Desde o final de 2023, vários projetos em metaverso receberam R$ 600 mil para desenvolver jogos imersivos que contam a história da Independência do Brasil na Bahia.
Agora os jogos em metaverso começaram a tomar forma de protótipos, que devem ser apresentados nos próximos dias. Dessa forma, a comunidade local espera começar a utilizar os jogos em metaverso na educação baiana em breve.
Vale lembrar que a Fapesb divulgou o resultado do Edital 2 de Julho no Metaverso em dezembro de 2023. Ao todo, R$ 4 milhões foram destinados a patrocinar os novos jogos históricos brasileiros.
Desde a apresentação do conceito de metaverso, muitos admiradores desconfiaram que a animação em torno do tema ainda não havia muitos casos de uso práticos.
Mas agora a história do Brasil e de sua independência se torna parte do metaverso, com o lançamento dos primeiros protótipos de jogos do tipo. Ainda que os games não estejam disponíveis a todo o público nesta fase, quem mora em Santo Amaro da Bahia poderá realizar os primeiros testes no próximo dia 25 de julho de 2024, de acordo com o Governo da Bahia.
O diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite, explica que os episódios ficarão disponíveis ao público, de forma gratuita, assim que forem concluídos.
“A ideia é criar um portal para que todo o conteúdo fique acessível aos baianos”, diz Leite, que ainda projeta novas ações similares.
“Podemos pensar em editais que contemplem outros fatos históricos, como, por exemplo, a Guerra de Canudos ou a Revolta dos Malês. Dessa forma, nosso jovem estudante, com auxílio do professor, poderá aprender sobre história de forma lúdica e interativa. Para isso, faz parte do trabalho a formação de professores da rede estadual que será realizada em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, para que os educadores possam utilizar essa tecnologia nos seus conteúdos”.
As equipes são multidisciplinares e envolvem não apenas professores e pesquisadores, mas também profissionais que atuam na área de games.
Iniciativa da Secti e Fapesb, o Edital 2 de Julho no Metaverso faz parte da estratégia Bahia de Todos os Jogos e é executado em parceria com as Secretarias de Cultura (Secult). Educação (SEC), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Relações Institucionais (Serin), na Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve).
Lançamento dos jogos de metaverso da Independência do Brasil na Bahia em Santo Amaro em 2024. Foto: Governo da Bahia.
Na prática, o metaverso é um conceito que descreve um universo digital imersivo e interconectado, onde os usuários podem interagir entre si e com o ambiente virtual de maneira similar à vida real.
Ele é frequentemente visualizado como uma evolução da internet, proporcionando uma experiência tridimensional contínua e persistente que combina realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), blockchain, redes sociais, jogos online e outras tecnologias digitais avançadas.
Fonte: Projetos de metaverso da Independência do Brasil na Bahia viraram jogos
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Se considerado todo o gasto público do Sistema Único de Saúde (SUS) com pessoas que…
Parte da orla da Beira Mar cuidada por empresários da região tem plantas bem cuidadas…
Além da programação musical, a capital cearense também tem teatro, cinema e opções para a…
Maquiadora de Santos (SP) pediu 10 minutos ao motorista, que se estressou com a situação.…
Solução natural de cal pode proteger do sol por até 3 meses. Conheça o protetor…
A liminar é uma decisão provisória que foi negada. O habeas corpus, no entanto, ainda…