Durante o 2º Congresso Nacional em Saúde (ConSAÚDE) do Hospital das Clínicas da UFPE vinculado à Ebserh, um médico destacou que o uso da blockchain e inteligência artificial na saúde tem ajudado o SUS no Brasil.
O evento ocorrido na última sexta-feira (23) tinha como objetivo discutir a inovação na educação, na gestão e na assistência à saúde. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A presidente do ConSAÚDE e gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques, destacou, na abertura do evento, que o congresso foi um resultado de um esforço conjunto de várias pessoas que acreditam no poder transformador do ensino da pesquisa e da inovação em saúde. “Pensamos em temas importantes como IA, saúde mental, uso de redes sociais, habilidade dos novos profissionais (como a interprofissionalidade) e que refletem a necessidade de uma melhor preparação“, afirmou.
O superintendente do HC, Filipe Carrilho, enalteceu as parcerias com as secretarias estadual e do Recife, com a Ebserh e com a UFPE, e elogiou o Congresso. “Temos uma programação vasta e com muitos temas inovadores focados na assistência, no ensino, na pesquisa, na inovação e na gestão e já estou ansioso para receber as soluções que serão debatidas e construídas no Ideathon“, comentou.
Carrilho, que é médico nefrologista de formação, também citou uma série de soluções que podem favorecer a melhoria da assistência à saúde. “A Inteligência Artificial, a interoperabilidade de sistemas, a robótica, a realidade virtual aumentada, o blockchain (para a segurança de dados) são ferramentas que já estão sendo utilizadas para fazer frente aos desafios da saúde“, completou, reforçando a máxima “onde tem desafio tem oportunidade”.
O 2º ConSAÚDE foi um evento voltado para profissionais da saúde e áreas afins (como Engenharia Biomédica e Informática), residentes e estudantes de graduação, que realizaram suas inscrições e submeteram trabalhos para apresentação.
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013, que vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011. Atualmente, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra quase 50 hospitais universitários federais brasileiros, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de sua gestão.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. Com informações da Ebserh.
Fonte: Médico diz que blockchain e inteligência artificial estão ajudando a saúde
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jovem de 21 anos estava dormindo quando foi atingida pelo jarro de planta. Ela chamou…
Para abordar as vítimas, assaltantes utilizaram uma falsa viatura, um carro com sirene e luzes…
Ventos chegaram a 81 km/h em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa…
Tecnologia NFC permite a realização de pagamentos direto com o celular, sem precisar de cartões…
Confira como funciona, público alvo e outros detalhes da ferramenta de IA do Google com…
A alfinetada que o chef de cozinha Thiago Salvático tentou dar em Rose Miriam Di…