Categories: Economia

PF descobre tráfico de mulheres com transações em criptomoedas e deflagra operação

A Polícia Federal do Brasil descobriu um esquema de tráfico de mulheres do país para outros, após a denúncia da mãe de uma das vítimas, por meio de uma falsa agência de modelos do Rio de Janeiro.

Assim, com a Operação Catwalk, agentes da PF apuram os crimes de tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual, praticado por organização criminosa. Por sorte, com a denúncia, a mãe conseguiu interceptar o envio de sua filha para o exterior, após ação rápida dos agentes da PF.

Além do cumprimento de mandados judiciais, foram aplicadas medidas cautelares, como apreensão de passaportes, proibição de emissão de novos documentos de viagem e sequestro de bens. Os investigados também foram proibidos de acessar redes sociais e de se comunicarem entre si.

Entenda os detalhes da Operação Catwalk deflagrada pela PF para acabar com tráfico internacional de mulheres por meio de falsa agência de modelos

A investigação teve início após a denúncia de uma mãe em São José dos Campos, cuja filha foi recrutada por essa suposta agência sediada no Rio de Janeiro. A organização atraía garotas prometendo carreiras de modelo no exterior, mas, na realidade, mantinha as vítimas sob exploração sexual em regime de coação e fraude.

As jovens tinham seus passaportes retidos e eram levadas inicialmente para Dubai, onde permaneciam até uma nova seleção. As aprovadas eram enviadas para a Arábia Saudita, além de países da Europa, Ásia e Estados Unidos, onde ficavam por até 180 dias.

No exterior, as vítimas eram completamente monitoradas e viviam uma rotina de aparente luxo, com incentivos para postar fotos em redes sociais que retratavam uma vida glamourosa, mas ocultavam os abusos sofridos. A estratégia, inclusive, também era usada para atrair novas vítimas para o esquema.

Os contratos assinados pelas jovens continham cláusulas abusivas, como multas milionárias e a obrigatoriedade de exames de doenças sexualmente transmissíveis, criando barreiras para que desistissem.

Criminosos utilizavam depósitos em criptomoedas em transações, diz PF

As investigações identificaram 10 vítimas e revelaram que dezenas de mulheres eram enviadas mensalmente pela rede criminosa. Um dos casos envolveu ameaça e agressão física para garantir o pagamento das comissões, que chegavam a 60% do valor arrecadado pelas atividades forçadas.

Além disso, os financiadores utilizavam criptomoedas para dificultar o rastreamento das transações. Foi constatado ainda que as agenciadoras já atuavam com exploração sexual dentro do Brasil antes de expandirem para o esquema internacional.

Agente da PF em Operação Catwalk/Divulgação: PF/SP.

Durante a operação, a Polícia Federal conseguiu interceptar o envio da filha da denunciante, evitando que ela fosse submetida à exploração. A falsa agência de modelos, que servia apenas como fachada para o esquema, foi desmascarada, e o caso expôs a complexidade e crueldade de uma rede que explorava vulneráveis sob a promessa de oportunidades no exterior. Com informações da PF em São Paulo.

Fonte: PF descobre tráfico de mulheres com transações em criptomoedas e deflagra operação

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share
Published by

Recent Posts

Fernanda Britto, influenciadora de etiqueta, morre no Rio

A influencer faleceu em decorrência de um quadro neurológico extremamente grave. A informação foi confirmada…

59 minutos ago

Prefeitos, vices e vereadores eleitos são diplomados em Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento

A diplomação é a última fase do processo eleitoral e representa o ato que confirma,…

59 minutos ago

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Iniciativa de preservação ambiental liderada pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé…

59 minutos ago

Jacaré encontrado em Barra Mansa é devolvido à natureza

Animal, que havia sido encontrado em uma área de sítios e chácaras, foi avaliado pela…

59 minutos ago

‘Ainda estou aqui’ é indicado a melhor filme ibero-americano no Goya, principal premiação espanhola

Primeiro filme original do Globoplay concorre com 'Agarrame fuerte', 'El jockey', 'No lugar da outra'…

59 minutos ago

VÍDEO: Jornal Anhanguera 1ª Edição-TO de quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Reveja os vídeos do telejornal. Reveja os vídeos do telejornal.

59 minutos ago