Categories: Economia

Médico diz que blockchain e inteligência artificial estão ajudando a saúde

Durante o 2º Congresso Nacional em Saúde (ConSAÚDE) do Hospital das Clínicas da UFPE vinculado à Ebserh, um médico destacou que o uso da blockchain e inteligência artificial na saúde tem ajudado o SUS no Brasil.

O evento ocorrido na última sexta-feira (23) tinha como objetivo discutir a inovação na educação, na gestão e na assistência à saúde. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A presidente do ConSAÚDE e gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques, destacou, na abertura do evento, que o congresso foi um resultado de um esforço conjunto de várias pessoas que acreditam no poder transformador do ensino da pesquisa e da inovação em saúde. “Pensamos em temas importantes como IA, saúde mental, uso de redes sociais, habilidade dos novos profissionais (como a interprofissionalidade) e que refletem a necessidade de uma melhor preparação“, afirmou.

Médico diz em evento da Ebserh que inovações como blockchain e inteligência artificial ajudam o SUS

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, enalteceu as parcerias com as secretarias estadual e do Recife, com a Ebserh e com a UFPE, e elogiou o Congresso. “Temos uma programação vasta e com muitos temas inovadores focados na assistência, no ensino, na pesquisa, na inovação e na gestão e já estou ansioso para receber as soluções que serão debatidas e construídas no Ideathon“, comentou.

Carrilho, que é médico nefrologista de formação, também citou uma série de soluções que podem favorecer a melhoria da assistência à saúde. “A Inteligência Artificial, a interoperabilidade de sistemas, a robótica, a realidade virtual aumentada, o blockchain (para a segurança de dados) são ferramentas que já estão sendo utilizadas para fazer frente aos desafios da saúde“, completou, reforçando a máxima “onde tem desafio tem oportunidade”.

O 2º ConSAÚDE foi um evento voltado para profissionais da saúde e áreas afins (como Engenharia Biomédica e Informática), residentes e estudantes de graduação, que realizaram suas inscrições e submeteram trabalhos para apresentação.

Entenda o que é a Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013, que vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011. Atualmente, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra quase 50 hospitais universitários federais brasileiros, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de sua gestão.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. Com informações da Ebserh.

Fonte: Médico diz que blockchain e inteligência artificial estão ajudando a saúde

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Share
Published by

Recent Posts

Mãe tenta matar a filha jogando um jarro de planta na cabeça dela em Cariacica, ES

Jovem de 21 anos estava dormindo quando foi atingida pelo jarro de planta. Ela chamou…

28 minutos ago

Reféns de assalto são resgatados após criminosos trocarem tiros com policiais durante perseguição e fugirem

Para abordar as vítimas, assaltantes utilizaram uma falsa viatura, um carro com sirene e luzes…

29 minutos ago

Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO

Ventos chegaram a 81 km/h em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa…

29 minutos ago

Redmi Note 8 tem NFC? Veja se o celular faz pagamentos por aproximação

Tecnologia NFC permite a realização de pagamentos direto com o celular, sem precisar de cartões…

29 minutos ago

Learn About: o que você precisa saber sobre nova IA do Google

Confira como funciona, público alvo e outros detalhes da ferramenta de IA do Google com…

29 minutos ago

Mãe dos filhos de Gugu reage após deboche de Thiago Salvático

A alfinetada que o chef de cozinha Thiago Salvático tentou dar em Rose Miriam Di…

29 minutos ago