Categories: Economia

Prevendo grande adoção de criptomoedas, líderes do Senado Federal pedem reunião sobre o mercado no Brasil

Os líderes de vários partidos no Senado Federal protocolaram um pedido de reunião sobre o mercado de criptomoedas, prevendo uma “grande adoção até 2030”.

Assim, o Senado Federal dá um passo importante no debate sobre criptomoedas e a economia digital com a apresentação de um requerimento formal para a realização de uma Sessão de Debates Temáticos.

A proposta, registrada no documento principal assinado por parlamentares proeminentes, foi liderada pelo Senador Jorge Seif (PL-SC), com apoio de diversos colegas de partidos e estados variados.

Entre os signatários do requerimento estão Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Damares Alves (Republicanos-DF), Izalci Lucas (PL-DF), Ciro Nogueira (PP-PI), Carlos Portinho (PL-RJ), Tereza Cristina (PP-MS), Marcos do Val (Podemos-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Zequinha Marinho (Podemos-PA), Lucas Barreto (PSD-AP) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR)​.

Senadores pedem debate temático sobre criptomoedas/Apurado pelo Livecoins.

Grande adoção prevista para 2030, dizem senadores ao protocolarem pedido de debate sobre criptomoedas para 2025

A justificativa apresentada no requerimento destaca a relevância do tema em um contexto de avanço tecnológico e crescente adoção das criptomoedas, mesmo após períodos de alta volatilidade, como o chamado “inverno cripto”.

A sessão, prevista para ocorrer em março de 2025, buscará discutir os impactos econômicos, sociais e tecnológicos do mercado de criptoativos, abordando tanto suas oportunidades quanto seus desafios.

Entre os pontos mencionados, destacam-se o crescimento de tecnologias como Ethereum 2.0, o papel das finanças descentralizadas (DeFi) e NFTs na democratização do acesso financeiro e digital, e a migração da mineração de bitcoin e outras criptomoedas para fontes renováveis de energia.

A iniciativa indica uma crescente preocupação do Senado com o equilíbrio entre inovação e segurança no mercado financeiro digital. Assim, o requerimento aponta para a necessidade de regulamentações que protejam os consumidores e investidores, ao mesmo tempo em que incentivam a inovação e atraem mais capital para o setor.

Senadores pedem debate temático sobre criptomoedas e justificam grande adoção até 2030. Trecho de requerimento consultado pelo Livecoins.

Congresso atento no Bitcoin?

A realização de uma sessão específica para debater o mercado de criptomoedas demonstra a seriedade com que o tema está sendo tratado no Congresso Nacional.

Isso porque, mesmo após a aprovação da Lei nº 14.478/2022, os parlamentares continuam a protocolar pedidos de debates e até de projetos de lei, seja na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal. Ou seja, tudo indica que o Congresso Nacional está atento ao bitcoin e seu ecossistema, buscando entender a tecnologia e regular ao mesmo tempo.

Veja aqui o documento na íntegra do requerimento do debate temático sobre criptomoedas.

Fonte: Prevendo grande adoção de criptomoedas, líderes do Senado Federal pedem reunião sobre o mercado no Brasil

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share
Published by

Recent Posts

Ceia de Natal e Ano Novo: veja sugestões no DF para ter menos trabalho na cozinha

Restaurantes, empórios e até padarias têm opções para encomendas. G1 separou lista de dicas com…

15 minutos ago

Vídeos do g1 e TV Bahia – quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Assista aos vídeos do g1e TV Bahia desta quarta. Assista aos vídeos do g1e TV…

15 minutos ago

VÍDEO: mulher é agredida após pedir que homem não maltratasse cachorro

Agressor afastava animal com uma cadeira quando vítima pediu para que ele parasse. Homem ainda…

15 minutos ago

Operação mira quadrilha de fraudes no financiamento de veículos no RJ

Segundo as investigações, grupo causou prejuízo de R$ 4 milhões. Operação Loki cumpre 8 mandados…

15 minutos ago

Vítima de quadrilha de fraudes em documentos de veículos luta para provar inocência: ‘provar que o meu carro é meu’

Homem já gastou mais de R$ 20 mil para se defender. Ele descobriu quando os…

15 minutos ago