A Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Santa Catarina promoveram a a 1ª Conferência da Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos, falando inclusive sobre a apreensão de criptomoedas.
Com início na última quarta (31/7) e programado para acabar já nesta sexta-feira (2/8), o evento ocorreu no Auditório da JFSC em Florianópolis.
De acordo com informações do TRF4, o evento contou a presença de autoridades da JF4R, do JFSC, do Ministério da Justiça, da PF, entre outros.
Através da troca de experiências, os especialistas puderam conduzir deliberações coletivas e encaminhar ações possíveis, com uma sinergia institucional, dando ênfase especial à descapitalização das organizações criminosas.
O diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), Rodney da Silva, destacou a importância da conferência para promover o diálogo entre o judiciário e as polícias judiciárias.
“A Rede Recupera propõe a cooperação entre todos os atores envolvidos na temática, estabelecendo um novo paradigma para o combate ao crime organizado, através da recuperação de ativos e a descapitalização dessas organizações criminosas”, esclareceu.
A desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, corregedora Regional do TRF4, comentou a relevância do encontro para o fortalecimento das instituições e a promoção de um ambiente de justiça e segurança mais eficiente e integrado, com a colaboração entre as diversas esferas do sistema de justiça e segurança pública.
“A pertinência de temas relacionados à inteligência financeira, recuperação de ativos, apreensão e destinação de ativos virtuais e cadeia de custódia de provas digitais, assuntos de grande impacto para a jurisdição federal. Durante a conferência, teremos a oportunidade de elaborar soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos. A colaboração e a integração entre as nossas instituições são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e segura”, disse Vânia Almeida.
O diálogo entre o Judiciário e as polícias foi fortalecido pela I Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRAJUD TRF 4), que está sendo realizada em Florianópolis (SC) até esta sexta-feira (2).
A iniciativa, promovida pela Polícia Federal em colaboração com a Justiça Federal da 4ª Região, visa principalmente discutir assuntos relacionados à identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de ativos.
De acordo com o MJSP, o coordenador-geral de Repressão à Corrupção, Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro, Alessandro Lopes Maciel declarou que “o efetivo resultado da recuperação depende da sinergia de diversos órgãos e instituições, e a polícia judiciária exerce papel fundamental na identificação e constrição dos ativos“.
Vale o destaque que a polícia tem atuado em vários crimes, de esfera federal ou estadual. Em vários casos, houve apreensão de criptomoedas de pessoas do crime organizado.
Fonte: PF promove evento sobre apreensão de criptomoedas
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
O Bitcoin parece ser uma tendência global inclusive para reduzir a dependência do dólar. Isso…
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou o lançamento do Binance Alpha, uma…
Os ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos ultrapassaram os ETFs de ouro em ativos sob…
Dos 10 passageiros que estavam no veículo, quatro ficaram levemente feridos, enquanto o motorista sofreu…
Towana Looney estava há oito anos esperando por um transplante, sem sucesso. Dr. Jayme Locke,…
Transmissão encerrada. Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca Transmissão encerrada.