, muitas observações telescópicas anteriores indicaram que ela está mais uniformemente dispersa por toda a galáxia. A razão para essa tensão entre modelo e observação continua a confundir os astrônomos, reforçando o mistério da matéria escura.
Uma equipe de astrônomos se voltou para o Telescópio Espacial Hubble da NASA para tentar esclarecer esse debate medindo os movimentos dinâmicos das estrelas dentro da galáxia anã Draco, um sistema localizado a aproximadamente 250.000 anos-luz da Terra. Usando observações que abrangeram 18 anos, eles conseguiram construir a compreensão tridimensional mais precisa dos movimentos das estrelas dentro da galáxia diminuta. Isso exigiu vasculhar quase duas décadas de observações arquivadas do Hubble da galáxia Draco.
“Nossos modelos tendem a concordar mais com uma estrutura semelhante a uma cúspide, que se alinha com modelos cosmológicos”, disse Eduardo Vitral do Space Telescope Science Institute (STScI) em Baltimore e autor principal do estudo. “Embora não possamos dizer definitivamente que todas as galáxias contêm uma distribuição de matéria escura semelhante a uma cúspide, é emocionante ter dados tão bem medidos que superam tudo o que tivemos antes.”
FONTE:
https://hubblesite.org/contents/news-releases/2024/news-2024-017
#DARKMATTER #GALAXY #UNIVERSE
O post HUBBLE RASTREIA MATÉRIA ESCURA EM GALÁXIA ANÃ apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Frente fria que avança pelo país vai canalizar umidade da Amazônia, formando uma extensa faixa…
Ao todo, mais de 221.597 contribuintes serão contemplados, no valor total de R$ 558,8 milhões.…
Confira opções práticas e que elevam o estilo e a funcionalidade do espaço. Transformar o…
g1 lista dicas de atrações para curtir de sexta-feira (22) a domingo (24). Cultura circense…
A publicação destaca vários papéis que o empresário teve ao longo dos anos e pergunta…
Programação ainda conta com shows em comemoração dos 13 anos do Cine Joia, exposição em…