Categories: Economia

“Temos que erguer barreiras contra crimes virtuais, inclusive com criptomoedas”, diz procurador-geral da justiça do Paraná

Na última semana, o Procurador-geral do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti, declarou que o estado brasileiro tem que erguer barreiras contra os crimes virtuais, inclusive aqueles que envolvem transações com criptomoedas.

A fala ocorreu durante uma reunião anual do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGIFron), em Foz do Iguaçu. Zanicotti apresentou uma palestra sobre a atuação do Ministério Público do Paraná no enfrentamento à criminalidade organizada e faccional.

O evento, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), reuniu gestores de segurança pública da região de fronteira e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e contou com apresentações e discussões sobre operações conjuntas, fiscalizações e novas estratégias para repressão e combate ao crime organizado. Representantes do Paraguai e Argentina também estiveram no evento, prometendo ações internacionais integradas contra o crime organizado.

Procurador-geral do MPPR diz que o estado brasileiro precisa erguer barreiras contra crimes virtuais, inclusive contra lavagem de dinheiro com criptomoedas

Ao falar sobre as fronteiras, Zanicotti ressaltou o desafio de “erguer as muralhas contra a criminalidade” nos ciberespaços, considerando que as barreiras físicas já não são mais suficientes. “Os crimes se tornaram mais sofisticados, a criminalidade das facções hoje está avançando. A criminalidade está nas nuvens e a lavagem de dinheiro está mais complexa, com o uso de criptomoedas. Precisamos ocupar este espaço“, declarou o procurador-geral de justiça.

O procurador-geral frisou o momento oportuno para uma atuação integrada das áreas de inteligências das diversas instituições, no compartilhamento de informações no cenário virtual. “Precisamos integrar nossas ferramentas e ter interlocução entre os entes públicos, realizando as operações de forma conjunta e articulada, compartilhando informações e reduzindo desperdícios de tempo e de dinheiro. O Estado brasileiro tem que estar integrado, forças policiais, MP e Judiciário“, completou.

Outro desafio apontado pelo PGJ foi o combate à lavagem de dinheiro e a recuperação desses recursos como estratégia para enfraquecer e desmantelar as organizações criminosas.

Por fim, Zanicotti enfatizou a prioridade institucional no investimento em ferramentas de investigação com viés de inteligência, que servirão para equipar o Gaeco atendendo a demanda por atuações mais incisivas, em conformidade com as diretrizes do MPPR para o enfrentamento às facções criminosas.

O evento também teve a participação dos promotores de Justiça Francisco Ilidio Hernandes Lopes, que ministrou a palestra “Visão do Ministério Público do Paraná nas operações integradas com a Polícia Militar do Paraná“, e Tiago Lisboa Mendonça, representando o Gaeco de Foz do Iguaçu. Com informações do MPPR.

O encontro uniu pela primeira vez representantes dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) e do Litoral (GGIL) do Paraná, Receita Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para debater temas relacionados ao enfrentamento ao crime organizado no Estado. A fala completa do procurador-geral do MPPR está disponível no áudio abaixo.


https://livecoins.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Fala-do-procurador-geral-do-MPPR-em-evento-sobre-combate-ao-crime-organizado.ogg

Ministério da Justiça também está atento ao mercado cripto brasileiro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também está atento ao tema do mercado de criptomoedas no Brasil e suas transações, que podem envolver atividades criminosas.

De acordo com Ricardo Lewandowski, atual ministro do Brasil, “muitos crimes são pagos com criptomoedas“. A fala ocorreu em um evento em que a Febraban fechou uma parceria para combate a fraudes cibernéticas no país com o MJSP.

Fonte: “Temos que erguer barreiras contra crimes virtuais, inclusive com criptomoedas”, diz procurador-geral da justiça do Paraná

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share
Published by

Recent Posts

Primeira congressista trans eleita nos EUA, Sarah McBride será proibida de frequentar banheiro feminino do Capitólio

Presidente da Câmara cede às pressões transfóbicas da bancada republicana, encorajada pela vitória de Trump,…

48 minutos ago

Efeito Trump: magnatas de criptomoedas lucram R$ 220 bilhões com salto do bitcoin; veja ranking

Vitória do republicano fez a criptomoeda disparar e atingir cotação recorde ao superar os US$…

48 minutos ago

Pai de estudante de medicina de 22 anos morto pela PM em SP conta que viu o filho vivo no hospital: ‘Me ajuda, dizia ele’

Marco Aurélio Cardenas Acosta foi assassinado em hotel na Vila Mariana, Zona Sul da capital.…

49 minutos ago

Cuidado, autoestima e empoderamento: saiba onde cuidar de cabelos crespos e cacheados em Salvador

Na Semana da Consciência Negra, o g1 lista salões de beleza especializados no tratamento natural.…

49 minutos ago

Mulher é presa por estupro ao se relacionar com uma adolescente de 12 anos no Ceará

Investigações apontaram que a suspeita vivia com a vítima e mantinha relações sexuais com ela.…

49 minutos ago

Eis a capa e os nomes das 15 músicas de ‘Sentido’, quinto álbum do 5 a Seco

Capa do álbum ‘Sentido’, do grupo 5 a Seco Lorena Dini ♫ NOTÍCIA ♪ Esta…

49 minutos ago