Categories: Economia

Mais um banco brasileiro abre concurso exigindo conhecimento em criptomoedas

Em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Banco da Amazônia S.A. (BASA), disponibilizou novo edital de concurso público nesta quarta-feira (31), mais um que cobra conhecimentos até em criptomoedas.

Caso aprovados na etapa das provas, os candidatos ainda devem passar por exames médicos e procedimentos admissionais. Ao todo são três etapas para quem se classificar nas provas, marcadas para 20/10/2024.

Ao todo são esperados o cadastro de até 450 pessoas em dois cargos, sendo Técnico Bancário e Técnico Científico, ambos com carga horária semanal de 30 horas, ou 6 horas diárias de trabalho.

Os interessados devem cadastrar-se, no período entre 10 horas do dia 02/08 e 23h59min do dia 26/08/2024, na página www.cesgranrio.org.br.

Concurso público do Banco da Amazônia cobra conhecimentos em criptomoedas

Com exigência de escolaridade de apenas o nível médio completo, o Técnico Bancário é um cargo disposto no novo edital do BASA. Contudo, devem demonstrar um bom entendimento sobre as inovações do mercado financeiro, como as criptomoedas, bitcoin e blockchain.

Curiosamente, o tema surge como um tópico de “dinheiro na era digital”, o que contrasta com o entendimento do próprio Banco Central do Brasil. Isso porque, a autarquia chama o bitcoin de “criptoativo” com a justificativa que este é um “ativo virtual”, não uma moeda.

INOVAÇÃO E ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: 1 – O processo de inovação: 1.1 – Geração de ideias e o processo criativo. 1.2 – Inovação x Invenção. 1.3 – Tipos de inovação. 2 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 3 – Internet banking. 4 – Mobile banking. 5 – Open banking. 6 – Ecossistemas complexos de informação. 7 – Novos modelos de negócios. 8 – Fintechs, startups e big techs. 9 – Sistema de bancossombra (Shadow banking). 10 – Funções da moeda. 11- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 12 – Marketplace. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.

Já para o cargo Técnico Científico – Área de Formação Tecnologia da Informação, que exige nível superior, há menção indireta a tecnologia blockchain. Isso porque, como um conhecimento específico, os candidatos devem conhecer sobre os temas de “Transações distribuídas” e “Distributed Ledger Technology (DLT)”.

Os aprovados ganham, além do salário, os benefícios de Auxílio Refeição (PAT), Cesta Alimentação e Auxílio-creche. Este edital contou com assinatura da atual diretora do Basa, Ana Paula Bulhões Moitinho Leal.

Mais informações sobre o novo concurso público do Banco da Amazônia estão disponíveis no Diário Oficial da União, como datas, vagas, salários, entre outras. O último concurso do BASA ocorreu em 2022.

Outros bancos públicos que já cobraram conhecimento em criptos ou blockchain em concursos

No último dia 22 de julho de 2024, o BNDES também abriu um novo edital de concurso e exige conhecimento em criptomoedas.

Antes, tanto a Caixa Econômica Federal (CEF) quanto o Banco do Brasil também já disponibilizaram editais similares. Ou seja, tudo indica que o conhecimento de criptomoedas e sua tecnologia, a blockchain, cresce no sistema bancário brasileiro.

Com a chegada de mais um banco público cobrando os conhecimentos, interessados em trabalhar na área devem manter uma capacitação contínua sobre o assunto, além de se atualizarem sobre as novidades da tecnologia.

Fonte: Mais um banco brasileiro abre concurso exigindo conhecimento em criptomoedas

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Recent Posts

O Brás está falindo? Mudanças no comércio expõem crise no maior polo de moda popular do Brasil

Nos últimos meses, vídeos e relatos de comerciantes vêm levantando a mesma dúvida: o Brás…

3 meses ago

Terremoto no Brasil Hoje: Magnitude 5,5 Sacode São Paulo e Rio de Janeiro em 2025

Notificação enviada aos usuários do sistema operacional Android. Na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro…

10 meses ago

Jorge Báez é acusado de agressão e cárcere privado – Justiça brasileira pode pedir sua extradição

O caso envolvendo a ex-namorada do ex-jogador do Olimpia, que o acusa de agressão, ameaças…

10 meses ago

“Ele me ameaçou de morte”, denuncia ex-namorada de ex-jogador Paraguaio

A ex-namorada de um ex-jogador do clube Olimpia, do Paraguai, fez uma grave denúncia contra…

10 meses ago

Com medo de facção criminosa, cantora baiana tira videoclipe da web

Uma cantora baiana decidiu tirar um videoclipe do ar com medo de retaliações de alguma…

11 meses ago

Overclean: suspeito pediu dinheiro para “monetizar em Brasília”. Ouça

Uma gravação obtida com exclusividade pela coluna revela novos detalhes sobre o esquema criminoso liderado…

11 meses ago